17/03/2012

ENTREVISTA DA SEMANA: Pastor Cleverson do Valle

Presidente do Comean fala sobre eventos, fé e valores humanos

“Vivemos em uma sociedade cujos valores estão invertidos” (Pastor Cleverson do Valle)

_______________

Alex Bússulo

Aos 12 anos de idade ele sentiu que havia nascido para transmitir a palavra de Deus. Nascido em Franco da Rocha-SP, Cleverson Pereira do Valle foi criado pela família em Mairiporã-SP. Aos 18 anos entrou para a Faculdade Teológica Batista de São Paulo, onde estudou por cinco anos e se formou em bacharelado em Teologia.

Hoje, aos 41 anos, após 17 anos no Ministério Pastoral, é o pastor da Primeira Igreja Batista de Artur Nogueira, localizada no Jardim Paineiras, e presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Artur Nogueira (Comean), que reúne pastores de várias igrejas evangélicas do município.

Casado e pai de uma filha de dez anos, o pastor mostra-se um homem moderno e atual em suas pregações. Com um blog pessoal, página no Facebook e vídeos publicados no YouTube, Valle comprova que a Internet pode ser um ótimo meio de evangelização, desde que utilizada de maneira sábia.

Na entrevista especial da semana, o pastor fala sobre fé, valores e sobre alguns eventos que serão promovidos pelo Comean neste ano. Confira.

O que faz o Comean? Ele é um conselho que já existe há cinco anos em Artur Nogueira, reunindo pastores e pastoras, independentemente de placa denominacional, em prol do evangelho. Não é um conselho de igrejas, mas sim de pastores, que em um encontro oram uns pelos outros.  Nos reunimos uma vez por mês em uma igreja diferente e debatemos assuntos de cunho religioso e social. Fazemos um momento de comunhão entre os pastores.

Como a Igreja entrou em sua vida? Foi tudo muito natural. Meus avós paternos são batistas e os maternos, presbiterianos. Nasci em um meio cristão. Sempre fui batista. Em 1983, quando tinha apenas 12 anos, após participar de um congresso e ter sido desafiado por uma mensagem dado pelo pastor, senti que havia nascido para semear a palavra do Senhor. Depois disso não perdi mais o foco. Assim que terminei o Segundo Grau, entrei para na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, onde estudei por cinco anos e me formei em bacharelado em Teologia.

Como vê a Igreja Evangélica nos dias de hoje? A Igreja foi instituída por Cristo. A própria base dela é Jesus. Antes de qualquer coisa, precisamos identificar o que é e o que não é Igreja Evangélica. A nossa Igreja é aquela que segue a mesma linha doutrinária, que crê no Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Crê que o único meio do homem ser salvo é por meio de Jesus Cristo. Nós não temos nenhum vínculo com as Igrejas que pregam a Teologia da Prosperidade. Respondendo a sua pergunta, vejo que as Igrejas históricas e tradicionais estão indo no caminho correto, no caminho da evangelização das pessoas.

O que seria essa Teologia da Prosperidade? Essa Teologia prega que o homem precisa ter bens para ser feliz. Se ele não tiver riquezas não será salvo e estará vivendo em pecado. Algo que vai totalmente ao contrário dos ensinamentos bíblicos. Nós estamos de passagem na Terra, estamos nos preparando ainda para o que virá. A bíblia diz que Deus dará um teto, alimento e vestuário para o filho do Senhor. A riqueza não implica em ter mais ou menos comunhão com Deus.

Qual desafio tem enfrentado na pregação da Palavra de Deus? A indiferença. As pessoas só procuram Deus quando estão em uma situação ruim, difícil, quando estão à beira do abismo. Quando estão bem às pessoas são indiferentes, não querem saber de Deus. Nosso maior desafio dentro da Igreja é levar os fieis aos três crescimentos: para cima, para dentro e para fora. Explico: o crescimento para cima é o conhecimento de Deus. O crescimento para dentro é a comunhão interna e o crescimento para fora é o alcance de outras pessoas para o reino de Cristo.

Em toda sua trajetória, o que mais te marcou? Tiveram vários momentos marcantes [pensativo]. Vou contar o mais recente, que marcou e me emocionou de maneira bem profunda. Foi o batizado de minha própria filha no final do mês passado. Vê-la pedindo perdão de seus pecados, confessando para Cristo e descendo às águas foi algo muito emocionante que, sem dúvidas, levarei comigo para sempre.

O que Jesus representa para a sua vida? Ele é o meu Senhor e meu Salvador pessoal. Eu não seria salvo se não depositasse a minha fé Nele. A bíblia diz “crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa”. Não há outro caminho. Eu entreguei minha vida completamente a Ele e tenho garantia de vida eterna quando sair deste mundo.

Uma vez que vivemos em uma sociedade com tantos prazeres e distrações, o que a Igreja vem fazendo para atrair os fieis? Em nosso caso, acreditamos que o que atrai é a própria palavra de Deus. Nós temos como principal alimento para nossa vida a bíblia. Não inventamos um evangelho, um atrativo humano para trazer pessoas. A exposição bíblica, sem rodeios, enganações, tem trazido e mantido as pessoas.

E os jovens? Nós temos um Ministério Jovem que tem uma programação alternativa aos sábados. São encontros onde eles cantam, estudam a bíblia, debatem entre si sobre os ensinamentos de Cristo.

Como vê os valores humanos? Eles estão abalados. A bíblia diz em Isaias que um dia o mal seria certo e o certo seria mal. Hoje nós vivemos em uma sociedade com os valores invertidos. Um exemplo claro disso é o papel da família, que é a base da sociedade. A desestrutura familiar é um grande problema. O desrespeito de filhos com os próprios pais é um exemplo de valor invertido. O que mais vemos hoje em dia é o desrespeito com a figura da mãe e do pai dentro e fora do lar.

Você é uma pessoa muito ligada às evoluções tecnológicas. Possui um blog, página no Facebook, vídeos publicados no YouTube, entre outros. Como analisa o impacto da Internet na vida das pessoas? Desde que vista de forma correta e para o bem, a Internet pode ser utilizada como um canal de bênçãos. Ela veio para revolucionar a maneira das pessoas se comunicarem. A Igreja tem utilizado muito a Internet como meio de evangelização, através de sites, blogs e redes sociais e temos tido bons frutos.

No começo deste mês de março, a Igreja Batista de Artur Nogueira realizou uma homenagem aos Policiais Militares de Engenheiro Coelho, Artur Nogueira e Cosmópolis [clique e veja]. Qual foi o objetivo deste encontro? Eu tive contato com os Policiais Militares de Cristo, uma associação que foi criada dentro da própria PM para alcançar os policiais para Jesus. Através de seu presidente, o capitão Joel Rocha, eu fiz o convite para a homenagem desses homens que prestam um serviço tão importante a nossa sociedade. Na ocasião, oramos e fizemos a entrega de um exemplar para cada PM de um livro de meditação diária chamado Pão Diário, com reflexões escritas por vários pastores, inclusive com a minha colaboração na escrita de alguns textos.

Dentro da programação do aniversário de Artur Nogueira, que acontece no próximo mês de abril, o Comean vai realizar a 1ª Marcha Para Jesus. De onde surgiu esse projeto? A Marcha para Jesus já é um evento comum no mundo todo. No dia 21 de abril, a partir das 16h30, os fiéis vão seguir um trio elétrico com três cantores gospel. O trio pretende sair da rua ao lado da Pista de Skate e descer a avenida Dr. Fernando Arens sentido ao Balneário Municipal de Artur Nogueira.

Qual é o objetivo da Marcha? É mostrar a unidade das Igrejas que estão separadas por placas denominacionais, mas que crêem no mesmo Deus, na mesma bíblia. Queremos mostrar nossa alegria e contentamento em viver o cristianismo. Vamos levar uma mensagem de fé e do amor de Cristo para todos os nogueirenses.

Outro evento que também está agendado é a Ação Cidadã. O que será isso? Será um dia voltado às pessoas carentes do município. No dia 14 de julho, no cinturão verde em frente à Primeira Igreja Batista de Artur Nogueira iremos oferecer serviços em prol de toda a comunidade, tais como corte de cabelo, mini cursos, brinquedos para as crianças, além de momentos de evangelização com a encenação de uma peça teatral no final do dia. Deixo aqui aberto o meu convite a todas as pessoas, tanto para a Marcha para Jesus como para a Ação Cidadã. Todos serão muito bem recebidos.

Fotos: Renan Bússulo


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.