26/02/2011

Marquinhos da Cultura, o cérebro do Carnaval

Confira todas as novidades da maior festa popular de Artur Nogueira

Alex Bússulo

Que Artur Nogueira tem o melhor Carnaval de rua do interior de São Paulo todo mundo já sabe. O que poucos nem imaginam é que a maior festa popular da cidade dá muito trabalho para ser realizada e exige meses de preparação. Muitas reuniões, conversas e contratos. Por trás de todo este trabalho está um homem, de 27 anos, que apesar da pouca idade, dirige o Carnaval nogueirense há seis anos. Marcos Roberto Campos, chefe da Divisão Municipal de Cultura, lidera a equipe que faz a folia de Artur Nogueira acontecer. Na entrevista desta semana conversamos com o ‘Marquinhos’ em sua sala, no Centro Cultural Tom Jobim. Em uma conversa de mais de duas horas, falamos sobre as novidades da festa, que começa na próxima quinta-feira (03), e que promete marcar o calendário festivo do município.

_______________________________________________________________________

QUAL É A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE O CARNAVAL DESTE ANO E O DE 2006, O PRIMEIRO QUE VOCÊ DIRIGIU? Foram tantas mudanças que nem sei por onde começar [risos]. Mas bem vamos lá. A maior mudança aconteceu na estrutura. No primeiro ano, o palco era uma carreta, o som não passava daquelas caixas de abelha, era horrível. Nem o batuque da Vaca era captado pela equipe de som, o que deixava boa parte da avenida no silêncio. Não tinha banheiros, nem o ‘mijódromo’, nem os químicos. Hoje, as coisas mudaram e muito.

O QUE O PÚBLICO TERÁ NESSES SEIS DIAS DE FESTA? Nosso Carnaval começa na próxima quinta-feira (03), com a Micareta Sertaneja, apresentando os shows com o cantor Adaury e logo em seguida com a dupla Dinho e Lucas. Na sexta-feira será o dia do ‘Vai Kem Ké’ com os Filhos da Vaca, especial para nossas crianças.

EM ANOS PASSADOS, HOUVE UM BLOCO PARECIDO? Anos atrás teve algo sim. A Vaca tem uma longa tradição na cidade, que dispensa explicações. Na sexta-feira, faremos uma vaca mirim, confeccionada exatamente como a original, só que em tamanho menor. As crianças poderão entrar na folia, assim como os adultos. As melhores fantasias receberão premiação em dinheiro e medalhas. Ainda nesta noite teremos um show com a banda Capa de Prata, que apresentará as melhores músicas carnavalescas.

NO SÁBADO E NA SEGUNDA-FEIRA ACONTECE O DESFILE DA BANDA LOUCA. QUANTOS BLOCOS SE INSCREVERAM? Ao todo foram oito blocos: ‘Os Pé Vermeio’, ‘Tamoatoa’, ‘Mundo Mix’, ‘Bolor’, ‘Tok’, ‘Shanãs Tchickiniras’, ‘Pinga com Limão’ e ‘Tribos na Mansão’.

E A VACA? É o bloco mais famoso do interior paulista. Não existe manifestação folclórica em todo estado como o nosso. A vaca é tão famosa que até já virou tema de documentário, dirigido pelo cineasta Marcelo Menezes, ganhando vários prêmios. Artur Nogueira tem 61 anos de emancipação política, a Vaca existe a mais de oitenta anos. Está no sangue dos nogueirenses.

É O DIA EM QUE HOMEM VIRA MULHER, MULHER VIRA HOMEM E OS INDECISOS FICAM MAIS INDECISOS AINDA? Esta frase é sua [risos]. Mas é mais ou menos por aí. Se fantasiar de homem ou de mulher e sair levando chifradas de uma vaca de pano e cipó já virou tradição na cidade.

VOCÊ JÁ SE FANTASIOU DE MULHER E ENTROU NO BATUQUE DA VACA ALGUMA VEZ? Na Vaca ainda não. Teve uma vez que eu saí fantasiado de coveiro, mas foi na Banda Louca. Prefiro ficar na organização do Carnaval… Quem sabe um dia [risos].

VOLTANDO À PROGRAMAÇÃO, O BLOCO DA VACA ACONTECE NO DOMINGO E NA TERÇA-FEIRA? Exatamente, a partir das 17 horas, saindo da praça, que fica atrás da sede do Clube Floresta.

TODOS OS DIAS COMEÇARÃO NESTE HORÁRIO? Não, apenas a Vaca. Nos demais será um pouco mais tarde, a partir das 19 horas. Vale lembrar também que de sábado a terça-feira teremos o show com a banda Ápice.

QUAL É O PÚBLICO ESPERADO PARA ESTE ANO? Esperamos uma média de 30 mil pessoas por noite.

ISSO DÁ 180 MIL PESSOAS NOS SEIS DIAS. ARTUR NOGUEIRA COMPORTA ESTE NÚMERO? É para isso que existe o planejamento. Montamos uma estrutura para comportar esse público.

QUE ESTRUTURA? Este ano teremos três arquibancadas, montadas estrategicamente na avenida. Serão assentos destinados às pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, gestantes e mulheres com crianças de colo, sendo que uma delas será adaptada para os cadeirantes. Além do monitoramento de câmeras.

CÂMERAS? Sim. Desta vez todo o Carnaval será monitorado por câmeras de segurança. O que acontecer em qualquer canto da avenida Dr. Fernando Arens e nas ruas Treze de Maio e Sete de Setembro vamos ficar sabendo. Uma central de monitoramento será montada em um ponto estratégico, vigiando todas as ações dos foliões e em contato direto com as policias Militar, Civil e Guarda Municipal.

JÁ QUE VOCÊ TOCOU NO ASSUNTO DE SEGURANÇA, COMO SERÁ FEITO O POLICIAMENTO? Teremos apoio total da Força Tática da Polícia Militar de Americana, além de todo efetivo da PM e Guarda Municipal de Artur Nogueira. A ideia é a seguinte: o folião só poderá se divertir se sentir-se seguro. Nosso trabalho será proporcionar esta segurança.

NÃO SERIA MELHOR SE O CARNAVAL FOSSE TRANSFERIDO PARA A AVENIDA XV DE NOVEMBRO? Não podemos nem cogitar a ida do Carnaval para outro lugar, sem antes garantir as mínimas condições para a sua realização. Houve boatos de que a festa deste ano seria realizada na XV, hoje seria impossível essa mudança.

POR QUÊ? Por vários motivos. Um deles é o número muito grande de residências próximas ao local. Outro é que a XV serve como principal acesso para os bairros mais populosos da cidade. Acho que se tiver que pensar em outro local para a realização do Carnaval, já devemos de cara descartar a XV, pois já temos a experiência de eventos que realizamos lá, como a Festança Julina, que já estamos estudando a sua mudança pelo transtorno que causa.

POR QUE A PREFEITURA PERMITE A ‘FESTA DOS CARROS DE SOM ELETRÔNICO’, ENTRE O CRUZAMENTO DAS RUAS SETE DE SETEMBRO COM A TREZE DE MAIO, UMA VEZ QUE ESTE ESTILO MUSICAL NÃO FAZ PARTE DO CARNAVAL? Veja bem, aquilo que acontece naquele ponto é algo natural, que acontece sem a promoção da prefeitura. É a própria população que faz aquilo, e nós da comissão organizadora temos duas opções: permitir que a festa aconteça e dar estrutura e segurança para o local ou proibir de uma vez por todas, o que não resolveria, pois as mesmas pessoas procurariam outros locais. Como é a vontade daquele público, atendemos ao pedido.

ENTÃO QUALQUER CARRO PODE CHEGAR NAQUELE LOCAL E COLOCAR O SOM NAS ALTURAS? Não. Vamos identificar alguns veículos e conceder uma autorização para que eles possam ficar no local dentro do horário permitido. Só autorizaremos veículos de Artur Nogueira.

E QUEM NÃO TIVER ESSA AUTORIZAÇÃO? Será autuado pela policia e fiscalização, além de ter o veículo apreendido.

COMO SERÁ FEITA A FISCALIZAÇÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, PRINCIPALMENTE QUANTO AO CONSUMO POR MENORES? A regra é clara: o vendedor ambulante que for pego fornecendo bebida alcoólica à menores será autuado e terá seu alvará suspenso, além de responder judicialmente. Quanto aos blocos, aquele que tiver menores consumindo álcool perderá o direito de participar da competição. Faremos o possível para prevenir que nossas crianças não estejam em contato com essas drogas, mas para que possamos ter sucesso nesta tarefa será necessária a colaboração de todos, principalmente das famílias que vierem para a festa e trazerem seus filhos, temos um grande índice de crianças que se perdem durante o Carnaval, o que acaba gerando um grande transtorno a todos. Colocar uma pulseirinha no pulso dos filhos, contendo telefone e nome do responsável, já ajudaria a diminuir o problema.

ENTRE AS MUSAS DA CORTE DA FOLIA 2011, A PRIMEIRA PRINCESA, ESTER PORTES, NÃO É DE ARTUR NOGUEIRA. POR QUE NÃO SÃO ESCOLHIDAS MULHERES DAQUI MESMO? Sempre são escolhidas mulheres de Artur Nogueira, o que aconteceu neste ano é que houve pouco interesse por parte das nogueirenses. A Ester foi escolhida porque tem uma ligação com o município, pois já foi rainha da Expo Artur e está sempre participando dos desfiles realizados pelo Paulinho Munhoz. Para fazer parte da corte da folia não basta apenas morar em Artur Nogueira, tem que ser bonita e ter samba no pé, a Ester preenche esses requisitos.

COMO SERÃO IMPLANTADOS OS BANHEIROS QUÍMICOS NA AVENIDA? Contratamos 40 cabines que ficarão espalhadas em pontos estratégicos.

ENTÃO AQUELE ‘MIJÓDROMO’, QUE FICA AO LADO DO PRÉDIO DA BIBLIOTECA, NÃO SERÁ MAIS INSTALADO? Pela quantidade de pessoas que estará na avenida teremos que manter aquele ‘mijódromo’. Aquela estrutura acaba protegendo a área, pois aquele lugar naturalmente é usado como banheiro, por isso nós vamos instalá-la. Se não colocarmos, as pessoas vão usar do mesmo jeito. Vale lembrar também que todos aqueles que forem flagrados urinando em locais não apropriados serão autuados como atentado ao pudor.

ATÉ 2009, A APURAÇÃO DA BANDA LOUCA ACONTECIA NA PRÓPRIA AVENIDA. NO ANO PASSADO, A SOMA E REVELAÇÃO DOS VOTOS ACONTECERAM NO GINÁSIO DE ESPORTES MAURÍCIO SIA. E ESTE ANO, ONDE ACONTECERÁ? A experiência do ano passado de tirar a apuração da avenida foi muito positiva, por isso repetiremos neste ano, com uma mudança, faremos no Estádio Municipal Fábio Ferrari, às 14 horas do dia 8.

POR QUE FOI ESCOLHIDO O TEMA “TRADIÇÃO EM ALEGRIA”? O carnaval é a festa mais tradicional do mundo e genuinamente popular. Em nosso caso temos o registro de que o Carnaval é mais antigo do que a própria fundação da cidade. A cada ano superamos nossas expectativas, além de ter o bloco da Vaca com 81 anos de existência. O Carnaval é uma festa do povo, feita pelo povo. Isso é tradição.

QUAL É A SUA EXPECTATIVA PARA ESTE ANO? Este será o melhor Carnaval de todos os tempos. Claro que todo o trabalho não pode apenas levar o meu nome. Hoje posso afirmar que teremos uma festa com qualidade, pois tenho uma equipe que faz o evento acontecer. Agradeço a confiança depositada pelo prefeito Marcelo Capelini, que em todos esses anos confiou a mim a produção da festa. Aproveito para convidar a toda população para comparecer e prestigiar a nossa folia. Estaremos trabalhando arduamente para levar o melhor para os nogueirenses, e vamos conseguir.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.