11/02/2012

ENTREVISTA DA SEMANA: Marquinhos da Cultura

Organizador do Carnaval fala sobre o evento que começa na próxima semana

“Nos próximos dias, Artur Nogueira vai se transformar no Berço da Folia”

_______________________

Alex Bússulo

A Prefeitura Municipal de Artur Nogueira realiza de 16 a 21 de fevereiro o Carnaval ‘Berço da Folia’, que é considerado como um dos mais animados do interior paulista.

Após cinco meses de planejamento, o Chefe da Divisão Municipal de Cultura, Marcos Roberto Campos, fala com exclusividade sobre as novidades do evento, que espera receber mais de 200 mil pessoas.

Ao todo serão seis noites de folia. Na quinta-feira (16) a atração principal será a Micareta Sertaneja. Na sexta (17), os ‘Filhos da Vaca’ tomarão conta da avenida com uma programação voltada para as crianças. No sábado (18) e segunda (20) será a vez dos blocos da Banda Louca. No domingo (19) e na terça (21) acontece o desfile do bloco mais tradicional da região: o bloco da Vaca, em que homens se vestem de mulher e vice versa.

Na conversa de aproximadamente duas horas, Marquinhos falou sobre a Vaca, abertura da Praça do Coreto e sobre a estrutura do evento. Confira:

Tudo pronto para o Carnaval? Opa! Tem que estar! Depois de mais de cinco meses de planejamento partimos agora para a reta final. A partir da próxima terça-feira (14) iniciamos a montagem do palco, das arquibancadas, decoração da avenida e instalação dos equipamentos de som. Decidimos colocar as estruturas dois dias antes do início do evento para evitar possíveis transtornos para o comércio local e também para o trânsito.

A localização do palco também foi alterada? No planejamento decidimos alterar o local e colocá-lo onde era antigamente, na Avenida Sete de Setembro. A mudança ocorreu devido a revitalização da Praça Laudo Natel [Coreto]. Com a grande movimentação do público durante o Carnaval e com o palco montado de frente para a praça, como no ano passado, acumularíamos um grande número de pessoas no local, o que poderia vir a aumentar as chances de vandalismo.

Não seria melhor esperar uma semana a mais e inaugurar a praça após o Carnaval? Embora algumas pessoas critiquem as obras, afirmando que nada foi mudado, nossa praça está muito mais bonita, digna de uma cidade como Artur Nogueira. Quem passar pelo local à noite notará como o local ficou atrativo. Muito mais iluminado, com paisagismo estratégico, com uma nova cara para o Coreto, além da implantação de novos bancos e lixeiras. Tudo mantendo as características que a praça tinha antigamente. Deixar para inaugurar a praça depois do Carnaval seria um verdadeiro desperdício, uma vez que o nosso evento atraí turistas de todos os lados. Não seria justo deixar fechado um local tão importante para o turismo da cidade, sendo que ele está pronto.

Como é organizar uma festa destas proporções? Não é tão simples como aparenta ser. Como já disse é necessário muito planejamento e o trabalho em parceria com vários setores e pessoas. O Carnaval é um evento cultural, mas que para ser realizado precisa do apoio da Secretaria de Saúde, Departamento de Trânsito, Polícia e Guarda Municipal, Limpeza e Manutenção Pública, entre outros. Aí temos a parte artística, que envolve a contratação dos shows, Rei Momo, Princesas, Rainha, jurados para a Banda Louca, enfim, o Carnaval é uma grande máquina que envolve várias equipes que trabalham sem medir esforços para trazer a folia para avenida nogueirense.

Você comentou sobre a contratação dos shows. Por que a organização não traz algum grupo grande, conhecido no meio artístico? Todas as nossas contratações são de pessoas que estão ligadas ou são de Artur Nogueira. Eu como chefe da Divisão Municipal de Cultura tenho como obrigação valorizar e incentivar a produção cultural e artística do município. Se eu não apoiar, quem vai? E outra, é um verdadeiro desperdício não explorar nossos talentos. Hoje, Artur Nogueira possui várias pessoas que estão ganhando destaque em toda a região. São talentos que prometem estourar se forem incentivados.

Quais serão os shows? Na quinta-feira, como já é de costume, começamos o Carnaval com a Micareta Sertaneja. Nesta noite serão dois shows: Dinho e Lucas e Adauri e Banda, que vão trazer o melhor do Sertanejo Universitário. Dinho e Lucas cantam muito. Já gravaram CD e estão fazendo muito sucesso na região. Tenho certeza de que se não contratássemos outro município o faria. Adauri é outro artista que promete. Já tem seu público e os fãs já se identificam com o cantor. Na sexta-feira será a noite do grupo Hora Exata, são meninos que com toda convicção vão animar e sacudir o Carnaval. No resto dos dias os shows ficarão por conta do grupo Yorimá Axé Music, montado recentemente com cantores de Artur Nogueira. Garanto para todos os foliões que todos vão se divertir com a nossa programação.

Por que foi escolhido ‘Berço da Folia’ tema do Carnaval 2012? Porque tem tudo a ver! O município de Artur Nogueira é reconhecido como ‘Berço da Amizade’. A palavra ‘folia’ é a que melhor representa o Carnaval. Unir folia ao berço foi algo que quando citado na organização teve aprovação e aceitação imediata e unânime. Berço representa nascimento. Então podemos dizer que é em Artur Nogueira que a folia nasce! [risos]. E vai me dizer que não é?

Quantas pessoas são esperadas para este ano? No ano passado recebemos uma média de 150 mil foliões em todas as noites. Para 2012, o público esperado será de 40 mil por dia, o que significa que poderemos ter mais de 200 mil pessoas nas seis noites de evento.

E como será realizada a segurança desses foliões? Teremos total apoio da Guarda Municipal, da Polícia Civil, da Polícia Militar de Artur Nogueira com apoio da Força Tática de Americana, além de várias câmeras que farão o monitoramento completo dos principais pontos da avenida.

Como você vê a questão do consumo de bebidas alcoólicas entre os menores de 18 anos? Eu vejo da mesma forma que a Lei vê, que multa os donos de bares e comércios que vendem para menores de 18 anos bebidas alcoólicas ou que permitirem que eles consumem no estabelecimento. O álcool é um problema social que deve ser combatido. Em muitos casos, chega a ser muito mais prejudicial a sociedade do que outras drogas. Esse combate é difícil, mas não impossível, que deve começar lá dentro de casa, com a conversa dos pais. Quem for pego vendendo ou permitindo o consumo no Carnaval será multado. Também não será permitida a venda e porte de garrafas de vidro nas dependências do evento. A Secretaria de Educação, preocupada com a segurança das crianças, disponibilizará cartilhas para os pais dos alunos, que vão trabalhar a conscientização das famílias quanto ao consumo de drogas.

Quantos blocos se inscreveram para a Banda Louca? Os blocos “Os pé Vermeio”, “Mundo Mix”, “TOK” e “Vai que Cola” vão desfilar e competir disputando a premiação em dinheiro. Tivemos outros blocos que se inscreveram após o encerramento das inscrições, que vão participar sem direito a premiação. Fiquei sabendo que haverá blocos com mais de 200 integrantes na avenida. Todos estão montando os figurinos e os carros alegóricos e estão prometendo levar muita folia e qualidade para o desfile. A apuração do resultado da Banda Louca vai acontecer na terça-feira de Carnaval, às 14 horas, no Estádio Municipal Fábio Ferrari. Todos estão convidados.

Vamos falar do Bloco da Vaca… Ela está nos corações dos nogueirenses. Chego até pensar que somos mais ‘vaqueiros’ do que brasileiros em época de Copa [risos]. É a nossa tradição, o nosso orgulho. Acho que por não ter dono, cada nogueirense sente fazer parte deste costume. Por não ter partido, credo e empresas, a Vaca é do povo e ninguém tira. Recentemente li e confesso que me emocionei com a entrevista que o Lelo Townsend [um dos organizadores do bloco] deu. Uma verdadeira lição de vida. Aquilo que ele disse se referindo ao que depender dele e da Vaca esse será o melhor Carnaval de todos os tempos me comoveu. Um senhor de quase 80 anos mostra ter mais disposição do que alguns moleques de 20!

Já que você leu a entrevista de Lelo, qual a sua opinião sobre aquela sugestão turística que ele deu? [Marquinhos devolve com outra pergunta] O de fazer um monumento da Vaca? Ótima! Holambra tem o Moinho, Ouro Fino tem o Menino da Porteira e Artur Nogueira tem que ter a Vaca! Nos próximos dias terei uma reunião com o prefeito Marcelo Capelini e quero discutir com ele a ideia. Também quero conversar com os organizadores do bloco, para além de discutir a proposta, estudarmos um local onde poderíamos montar o monumento.

E o pré-Carnaval? É a prova de que a tradição do Carnaval de Artur Nogueira fala mais alta do que qualquer coisa. É o povo que sai na rua e quer ver a folia acontecer. Na semana passada, mesmo sem ser nada oficial, os foliões saíram na avenida e fizeram a festa. Nosso desafio, como organizadores, é liberar um espaço com segurança e estrutura para que a festa aconteça, mas são os foliões que fazem a diversão acontecer.

Algumas pessoas criticaram o fato da eleição da Corte da Folia, dizendo que houve pouca divulgação e que poderia dar a chance de outras pessoas desfilarem na avenida como Rei Momo, uma vez que o Jota Machado [Momo 2012] já foi eleito nove vezes. O que acha sobre isso? Quanto a escolha das princesas e rainha posso garantir que sim, houve divulgação nos jornais, cartazes, por toda a cidade. O fato é que houve poucas procuras. Não acho que faltou interesse por parte das meninas, só entendo que talvez a vergonha de desfilar em trajes de Carnaval tenha sido maior. Já para o Rei Momo tivemos três candidatos que foram avaliados em um evento público e aberto a quem quisesse. Os jurados avaliaram e escolheram o Jota. Fato é que fizemos o que podíamos fazer. Divulgamos e avaliamos quem se inscreveu. Gostei do resultado e tenho certeza que as musas e o Momo vão arrasar na avenida, pois são pessoas que tem carisma e samba no pé.

O que os foliões podem esperar para o Carnaval? Em 2005, primeiro ano da administração Capelini, tivemos como tema ‘Carnaval da Economia’, porque além de não ter dinheiro em caixa, o município ainda devia muito. Fizemos a festa, economizando cada centavo. De lá para cá muitas coisas mudaram. Conseguimos pagar muitas contas e fazer muitos benefícios em prol de Artur Nogueira, como na Saúde, que vivia um caos, na Educação, enfim, fizemos o melhor para o município. Hoje, a cidade ainda tem algumas necessidades que devem ser consideradas e priorizadas, mas garanto que dentro da nossa realidade vamos realizar um Carnaval gostoso e divertido para toda a família nogueirense.

Fotos: Renan Bússulo 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.