15/12/2012

ENTREVISTA: Nogueirense autodidata em Astronomia fala sobre o fim do mundo

Marco Antonio Gobatto

“O mundo pode até acabar, mas isso não vai acontecer na próxima semana” (Gobatto)

…………………………….

Alex Bússulo

O mundo não vai acabar. Pelo menos não na sexta-feira, dia 21 de dezembro de 2012. Isso eu posso garantir. Até porque se ele vir a acabar você, leitor, não estará vivo para jogar na minha cara que eu estava errado [risos].

Os cientistas negam, a maioria da população não acredita e alguns se preparam para o grande final. Você, assim como eu, pode não acreditar no fim do mundo. Pode achar pura besteira e perca de tempo ficar discutindo sobre o assunto. Mas não poderá negar que o tema está na boca de muita gente.

O assunto ganhou destaque em 2009, após o lançamento do filme ‘2012’, um longa dirigido por Roland Emmerich, que narra o fim dos tempos. De lá para cá praticamente todas as revistas internacionais e brasileiras falaram sobre o assunto. Recentemente, a Rede Globo apresentou a série ‘Como Aproveitar o Fim do Mundo’, protagonizada por Aline Moraes e Danton Melo, que acabou intensificando ainda mais a conversa.

Fora da mídia, a suposta extinção do planeta também mexeu com muita gente. Inclusive aqui no Brasil. A pequena cidade de Alto Paraíso de Goiás, de cerca de 6 mil habitantes, se prepara para receber mais de 15 mil “turistas” para os próximos dias “finais”. Tudo isso porque os esotéricos acreditam que a cidade goiana está protegida de qualquer catástrofe, devido a sua localização geográfica e altitude. 

Em Artur Nogueira, um autodidata em Astronomia explica sobre o “fim do mundo” e de onde surgiu essa conversa. Marco Antonio Gobatto mora a poucos meses no município ‘Berço da Amizade’ e diz ter planos para criar um observatório do universo em Artur Nogueira. Aos 73 anos de idade, este estudioso diz que a polêmica do fim dos dias surgiu após uma má interpretação do calendário Maia. A seguir você acompanha a entrevista na íntegra. Até o próximo sábado (isso se o mundo não acabar! rs)

O mundo vai acabar na próxima sexta-feira (21)? O mundo não vai acabar, pelo menos não no significado exato desta palavra, pois ‘acabar’ seria o mesmo que dizer o mundo deixará de existir. Não tem lógica que isso possa acontecer, pelos estudos feitos por cientista, a Terra tem ainda cerca de 4,5 bilhões de anos de existência. Ou seja, chegará um dia em que o fim será inevitável, mas isso não acontecerá na próxima semana. Podemos ficar tranquilos.

De onde surgiu essa previsão? A previsão surgiu de várias fontes, textos antigos mal interpretados. Principalmente dos registros do calendário de longa duração, desenvolvido e usado pelo povo Maia, que termina no dia 21/12/2012. Isso não significa que o mundo vai acabar junto com o calendário, mas sim que vai recomeçar uma nova contagem do tempo. Sabe aqueles calendários que todos nós temos em casa? Que fica pregado na parede? Ele vai até o dia 31/12/2012. Isso não significa que o mundo vai acabar após essa data, apenas que estamos fechando um ciclo (ano de 2012) e iniciando outro (2013). O mesmo acontece com o calendário Maia. Não existe também nenhuma referência de que os Maias previram o fim do mundo. Muitos sites espalhados pela rede precisam sobreviver, eles precisam daqueles que buscam notícias e eles só pensam nos cliques do seu mouse para faturar dinheiro, não se importando se essas previsões são falsas ou verdadeiras, e criam paginas e mais página baseadas em antigos profetas, como Nostradamus e outros mais, que na maioria das vezes são mal interpretados. Quando estive no México, visitei as Pirâmides do Sol e da Lua, um lindo complexo que, tudo indica, foi construído para observação dos astros e marcação das estações. Mas, nesse local existe um grande comércio de bugigangas e pouco estudo cientifico real. É a aproveitação da situação, comum nos dias atuais.

Existe algum indício científico que comprove essa previsão? Não. Embora eu não seja um cientista, nunca li ou encontrei nada que comprove que o mundo vai acabar nesta data. Sei que existem muitos cientistas que se preocupam em buscar uma verdade que venha trazer uma luz para o tema. O ser humano evoluiu muito, desenvolveu aparelhos fantásticos para observação dos céus, como os telescópios, os satélites para comunicação, de observação da Terra dos planetas e do universo em um todo. Inclui também os telescópios espaciais, com Hubble para luz visível e ultravioleta, o Chandra para RaioX, o Spitze Raios Gama, o Wise que mapeou todos objetos perto do sistema solar e também todo o céu, fazendo incríveis descobertas, cujos dados ainda estão sendo estudados, mas ainda nada foi encontrado ao que se refere ao fim do mundo na próxima sexta.

Por que essa previsão assusta e preocupa tanta gente? A previsão assusta e preocupa tanto porque ela não dá nenhuma chance de se escapar ileso desse suposto apocalíptico fim. No filme 2012, parece que somente um pequeno avião com algumas pessoas tem uma chance de se safar dessa tragédia, assim, já pensou perder tudo que tenho?! E no final do filme alguns navios com um punhado de pessoas mais afortunadas recomeçam suas vidas, como nos tempos dos grandes dilúvios. Certamente, os que fizeram o filme não conseguiram encontrar uma maneira de destruir de vez a Terra. Aconselho que antes de se assustar, devemos buscar informações precisas. Quando quer saber se vai chover você não procura a meteorologia? Se vai fazer uma viagem você não procura saber se as estradas estão em boas condições?  E se seu carro está em condição para tal viagem? Assim, para uma previsão apocalíptica a quem você vai procurar? Simplesmente, os estudos científicos e ponto.

O mundo pode acabar futuramente? A Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e vai durar por mais outros 4,5 bilhões de anos, ainda tem muito tempo no futuro para você se preocupar pensando quando o mundo vai acabar. Se ainda deseja uma resposta afirmativa, pense primeiro, porque tempo disponível você tem de sobra para fazer um plano para se safar dessa [risos].

No dia 21 de dezembro acontecerá algum evento astronômico? Sim, sem dúvida! Poderemos ver o sol, a lua, os planetas, a zero hora poderemos ver a lua em seu quarto crescente se pondo no horizonte oeste, ao norte veremos o Planeta Júpiter, logo  acima a constelação de touro e a bela estrela Aldebaran, uma gigante vermelha, as três horas veremos no horizonte Leste o planeta Saturno e mais ao Sul o famoso Cruzeiro do Sul. Eventos como esses ocorrem a todo instante e estarão sempre à espera de alguém que os observe e os aprecie. Eventos astronômicos acontecem e muitos. Furacões, vulcões, tempestades, chuvas torrenciais, tudo isso pode acontecer a qualquer hora, e muitas vezes sem aviso prévio. Geralmente vai atingir as pessoas que moram em locais perigosos como nas encostas dos morros, nas margens de rios, e também as pessoas que moram em lugares áridos, que ficam meses sem ver uma gota de chuva. Portanto, o dia 21 de dezembro será como um outro dia qualquer.

Por que sempre ouvimos previsões sobre o fim do mundo? Há isso sim é um prato cheio para os que fazem os filmes, os que escrevem livros, também para os blogs de todas as naturezas e principalmente aqueles sem credibilidade e sem conhecimento verdadeiro sobre o assunto. Ouvimos sempre essas previsões porque não conhecemos a verdade. Só ficamos ouvindo mentiras e estórias fictícias. Fica muito difícil não ouvirmos ou lermos sobre esse tema, ele está em todos os cantos que se vá. Mas tem muitas coisas mais que poderemos fazer, ver ou ouvir, como uma boa música, uma conversa em família, cuidando das plantas ou animais. Com isso estaremos criando uma nova realidade para o momento que vivemos.

Qual desastre natural poderia levar ao fim o Planeta Terra? O desastre natural que poderá levar ao fim do planeta Terra será quando o sol se transformar em uma estrela gigante vermelha daqui a 5 bilhões de anos.

Mas e um asteroide? Não poderia colidir e acabar com a Terra? Eu acredito que não. Existe um estudo que comprova que um gigantesco planeta chamado Tiamat, já colidiu com a Terra. Com o impacto causado, uma parte do nosso planeta, onde hoje está localizado o Oceano Pacífico, se desprendeu da crosta terrestre e foi para o espaço, criando assim a lua, como a conhecemos hoje.

Se alguma previsão fosse confirmada haveria algum lugar na Terra para onde os humanos pudessem se esconder e se salvar? Não acredito nessas previsões sem fundamento lógico e cientifico, mas se alguma previsão se confirmar depende de que previsão se fala. Se for sobre o sol ao se tornar uma estrela gigante vermelha não teria onde se esconder a não ser fugir do sistema solar.

O que o senhor faria se descobrisse que o mundo acabaria de fato? Só tem uma verdade que eu conheço. Sei que um dia morrerei e não tem como fugir disso. Se eu descobrisse que o Planeta Terra chegaria ao fim provavelmente continuaria minha vida normal, pois não teria um lugar na Terra para eu me esconder e me salvar, o fim seria inevitável.

O mundo já acabou alguma vez ou já aconteceu algum desastre que quase extinguiu a humanidade do Planeta Terra?  Pelo que sei o mundo nunca acabou, pois estou vivendo nele agora. Várias civilizações, continentes ou cidades, como em 24 de agosto do ano de 79 d.C, em que a cidade de Pompéia sofreu com o vulcão Vesúvio e teve sua população exterminada. Agora, destruição em massa, como estamos acostumados a ver em filmes, eu nunca tomei conhecimento.

Como o senhor aprendeu astronomia? Seria uma pretensão muito grande eu dizer que aprendi astronomia. Tenho pouco conhecimento sobre o assunto, eu pratico a observação do céu por gostar do assunto universo, pois existem possibilidade inimagináveis em saber que quando olho para o céu vejo luzes que foram emitidas por estrelas a centenas ou milhares de anos no passado. Saber que os planetas refletem a luz do sol, ver também milhões de objetos que vagueiam pelo céu de dia ou de noite me encantam. E o mais impressionante é saber que o que vemos é tudo passado. Os cientistas supõem que o universo tenha cerca de 13,7 bilhões de anos, isso significa que as luzes das estrelas mais distantes fotografadas hoje estão viajando pelo universo a milhares, milhões ou bilhões de anos.

Qualquer um pode estudar astronomia? Sem dúvida alguma, esse estudo não é tão difícil como se imagina, pois existem vários livros e a internet está repleta de materias voltados ao tema astronomia. Existe um curso no Observatório Nacional, que pode ser feito pela internet, todas as matérias estão disponíveis em PDF para quem quiser estudar e receber diploma do curso. É simples estudar astronomia, comece olhando o céu a olho nu, procure as estrelas mais brilhantes e com o auxílio de um planisfério, que pode ser facilmente montado, identifique-as. Procure descobrir a que constelações elas pertencem, depois utilize um software como o Stellarium, que é de distribuição gratuita, e inicie o estudo dos planetas e aprenda como estes vagueiam pela eclíptica, que é o caminho do sol no céu, quando souber observar essas coisas compre um binóculo, depois um telescópio ou faça você mesmo o seu com suas próprias mãos.

O senhor tem algum projeto que gostaria de desenvolver em Artur Nogueira? Gostaria de propor para a Secretaria de Educação um projeto que permitisse que cada escola do município tivesse um telescópio e também que a Prefeitura fornecesse um espaço para a construção de um Observatório. Ao contrário do que se possa imaginar, essa ideia é bem simples e não custaria quase nada aos cofres públicos. Eu doaria meu tempo e conhecimento à construção deste projeto, que poderia motivar e tornar muito mais lúdica algumas disciplinas escolares.

Fotos: Renan Bússulo


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.