14/04/2012

ENTREVISTA: Hiroyuki Ogata; presidente da Toyota Material Handling Mercosur

Presidente da Toyota Material Handling Mercosur fala sobre fábrica em Artur Nogueira


“Para trabalhar na Toyota a pessoa deve ser dedicada e comprometida. O treinamento vem depois” (Hiroyuki Ogata)

…………………………….

Alex Bússulo

Hiroyuki Ogata, casado e com dois filhos, nasceu na província de Gifu Prefecture, no Japão, em 1956. Graduou-se em Estudos Estrangeiros e Língua Espanhola na Universidade de Osaka, em 1979, ano em que ingressou na Toyota Motor Corporation, no Japão, e permaneceu até 1987, atuando em Marketing e Vendas para o exterior.

Entre 1988 e 1992, atuou como coordenador da divisão de Equipamentos Industriais da fábrica norte-americana da Toyota Motor Sales USA, localizada em Los Angeles (Califórnia). Após coordenar as operações no país, o executivo se dirigiu para a Europa, com o objetivo de conduzir as atividades da Toyota Industrial Equipment Europe, assumindo como diretor da fábrica, baseada na cidade de Nantes (França). Depois de sua passagem pela França, onde ficou entre 1995 e 1997, Ogata assumiu o cargo de diretor de Vendas e Marketing da sede da Toyota Industrial Equipment Europe, em Bruxelas, Bélgica.

Já no continente australiano, Hiroyuki Ogata foi nomeado presidente da Toyota Industries Corporation Australia, que tem sede na cidade de Sydney, cargo que ocupou de 2003 a 2005. Desde 2009, Ogata é presidente da Toyota Material Handling Mercosur, empresa que é responsável pela comercialização de empilhadeiras no continente sul-americano, com sede em São Paulo, Brasil.

Na última terça-feira (10), durante o hasteamento das bandeiras no aniversário da cidade, Ogata confirmou em seu discurso a instalação da fábrica de empilhadeiras da Toyota em Artur Nogueira.

Logo após a cerimônia, realizada na Praça Governador Laudo Natel (Coreto), Ogata falou com nossa equipe. Na entrevista, o presidente comentou sobre a Toyota, o recrutamento de funcionários e sobre Artur Nogueira. Confira.

Por que a Toyota escolheu o município de Artur Nogueira para instalar sua nova fábrica? Foram quatro motivos: (1) Artur Nogueira está localizada em um ponto muito estratégico, próxima aos nossos fornecedores e de nossos clientes. (2) O relacionamento e suporte dado pela própria Prefeitura Municipal, que proporcionou em todos os momentos diálogo para que no final escolhêssemos a cidade. (3) A negociação com o dono do terreno onde construiremos a fábrica também contou muito, ele conseguiu entender nossa proposta de trabalho e investimento. Além, é claro, (4) da boa referência das empresas de grande porte já estabelecidas em Artur Nogueira.

Quando começaram as negociações? Nós viemos para cá pela primeira vez em junho do ano passado e, após várias análises, acabamos por escolher instalar a Toyotaem Artur Nogueira.

Quando vai iniciar a construção da fábrica no município nogueirense? Já vamos iniciar as obras em junho deste ano com pretensão de término em setembro de 2013. Ao todo, a construção demorará pouco mais de um ano.

Então a produção já vai iniciar no ano que vem? Sim. Vamos iniciar a fabricação das empilhadeiras em outubro de 2013. Nossa primeira produção será de cinco mil unidades por ano. Toda a produção de Artur Nogueira será destinada para o mercado nacional. Em 2014, pretendemos aumentar a produção. A partir deste ano fabricaremos aqui sete mil unidades.

A Toyota fabrica vários tipos de empilhadeiras. Qual será o modelo produzido em Artur Nogueira? Realmente produzimos uma grande variedade de empilhadeiras, de modelos à combustão, elétricas, rebocadores, entre outros.Em Artur Nogueira produziremos o modelo à combustão. Foi um lançamento da Toyota, que revolucionou o mercado de empilhadeiras no mundo. Produziremos a linha da Série 8 Toyota – 8FG, primeira no mundo com suspensão ativa, acionada à combustão. O modelo apresenta um diferencial que influencia diretamente no desempenho e qualidade de seus serviços, tais como maior aproveitamento de estocagem, economia de combustível, ergonomia, além de possuir segurança superior.

A Toyota comercializa cerca de quatro mil empilhadeiras somente para o Brasil. De onde vem, atualmente, esse produto? Hoje importamos de fábricas dos Estados Unidos, Japão, Suécia e China.

Vamos falar sobre mão de obra qualificada. Qual perfil profissional a Toyota estará recrutando? Para trabalhar na Toyota o principal perfil do profissional é o seu comprometimento com a empresa. A vontade de trabalhar e a dedicação são as mais importantes características que procuramos. O treinamento vem depois. A própria Toyota tem uma equipe de treinamento, que se responsabiliza em qualificar e preparar o profissional.

Quais profissionais serão contratados? Vamos precisar de pessoas para o trabalho na linha de montagem, estoquistas, pessoas para trabalhar no despacho e recebimento de materiais, engenheiros, contadores, administradores, entre outros.

Quantas pessoas serão contratadas? Nesse primeiro momento, a Toyota estará contratando 120 pessoas. Em julho e agosto deste ano já queremos recrutar os oficiais líderes, encarregados de linha, que serão encaminhados para os Estados Unidos e Japão para receberem o devido treinamento.

De onde virão os profissionais que trabalharão em Artur Nogueira? Como a fábrica estará localizada dentro do município de Artur Nogueira, daremos prioridade aos nogueirenses. Queremos recrutar pessoas aqui mesmo da cidade.

O que as pessoas interessadas em trabalhar na Toyota em Artur Nogueira devem fazer? De certa forma, o recrutamento já está acontecendo. Em breve divulgaremos os contatos para que a população interessada possa enviar seus currículos. A faixa salarial está em fase de estudos e, portanto, ainda não definida. Estamos preparando um escritório que será instalado no centro de Artur Nogueira, para resolvermos questões administrativas e acompanharmos a construção da fábrica.

A população nogueirense ficou muito feliz com a vinda da Toyota para Artur Nogueira e, durante seu discurso no aniversário da cidade [veja as fotos], podemos perceber que também houve uma satisfação por parte da empresa… É verdade. Nós acessamos o Jornal Nogueirense, onde lemos e acompanhamos os comentários ali publicados e ficamos felizes com a reação da população [leia os comentários]. Durante a preparação de meu discurso, fiz questão de enfatizar que daremos prioridade e preferência aos moradores de Artur Nogueira, como já disse.

Ainda durante seu discurso, foi dito que a Toyota também tem uma preocupação com o lado social nos municípios que integram. O que isso significa? Estamos em conversas muito intensas com a prefeitura para entendermos a melhor forma de ajudar o município. Um exemplo que podemos dar é o que aconteceu nos Estados Unidos. Lá nós oferecemos cursos técnicos para qualificar e melhorar o desempenho das pessoas. Aqui, estaremos estudando e vendo a melhor forma de contribuir.

Uma mensagem para a população… Fazendo parte agora da comunidade nogueirense, a Toyota gostaria muito de trabalhar junto com o povo de Artur Nogueira para o desenvolvimento do município.

Sugira as próximas entrevistas do Jornal Nogueirense. Clique.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.