02/02/2013

GUGU: em entrevista, secretário de Cultura fala sobre Carnaval e projetos

“Queremos resgatar a tradição familiar do Carnaval de Artur Nogueira” (Gugu) ………………………….. Alex Bússulo Foi durante a infância que o apelido de ‘Gugu’ pegou de vez. Leandro de Queiroz tinha por volta de seis anos de idade quando começou a ser comparado com o bebe Gugu do desenho do Popeye. “Eu ganhava roupa dos […]

 Gugu
“Queremos resgatar a tradição familiar do Carnaval de Artur Nogueira” (Gugu)

…………………………..

Alex Bússulo

Foi durante a infância que o apelido de ‘Gugu’ pegou de vez. Leandro de Queiroz tinha por volta de seis anos de idade quando começou a ser comparado com o bebe Gugu do desenho do Popeye. “Eu ganhava roupa dos familiares e como eu era pequeno na maioria das vezes a roupa ficava arrastando, igual ao Gugu do desenho. Foi o Harley Gomes que começou a me chamar assim”, conta o nogueirense.

Nascido em Cosmópolis, sempre morou em Artur Nogueira. Casado com Maria Cristina de Queiroz e pai de Thaís e Maria Eduarda. Trabalhou por 28 anos no Escritório de Contabilidade da família.

Formado em Contabilidade, dirigiu uma empreiteira rural com mais de 200 funcionários. Em 2008 foi eleito vereador com 410 votos pelo Partido Verde. Apaixonado por Cultura, aprendeu a atuar desde a época da adolescência, quando participava do extinto grupo teatral ‘O Fingidor’.

Ex-membro do Movimento Cultural Brincantti, foi premiado pelo Mapa Cultural Paulista na categoria de Melhor Dramaturgia Musicada, no espetáculo ‘Um Certo Dom Quixote’.

No início deste ano foi nomeado pelo prefeito Celso Capato como chefe da Divisão Municipal de Cultura. Na semana passada a Divisão se transformou em uma Secretaria e Gugu passou a ser secretário Municipal de Cultura e Turismo de Artur Nogueira.

Na entrevista desta semana, Gugu fala sobre as novidades do Carnaval que começa na próxima quinta-feira (7) e como pretende valorizar o Turismo do município. Confira:

Quais serão as principais novidades no Carnaval deste ano? O evento contará com três principais novidades. A primeira acontecerá logo no primeiro dia de folia. Na quinta-feira vamos fazer o ‘Baile de Máscaras’ na avenida. Será uma noite especial com intuito de resgatarmos a cultura das marchinhas. Quero que neste dia a família nogueirense saia unida, se divirta unida. Entre as premiações que faremos neste dia, vamos escolher a família com a fantasia mais bonita, com intuito de realmente promovermos um Carnaval familiar. A segunda mudança ocorrerá no ‘Bloco da Vaca’, que acontecerá no domingo e na terça-feira. Após 83 anos do bloco, que surgiu em 1930, neste ano teremos duas vacas simultâneas na avenida. Essa decisão foi tomada com o objetivo de ‘desafogarmos’ a multidão. Acreditamos que com duas vacas ao mesmo tempo, os foliões vão ter duas atrações e vão deixar a vaca brincar mais na rua. A terceira, e última, novidade será a criação de um bloco chamado ‘Banda Louca’. A Banda Louca em si acontece no sábado e na segunda-feira com o desfile dos blocos oficiais, com vários carros alegóricos e fantasias lindas. Mas, ouvindo algumas pessoas que reclamam que a Banda Louca perdeu a essência do que já foi um dia, decidimos criar e incentivar que pessoas, individuais, possam se fantasiar e também sair na avenida, sem se preocupar com formação de grupos ou carros alegóricos. Após o desfile dos blocos oficiais teremos o ‘Bloco Banda Louca’, em que os foliões também vão concorrer a prêmios.

Devido a falta de dinheiro, algumas cidades, como Jaguariúna, cancelaram o Carnaval. Como a Prefeitura de Artur Nogueira está lidando com essa situação? A economia está sendo o nosso lema. Estamos reaproveitando muitos materiais que já foram utilizados em anos anteriores. Reciclamos vários painéis e enfeites, estamos indo sempre nos menores preços e contando com a ajuda de voluntários que amam e fazem a Cultura de Artur Nogueira acontecer. Pra se ter uma ideia, o carro alegórico da Corte da Folia, onde desfilam a rainha, o rei momo e as princesas, foi totalmente econômico. Em outros anos a Corte desfilava em cima de um caminhão. Neste ano o carro será empurrado, assim como os carros alegóricos dos blocos. É até engraçado [risos], a história de como conseguimos o carro da Corte. Encontramos a carcaça de um carro alegórico, que foi utilizado em anos passados por um bloco, jogado no meio do mato. Fomos lá, retiramos o carro e ele está ficando uma beleza [Gugu, interrompe a entrevista e se orgulha ao mostrar uma foto dele retirando a carcaça daquilo que será o futuro carro da Corte].

Gugu

Qual é a proposta do tema ‘Alegria ontem, hoje e sempre’? Como já disse, nossa ideia é resgatar aquele Carnaval familiar de décadas passadas, onde a família nogueirense saía pra se divertir na avenida. O Carnaval de Artur Nogueira cresceu, mas não queremos que ele perca a essência. O tema escolhido para o evento deste ano tem essa proposta. Ser alegre sempre. Todos os dias. Carnaval é alegria. Esse é e sempre deve continuar sendo o nosso verdadeiro lema.

Quantas pessoas são esperadas para este ano? É difícil responder a esta pergunta, mas calculamos uma média de 30 mil pessoas por noite. É muita gente! O que nos aumenta ainda mais a responsabilidade.

E como está sendo planejado a segurança? Isso é um assunto muito importante. Estamos lidando com um evento que vai acolher aproximadamente 180 mil pessoas nas seis noites de folia. Para isso contaremos com a ajuda da tecnologia. Já iniciamos a instalação de cinco câmeras de segurança. São equipamentos de última geração, com zoom altamente potente e infravermelho, que cobrirá toda a avenida e ruas anexas. Contaremos com todo o efetivo dos guardas municipais e policiais militares e civis de Artur Nogueira. Receberemos reforços do 19º Batalhão da Polícia Militar de Americana, com a presença de unidades móveis. Além da equipe de Saúde e Apoio, um verdadeiro time que estará trabalhando, sem medir esforços, para oferecer e garantir segurança aos nogueirenses e aos turistas.

Gugu

Ok. O assunto principal desta entrevista é o Carnaval. Mas não é apenas de Carnaval que se baseia o calendário Cultural de Artur Nogueira. Depois da folia, qual será o próximo evento que teremos? O aniversário da cidade, claro! Em abril queremos movimentar a cidade com vários eventos e atividades. A administração do prefeito Celso Capato está a pouco mais de um mês e a cidade tem vários problemas para serem resolvidos. Embora o pouco tempo, estamos nos dedicando bastante para proporcionar atrações legais para o nosso povo. Gostaria muito e vou fazer o possível para retornarmos com o Desfile Cívico. Acho esse evento muito importante para todos. Algo simples, que não se gasta muito, mas que é de extrema importância visto pelo lado cívico e até mesmo artístico. Estamos vendo a viabilidade de resgatarmos o Campeonato de Pesca, as gincanas, enfim, vamos ter um aniversário digno de se comemorar.

O que muda agora com a criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo? A principal mudança é que agora ganharemos mais autonomia. Poderemos ir direto na Secretaria Estadual, assim como no próprio Ministério de Cultura e Turismo, apresentar projetos grandes e recebermos verbas. Artur Nogueira merecia uma Secretaria como esta que foi implantada. Tenho certeza de que o prefeito Celso Capato fará muito por este setor. Quero criar projetos e ampliar os quais já estão dando certo.

Dá pra se trabalhar Turismo em Artur Nogueira? Esta é uma pergunta muito boa. Muitos acham que de turismo a cidade não tem nada, mas isso não é verdade. Nosso município tem muito potencial turístico, mas falta aquele empurrão. Precisamos valorizar e incentivar algumas áreas. Nós temos o Balneário Municipal e a Lagoa dos Pássaros que são verdadeiras joias. Os dois são pontos turísticos, mas estão abandonados! Precisamos reverter este quadro. Além disso temos um feira que dá inveja a muitas cidades da região. Muita gente vem de fora pra comer um pastel aqui. Temos grandes eventos como a Expo Artur e o Encontro de Motociclistas, enfim, poderemos e vamos incentivar o turismo em nossa querida Artur Nogueira. Ah, sem contar do principal: nós temos a Vaca!

Como poderíamos trabalhar e transformar a ‘Vaca’ em um negócio atrativo? A Vaca é demais. O batuque dela encanta até o mais emburrados e que estão de mal com a vida. A tradição é o maior bem deste bloco. O município de Artur Nogueira tem 63 anos de emancipação política, ou seja, a cidade existe há 63 anos. A Vaca existe há 83 anos! Ela é mais velha do que a própria cidade. Mostra que temos uma cultura e raiz muito forte. Enquanto estive como vereador, tombei em fevereiro do ano passado o Bloco da Vaca como patrimônio histórico imaterial de Artur Nogueira. Cara, não tem nada de mais forte do que a Vaca na cidade. Pra se ter uma ideia, no Brasil existem três blocos de Carnaval tombados como patrimônio imaterial: Cacique de Ramos, Galo da Madrugada e a Vaca. Isso é um verdadeiro orgulho para todos nós nogueirenses.

Gugu

Quais são os seus planos para o Teatro Municipal Rene Marcos Posi? Este espaço é muito querido por todos os amantes da Cultura nogueirense. Foi ali que nasceu a paixão pela arte no coração de muitos. Hoje, infelizmente, ele está abandonado. Precisa de uma reforma urgente e é para isso que vamos trabalhar. Quero transformar o Teatro, assim como o prédio da Biblioteca que fica anexo, em uma Escola de Artes. Um lugar onde os nogueirenses poderão fazer oficinas e cursos de Teatro, Cinema, Música, Artes Plásticas, Dança, enfim, onde a Cultura aconteça. É um projeto grande, mas sei que poderemos concretizá-lo.

Então reativar a Biblioteca Municipal no antigo prédio não está em seus planos? Como disse, ainda são apenas projetos que eu acredito que poderão dar um movimento a Cultura de Artur Nogueira. Vou apresentar ao prefeito Capato e sei que o melhor será feito. Respondendo a sua pergunta, acredito que um bom lugar para a Biblioteca funcionar seja o prédio onde atualmente funciona a Delegacia de Polícia. Já é sabido que a Delegacia vai mudar de lugar. Então, depois de uma boa reforma poderemos trazer os livros para lá, onde ficará em um ótimo ponto, próximo ao Centro Cultural e da Réplica da Estação.

Quando serão iniciadas as oficinas culturais em Artur Nogueira? Estamos trabalhando para que elas tenham início após o Carnaval. Queremos promover oficinas de Teatro, Viola, Balé, Música, Piano, Coral, entre outros, tudo de graça e de fácil acesso a população.

Muitos reclamam que Artur Nogueira é uma cidade pacata e dormitória, onde os nogueirenses não tem nada para fazer aos finais de semanas. Como o senhor vê essa crítica? É como eu já disse. Artur Nogueira tem um enorme potencial turístico que precisa ser trabalhado. Temos vários pontos, que se tratado com carinho, podem movimentar a cidade, sem fazê-la perder a sua essência. Artur Nogueira tem uma característica tranquila, o que também é importante e não podemos perder. Mas podemos criar ações e atividades que envolvam toda a família nogueirense. Artur Nogueira é uma cidade verde, linda por natureza.

GuguFotos: Renan Bússulo

GuguCaricatura: Tomás de Aquino


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.