18/06/2011

Fernando Silva, diretor da Expo Artur

Um dos responsáveis pelo maior evento do município fala das novidades, esclarece polêmicas e defende: “A Expo Artur pertence a Artur Nogueira, não ao partido A ou B, não toleramos politicagem!”


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Alex Bússulo

Depois de vários e-mails e comentários a respeito da realização, ou não, da Expo Artur 2011, pela primeira vez no ano, um dos responsáveis pelo maior evento do município fala a imprensa. Fernando Alves da Silva, de 35 anos, atual presidente da Associação dos Cavaleiros de Artur Nogueira (Acan) e um dos diretores da Expo, recebeu nossa equipe na última terça-feira (14). Em uma conversa de mais de duas horas, Silva falou sobre as novidades, a polêmica envolvendo as entidades assistenciais do município, o dinheiro investido pela prefeitura, além de dar uma ‘palhinha’ de quais shows poderão estar em Artur Nogueira neste ano. Confira.

AGORA ESTÁ CONFIRMADO: A EXPO ARTUR ACONTECE EM OUTUBRO? Graças a Deus. Depois de várias conversas e reuniões oficializamos a realização do evento com apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Artur Nogueira. De 12 a 16 de outubro, no Balneário Municipal Guilherme Carlini. Confirmadíssimo!

UM DIA A MENOS DE QUE NO ANO PASSADO? Sim, decidimos fazer menos, mas garantimos que o evento terá a mesma qualidade dos outros anos. Percebemos que foi melhor enxugar um dia da festa e aumentar as atrações e novidades.

EM 2010, O EVENTO FOI REALIZADO EM NOVEMBRO. POR QUE VOCÊS VOLTARAM PARA OUTUBRO? Não fizemos em outubro porque coincidia com as eleições e também com o Paulínia Arena Music (PAM). Mas não queríamos perder a data de outubro, que já está carimbada a Expo Artur neste mês, por isso decidimos fazer um ‘esquenta’, que aconteceu em cinco dias seguidos em outubro. Nele fizemos a Exposição de Cavalos Árabes, Noite da Rainha, Tractor Road e o Pick-up Power, que foi o primeiro encontro de pick-up da cidade. Em 2011, como não teremos eleições, nem o PAM, que acontece em setembro, e principalmente atendendo aos pedidos da população voltamos para outubro.

ENTÃO NÃO TEREMOS ESTES EVENTOS ANTECIPANDO A EXPO? Não vai ser um ‘esquenta’ como no ano passado, mas não deixaremos de agitar a cidade. Estamos negociando o Desfile de Cavaleiros, o Encontro de Pick-up e dando uma reformulada bem legal no Desfile de Tratores, todos estes eventos antecederão o evento de outubro.

E A NOITE DA RAINHA, QUE ACONTECE A DISPUTA DA RAINHA E PRINCESAS DO RODEIO? Também sofrerá mudanças. Vendo que o Miss Artur Nogueira, produzido pelo Paulinho Munhoz, está ganhando destaque em todo o estado de São Paulo, decidimos aproveitar essa deixa. Portanto, este ano a Miss Artur Nogueira e as outras duas primeiras colocadas, serão automaticamente eleitas a rainha e as princesas da festa. Foi uma forma de valorizar ainda mais a beleza da mulher nogueirense.

HAVERÁ ALGUMA NOVIDADE QUANTO À ESTRUTURA DO EVENTO? Da primeira edição da Expo até hoje, sempre procuramos melhorar, tirando aquilo que não dava certo e investindo naquilo que o público aprovava. Neste ano teremos um novo layout para a exposição comercial, queremos mudar o jeito que os stands foram montados até hoje. Também vamos dar uma incrementada na exposição agrícola, trazendo um novo visual.

A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU NA SEMANA RETRASADA UMA VERBA NO VALOR DE R$200 MIL PARA REALIZAÇÃO DO EVENTO. POR QUE ESSE DINHEIRO É IMPORTANTE? Porque sem ele provavelmente não seria possível a realização da Expo. Ele é a nossa única garantia. Hoje, a realização do evento custa aproximadamente R$1 milhão. A prefeitura ajuda com 20% da festa.

VOCÊS PRESTAM CONTAS AO MUNICÍPIO DESSE DINHEIRO? Claro. Muitas pessoas acham que pegamos esse dinheiro e gastamos como bem queremos, não é bem assim. A Expo tem todo um planejamento de mais de um ano, não é uma brincadeira, um hobby, muito menos política. Nosso evento é totalmente apolítico, se por um acaso um de nossos diretores quiser ser candidato a algum cargo público ele deve deixar a comissão imediatamente. Essa é a nossa regra. Gostamos de política, mas não toleramos que ninguém faça politicagem em cima do nosso trabalho. Prestamos contas aos poderes legislativo e executivo, se alguém tem alguma dúvida é só procurá-los e questioná-los sobre tal prestação. Somos transparentes, não tememos ninguém. Afinal, é um evento que valoriza Artur Nogueira.

O LUCRO QUE O EVENTO DÁ FICA COM QUEM? Com ninguém! Quando temos lucro, o dinheiro vai para o fundo da própria Expo Artur, que como consta em seu estatuto é uma associação sem fins lucrativos.

POR QUE A EXPO ARTUR INCOMODA TANTA GENTE? Como eu acabei de explicar, acho que os que são mais incomodados são aqueles que querem fazer politicagem. Pessoas que querem aparecer em cima de um evento que é do município, não do governo A ou B. A verdade é que somos vidraças e estamos sujeitos a levar pedrada a todo momento. Mas acredito firmemente que são poucos que não acreditam no potencial do evento. Este ano tivemos apoio da Câmara e da prefeitura, quero aproveitar e agradecer esse incentivo por parte do prefeito Marcelo Capelini e dos vereadores, que acreditam na Expo Artur.

POR QUE VOCÊS NÃO DEIXAM O NOME EXPO ARTUR E ASSUME APENAS O RODEIO DE ARTUR NOGUEIRA? Porque não é a nossa proposta. Veja bem, a Expo Artur está registrada legalmente como ‘Associação para o Desenvolvimento Econômico de Artur Nogueira’, só esse nome já exemplifica muito bem o nosso trabalho. O evento na verdade é a união de três grandes e respeitadas associações: Associação dos Cavaleiros, Associação dos Produtores Rurais e Associação Comercial. Além de ser o maior evento da cidade, é algo que valoriza e incentiva o turismo local. Isso sem contar os benefícios físicos que a associação já trouxe para cá…

QUAIS? Vou citar alguns que me vem à memória de imediato, algumas ações feitas dentro do próprio balneário. Fizemos a doação de mais de 4.500m² de pavimentação asfaltica, doamos a tinta para pintura de toda a arquibancada do campo, além da pintura externa do prédio da Terceira Idade. Em 2009, pagamos a cobertura que as entidades assistenciais usaram para trabalhar no Encontro de Motos, adquirimos 14 postes de madeira tratada e todo o cabeamento de fios de alumínio interno do recinto. Também fizemos a doação de 55 cadeiras de rodas e de cinco cadeiras de banho para as entidades, entre outras coisas.

VOCÊ TOCOU EM UM PONTO IMPORTANTE. A RESPEITO DA DOAÇÃO DESSAS CADEIRAS DE RODAS, ALGUMAS PESSOAS CRITICAM A INICIATIVA, DIZENDO QUE O DINHEIRO PODERIA SER REVERTIDO EM OUTRAS BENFEITORIAS PARA O MUNICÍPIO, TAIS COMO A REVITALIZAÇÃO DO BALNEÁRIO MUNICIPAL, QUE ATUALMENTE ESTÁ ABANDONADO. Veja bem, quem faz essa solicitação é a Câmara Municipal de Artur Nogueira, nós apenas cumprimos um pedido. Agora entendo eu que, se os vereadores fazem esse tipo de solicitação provavelmente eles têm em mãos um levantamento das necessidades dessas cadeiras para as entidades. Eu acredito no trabalho dos vereadores. Neste ano continuaremos com as doações, só que com uma mudança: para a Corporação Musical 24 de Junho doaremos violões e para o Lar Renascer faremos a doação de uma televisão.

JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DAS ENTIDADES ASSISTENCIAIS DO MUNICÍPIO, POR QUE ELAS NÃO PODEM MONTAR SUAS BARRACAS DENTRO DO RECINTO? Este assunto foi comentado por um ex-vereador em uma entrevista passada. Acho importante o espaço para explicarmos o que realmente acontece. Em 2005, quando a Expo Artur era apenas um projeto, nós fizemos uma reunião e convidamos várias pessoas de diferentes ramos, várias associações e, inclusive, várias entidades da cidade. Naquele momento elas foram convidadas a serem co-realizadoras do evento, ficando responsáveis pela praça de alimentação, mas não aceitaram, afirmando que não possuíam material humano que comportassem a estrutura. Esse mesmo convite foi feito a elas em outras ocasiões, mas a resposta sempre foi negativa. Confesso que assumir uma praça de alimentação para um evento do porte da Expo não é tão simples. Até porque o funcionamento dela deve ser das 10 horas da manhã às 4 da madrugada. No entanto, várias entidades participaram e continuam participando do evento, se beneficiando de stands, sem nenhum custo. Hoje temos várias pessoas e fotos que comprovam isso [Neste momento, Silva abre uma pasta em seu computador e mostra cinco fotos de entidades que já participaram da Expo Artur. Clique aqui e veja]. Quanto a praça de alimentação, decidimos terceirizar o serviço por dois motivos: livrar-nos da responsabilidade de fazer os alimentos e capitalizar o evento.

QUANTOS AOS SHOWS, JÁ É POSSÍVEL SABER QUAIS ARTISTAS ESTARÃO NO EVENTO? Estamos no processo da aprovação da lei que permite a abertura do processo licitatório. Passamos para as empresas, que trabalham com eventos, cinco shows de nosso interesse para cada dia. A empresa que ganhar a licitação tem que trazer um desses cinco.

QUAIS FORAM OS SHOWS QUE VOCÊS PASSARAM PARA AS EMPRESAS? Na quarta-feira sugerimos os shows de Marcos e Belutti, Munhoz e Mariano, Fernando e Sorocaba, Jorge e Mateus ou Milionário e José Rico. Para a quinta: Gustavo Lima, Guilherme e Santiago, Titãs, Jorge e Mateus ou Fernando e Sorocaba. Na sexta: Guilherme e Santiago, Gustavo Lima, João Carreiro e Capataz, Jorge e Mateus ou Roupa Nova. No sábado: João Carreiro e Capataz, Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba, Skank ou Luan Santana. E fechando no domingo: Marcos e Belutti, Munhoz e Mariano, Jorge e Mateus, Milionário e José Rico ou Paula Fernandes. É bom destacar que será apenas um show a cada dia, escolhido pela empresa que ganhar a licitação. Podemos garantir que em outubro, o evento vai impactar os nogueirenses. Ah vai!


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