14/01/2013

ENTREVISTA: Capato fala sobre governo, problemas e soluções para Artur Nogueira

“A realidade da Prefeitura não é aquela que a cidade inteira sempre soube e acreditou” (Celso Capato) ………………………… Alex Bússulo Regularizar a coleta de lixo, planejar uma solução para a falta de água e nomear os secretários municipais – estas foram algumas das primeiras decisões tomadas pelo prefeito de Artur Nogueira, Celso Capato (PSD). Durante […]

“A realidade da Prefeitura não é aquela que a cidade inteira sempre soube e acreditou” (Celso Capato)

…………………………

Alex Bússulo

Regularizar a coleta de lixo, planejar uma solução para a falta de água e nomear os secretários municipais – estas foram algumas das primeiras decisões tomadas pelo prefeito de Artur Nogueira, Celso Capato (PSD).

Durante a campanha eleitoral, Capato assumiu muitos compromissos com a população nogueirense. Com o slogan ‘Artur Nogueira quer mais’, conquistou exatos nove mil votos, sendo eleito em todas as sessões eleitorais do município.

A confiança depositada já começou a ser cobrada no primeiro dia de governo. “Sei que não será uma missão fácil, mas com muito trabalho e dedicação poderemos dar uma nova cara para Artur Nogueira”, afirma o prefeito.

Algo muito aguardado por todos os moradores era a escolha dos secretários. Divulgação que aconteceu na última semana e que agradou a maioria dos munícipes. Em uma entrevista exclusiva, Celso Capato fala sobre os compromissos assumidos e como pretende torná-los uma realidade. Confira:

Qual critério o senhor utilizou para a escalação dos secretários municipais? Competência, confiança, conhecer e ser da cidade, saber trabalhar em equipe, ter como objetivo comum ajudar a melhorar Artur Nogueira. Acredito muito no potencial e tenho certeza de que Helton Bassi Filippini (Meio Ambiente), Sônia Pandolfo Caetano (Social), Leandro Gugu (Cultura), Marilda Zanchetta Pulz (Educação), Dennys Cesar Favero (Gabinete), Sandro Cesar Sacilotto (Esporte), Alcir Caetano (Segurança), José Donizete Prado (Habitação), Zé Pintado (Obras) e Dra. Eunice Mendes Coelho (Saúde), além de serem pessoas que conhecem bem os problemas do município, são competentes em cada área. Sei que farão um bom trabalho em prol de uma Artur Nogueira que merece e terá sempre mais.

Ainda falta a divulgação dos nomes que ocuparão as Secretarias de Finanças, Planejamento e Administração. Quem poderá ser nomeado? Ainda não tenho nomes. Dei prioridade às áreas mais urgentes do município. Neste momento estou me dedicando na solução de problemas que estão incomodando a vida dos nogueirenses, tais como a coleta do lixo, falta de água, entre outros. Por isso tive que nomear os secretários e começar a trabalhar para a solução desses problemas. Em breve terei toda a equipe de governo completa e farei a divulgação. Mas posso garantir que serão pessoas comprometidas com Artur Nogueira.

No início desta semana, o senhor anunciou medidas para solucionar o problema da falta de água em Artur Nogueira. Acredita mesmo que poderá solucionar de vez esse problema até setembro deste ano? Além de ter assumido um compromisso com a população, posso garantir que resolver o problema da falta de água em Artur Nogueira é uma meta pessoal. Vou lutar muito para atingir este objetivo, não vou descansar até que isto aconteça. Todos podem contar com isso. Para resolver problemas é preciso competência e trabalho, sempre. O principal agravante no setor, assim como em outras áreas, é que a administração passada não investiu para melhorar a água do município. Com isso não há como melhorar o cenário. Já assinei e minha equipe já está se dedicando para que os trabalhos se iniciem. Vamos represar e construir uma nova adutora no Rio Poquinha e também duplicar a capacidade de tratamento da Estação de Tratamento do Jardim Carolina. Vamos construir um reservatório de água no Jardim Egydio Tagliari e desassorear a Represa do Cotrins. Foram medidas pensadas e planejadas para resolver o problema até setembro deste ano.

O que, de fato, aconteceu com a coleta de lixo de Artur Nogueira? Um pouco de tudo. Falta de pagamento, falta de fiscalização do contrato, falta de planejamento. A Prefeitura não pagou o consórcio responsável pela coleta de lixo desde agosto. Uma dívida de mais de R$ 800 mil. Me reuni com o pessoal responsável e vamos colocar a coleta em dia. Primeiro vamos limpar a cidade, depois vamos criar e cumprir rigorosamente o dia da coleta. Pretendo fazer uma campanha educativa para que os munícipes coloquem o lixo doméstico no dia e na hora certa. Vamos fiscalizar e ficar de olho na empresa que ainda tem o contrato vigente.

No final do ano passado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou que a Prefeitura deve R$ 102 milhões. A que se refere esse endividamento? Por ainda não termos fechado a dívida, prefiro não comentar sobre esse valor. O que posso dizer é que a realidade da Prefeitura não é aquela que a cidade inteira sempre soube e acreditou. A cada dia aparece uma nova conta da administração passada. Sem contar das inúmeras obras que estão paralisadas em nosso município, o que não deixa de ser também uma dívida. Para não cometer nenhuma injustiça, prefiro fechar todo o levantamento. Depois que toda a dívida tiver sido analisada e fechada levarei a informação para a população conhecer, de fato, o valor real e quem são os credores.

O que o senhor pretende fazer com o Balneário Municipal e a Lagoa dos Pássaros, dois cartões postais do município, que estão praticamente abandonados? No primeiro momento vamos limpar e conservá-los limpo, pois a exemplo de toda a cidade estes locais estão abandonados. Meu projeto de governo inclui a revitalização tanto da Lagoa quanto do Balneário, que além de serem lugares lindos podem contribuir e muito para o turismo do município. Vamos deixá-los dignos para acolher a família nogueirense, além de moradores de outras cidades.

Um dos maiores símbolos do esporte em Artur Nogueira está fechado há um ano e meio. Quando pretende reabrir o Ginásio de Esportes Maurício Sia? O piso da quadra precisa ser trocado totalmente – devido a umidade e a água da chuva que tomou durante as obras. Não há nenhuma estrutura elétrica no local. Sem contar o estado dos banheiros. Quem passa por fora acha que está tudo bonito por dentro, mas a situação está crítica. Até pensei em abrir as portas e mostrar para a população a realidade do local. Também solicitei um levantamento para a Secretaria de Obras sobre o estado do Ginásio do Itamaraty. Pretendo terminar os dois e colocá-los a disposição dos nossos esportistas.

Outro ponto que está fechado há um ano, e que incomoda muito os amantes da Cultura nogueirense, é o Teatro Municipal Renê Marcos Posi. Quando ele será reaberto? Assim como os ginásios, ainda não posso marcar data, pois a Secretaria Municipal de Obras está fazendo um levantamento do custo para a reforma. Mas só posso lamentar que por falta de manutenção, aquele espaço público chegou a aquele estado, vou tentar de toda forma mudar essa realidade utilizando recursos próprios, convênios com o Governo Estadual ou Federal, mas a reforma terá que acontecer. Também é uma meta.

Como está o andamento da pavimentação de bairros através do PAC? Notificamos a empresa responsável para que termine todas as obras já iniciadas e deixadas pela metade ou inacabadas, como por exemplo as galerias, boca de lobo, rotatórias e pontas de rua sem asfalto. Vamos dar prosseguimento com todas as obras, mas com maior acompanhamento e fiscalização da Prefeitura, quanto a qualidade e cronograma dos serviços prestados.

Em campanha, o senhor assumiu o compromisso de que pretende conceder transporte gratuito para os alunos que estudam fora de Artur Nogueira. Como e quando pretende tornar isso uma realidade, uma vez que as aulas já se iniciam no próximo mês? Veja bem, estamos completando cerca de dez dias do meu mandato como prefeito, o que dificultará uma solução imediata. Mas já vamos verificar se existe dotação orçamentária e viabilidade financeira para ajudar os alunos o mais rápido possível. Precisamos fazer um levantamento e saber quantos alunos nogueirenses estudam fora do município. Isso também está no meu plano de governo e receberá atenção.

Outro compromisso foi a implantação de programas habitacionais em Artur Nogueira. Como colocará isso em prática? Já estamos identificando as áreas para implantação do projeto. Existem empresas cadastradas na Caixa Econômica Federal interessadas em adquirir áreas e implantar o programa, tudo dentro dos critérios da Caixa Federal e do Programa Minha Casa Minha Vida.

Como implantará cursos técnicos e profissionalizantes em Artur Nogueira? Assim como conceder transportes públicos para os estudantes, essa questão dos cursos também foi um compromisso que eu assumi com toda a população. Para isso, vou buscar parcerias com o Governo do Estado, Federal, com a Fiesp, Sesi e Senai, além das escolas particulares presentes em nosso município.

Como pretende dar funcionalidade ao Centro Municipal de Educação Básica Monteiro Lobato (Escola Modelo)? Primeiramente gostaria que você me explicasse qual é o “modelo” desta escola. Junto com nossa equipe de educadores e conselhos municipais quero achar um modelo verdadeiro para esta unidade escolar. Até o final do ano passado, a “Escola Modelo” estava abrigando crianças pequenas, da pré-escola. O que, a meu ver, além de ser um desperdício do local, chega a ser perigoso, uma vez que esta escola possui piscina e não foi projetada para tal finalidade. As crianças foram colocadas ali porque não existe espaço físico suficiente em Artur Nogueira. Isso por falta de investimento em construções, reformas e ampliações de unidades escolares que já se faziam necessárias. Infelizmente, terei que manter esse cenário, pelo menos nos primeiros meses deste ano, até conseguir finalizar as obras de reformas e ampliações em andamento, como exemplo nas unidades do Itamaraty e Blumenau, além da construção de mais uma Emef no Jardim Carolina.

Uma das grandes solicitações da população é a implantação de semáforos em Artur Nogueira. Quando pretende fazer isso? A primeira coisa a ser feita é a elaboração de um estudo e projeto. Precisamos saber os locais onde esses equipamentos devem ser implantados. Acredito que a instalação de semáforos em pontos estratégicos de Artur Nogueira vá contribuir para a melhoria do nosso trânsito. Depois do projeto elaborado, farei de tudo para que a instalação destes equipamentos aconteça. Sei que em breve tornarei isso uma realidade, assim como fiz em Holambra.

Segundo o IBGE, Artur Nogueira é a cidade mais pobre da RMC. Como pretende reverter esse quadro? Esses dados refletem o desenvolvimento do município. Jaguariúna, que é uma cidade muito semelhante a Artur Nogueira, está muito mais desenvolvida do que a nossa cidade. Não há segredo nenhum em mudar esse índice. Para isso é necessário trabalharmos na geração de emprego e renda, além de elaborar um Plano de Desenvolvimento para Artur Nogueira. Isso foi outro compromisso que assumi durante a campanha e vou trabalhar para reverter essa situação.

No final do ano passado, a Prefeitura iniciou as mudanças da Delegacia (Polícia Civil) para a Estrada São Bento, a sede da Polícia Militar para a Av. Dr. Fernando Arens, além da ampliação do prédio da Guarda Municipal. Como o senhor vê essas mudanças? Pretende alterar ou dar continuidade a elas? A Policia Civil realmente vai para a Estrada São Bento, um local que considero fora de mão, de difícil acesso, mas cujo o prédio já estava alugado pela administração passada e com toda rede de informática pronta. No prédio onde está instalada a sede da PM atualmente, no centro, pretendo colocar a Farmácia Popular, que irá funcionar 24 horas. Um local que é estratégico por ser próximo ao Pronto-Socorro Municipal. Isso sempre esteve em meu Plano de Governo. Não acredito que onde está atualmente, o prédio da PM ofereça segurança para a própria corporação. A sede da Polícia Militar vai para a Rua Duque de Caxias (rua da feira), onde terá mais acesso a toda a cidade. Ainda não conheço o projeto de reforma da sede da Guarda Municipal, mas a princípio ela será mantida no mesmo local. A minha meta é que sejam construídas as sedes da Polícia Civil e da Polícia Militar em áreas mais centrais da cidade, facilitando o acesso a todos e, principalmente, que esses prédios sejam construídos pelo Governo do Estado.

Fotos: Renan Bússulo

…………………………………………

Gostou da entrevista com Celso Capato? Sugira o entrevistado da próxima semana! Clique aqui.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.