16/07/2011

CELSO CAPATO, uma visão de Artur Nogueira

Confira a entrevista com o ex-prefeito de Holambra e fundador do PSD de Artur Nogueira


__________________________________
Alex Bússulo

Quinta-feira, dia 14 de julho de 2011, por volta das 20 horas. Em um salão de festas, próximo ao Balneário Municipal de Artur Nogueira, um nome ganhava destaque entre os 150 convidados: Celso Capato. Ex-prefeito de Holambra por três mandatos, ex-vereador de Artur Nogueira, ex-subprefeito de Itaim Paulista e Perus, em São Paulo, trouxe para Artur Nogueira um novo partido, o PSD (Partido Social Democrático), lançado recentemente pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. No evento político, Capato não estava sozinho. Ao lado do vereador Zé Creme e do deputado federal Guilherme Campos, fez o lançamento do novo partido, que promete estar presente nas eleições municipais do próximo ano. “O PSD é um partido independente, tanto do governo quanto da oposição. Somos a favor da população”, afirma Capato, em suas primeiras palavras. Outros partidos também compareceram ao lançamento. Ao todo, vereadores, vice-prefeito, deputado, presidentes de partidos e simpatizantes da política marcaram presença, mostrando interesse no novo PSD. Muitos conhecem Celso Capato, um nogueirense de 49 anos, casado com Naide e pai de Fernando Henrique e Camila. Atualmente, Celso trabalha na Secretaria de Coordenação das subprefeituras, é um dos responsáveis pelo Projeto Florir, que propõe a revitalização de seis mil praças e corredores de São Paulo. Na entrevista desta semana, nossa reportagem teve um papo aberto com o ex-vereador de Artur Nogueira. Em mais de uma hora, Capato falou sobre as eleições de 2012, a fundação do PSD e seu governo na Cidade das Flores. Confira.

QUAL A MAIOR LIÇÃO QUE APRENDEU ATUANDO COMO PREFEITO E SUBPREFEITO? Poderia dizer que trabalhar com a missão de melhorar a vida das pessoas deixa muitas lições que são fundamentais para o sucesso de uma administração. Fui prefeito de Holambra por três vezes, subprefeito do Itaim Paulista, que tem 600 mil habitantes e Perus com 300 mil habitantes, entre tantas lições destaco algumas: trabalhar com amor e dedicação a missão que lhe é confiada, trabalhar para todos independente se votaram ou não em você, ouvir as pessoas, decidir pensando sempre no “nós” e não no “eu”, ter um bom relacionamento com os governantes, que ocupam cargos tanto na esfera Estadual como Federal, independente de partido, estar sempre pelas ruas da cidade acompanhando o trabalho que está sendo executado e ouvindo a comunidade .

DÁ PARA EXPLORAR O TURISMO DE ARTUR NOGUEIRA, ASSIM COMO HOLAMBRA FAZ? Claro que sim, muitas cidades por aí já estão explorando. Artur Nogueira é uma cidade muito bonita, ótima de se viver, só, por exemplo, um corredor verde que começa na entrada pela ROD. SP 332, e vai até o Jardim Planalto é de dar inveja a muitas cidades por aí, precisa melhorar e explorar mais isto, os pesqueiros, o turismo rural, tem produção de flores aqui também, os lagos, entre outras coisas. O turismo gera emprego e renda, é só elaborar um projeto que o SEBRAE ajuda nisso, e colocar em prática, no final todos saem ganhando: o comércio, a comunidade e, principalmente, a cidade.

POR QUE SAIU DA POLÍTICA DE ARTUR NOGUEIRA? Trabalhei pela emancipação de Holambra, e ao final de meu mandato de vereador aqui em Artur Nogueira, como tenho comércio em Holambra, assim como outros nogueirenses também tem, fui convidado por uma ala da Comissão Pró – emancipação de Holambra para concorrer à prefeito, ganhamos as eleições, conseguimos realizar um bom mandato e fomos eleitos por mais duas vezes, com muito trabalho em prol da comunidade, ganhamos muita experiência. Deixamos o mandato em 2008 com a certeza do dever cumprido e com 80% de aprovação.

ATUALMENTE, ONDE VOCÊ MORA? Sou nascido em Artur Nogueira, mas moro em Holambra, trabalho em São Paulo com o Prefeito Kassab, tenho dois imóveis em Artur Nogueira onde mora a maior parte de minha família, inclusive minha mãe, Dona Ansila, hoje com 86 anos, filha do saudoso Rodolpho Rossetti, que empresta seu nome ao prédio da Câmara Municipal.

QUAL O DIFERENCIAL DO PSD? O PSD é um partido que nasce independente. O bem estar da população está acima de tudo, não é oposição radical, nem ao Governo do Estado nem ao Governo Federal, vota a favor do que beneficia a maioria da população, e é contra o que pode prejudicar, sem aquele radicalismo de ser contra tudo, um partido que prega um governo de união, ou seja, passado as eleições enrola-se as bandeiras e trabalha junto em prol da comunidade, este é o nosso diferencial.

POR QUE É IMPORTANTE A CRIAÇÃO DE MAIS UM PARTIDO? O PSD está sendo criado justamente por ser um partido que tem um diferencial, e o seu idealizador, o prefeito Kassab, não concordava com a maneira de agir do seu ex-partido, em ser contra todas as ações do Governo Federal.

O QUE O PSD TEM A OFERECER PARA ARTUR NOGUEIRA? Pretendemos filiar aqui pessoas que tem um objetivo em comum, trabalhar duro procurando melhorar a qualidade de vida das pessoas, investindo e trabalhando pela Saúde, Educação, Segurança, Meio Ambiente, Esporte, Lazer, geração de emprego e renda, incentivando os comércios, Indústrias, Agricultura, entre outros.

QUEM ESTÁ APOIANDO NO LANÇAMENTO DO PARTIDO EM ARTUR NOGUEIRA? Todas as pessoas e todos os partidos que tenham o mesmo objetivo, trabalhar por Artur Nogueira são bem-vindos.

QUAL O OBJETIVO DO EVENTO, QUE LANÇOU O PSD EM ARTUR NOGUEIRA, NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA? Montar o Diretório do PSD em Artur Nogueira, reunir pessoas que tem o objetivo em comum, que é um futuro melhor para Artur Nogueira e a partir daí, começarmos juntos a trabalhar neste projeto que, aliás, é um sonho pessoal que tenho.

O PSD É O RESPONSÁVEL PELO DESMONTE DA OPOSIÇÃO? Não. O PSD foi criado, como já disse anteriormente, pelo prefeito Kassab, um partido que está nascendo com a união de pessoas que estavam insatisfeitas com outros partidos. O PSD não será um partido que vai ser contra por ser contra.

COMO ASSIM? Um partido não pode ser contra tudo o que os outros partidos colocam. Ele tem sim, que ser contra aquilo que vai prejudicar a população, tem que ser contra ao desperdício de dinheiro. O PT não está fazendo um mau governo. Tem coisas que são boas e tem coisas que são ruins. O Brasil avançou, isso é fato. Acho que um dos grandes méritos do PT, do Lula, foi não seguir o radicalismo. Veja como exemplo o Plano Real, o Lula deu continuidade ao projeto, porque era uma coisa boa para o Brasil. Atualmente, quando sai algum projeto, a bancada se reúne e só porque foi criado pelo partido A ou B, vota contra. Não vota a favor da comunidade. Só enxergam partidos e partidos, nunca pessoas. Não acredito que o PSD seja o responsável pelo desmonte de algum partido, o que de fato aconteceu foi que algumas pessoas, que não estavam confortáveis com esta situação, que querem ver o Brasil avançando, encontraram no PSD a oportunidade de contribuir mais pelo país, independentemente de partido.

QUAL A SITUAÇÃO DO PSD ATUALMENTE? O partido está estruturado no Brasil. Já está com quase um milhão de assinaturas. Agora só é uma questão de registro e pronto. Ele já cumpriu todas as etapas legais.

O PSD PRETENDE LANÇAR CANDIDATO À PREFEITO EM 2012, EM ARTUR NOGUEIRA? Iremos lançar candidato próprio à prefeito e candidatos à vereador. Já temos alguns nomes em discussão.

CELSO CAPATO ESTÁ NESTES NOMES? O meu nome está à disposição do partido.

VOCÊ SE JULGA PREPARADO PARA ADMINISTRAR ARTUR NOGUEIRA? Eu me sinto preparado para administrar qualquer cidade com menos de 600 mil habitantes, uma vez que já tenha administrado Itaim Paulista, que além de ter esse número de habitantes, possui muitos problemas.

GOSTARIA DE ADMINISTRAR A CIDADE ‘BERÇO DA AMIZADE’? Lógico que eu gostaria de ser prefeito de Artur Nogueira! Por que não? A cidade em que eu nasci, que já fui vereador, a cidade em que minha família mora. Quando eu fui para Holambra muitas pessoas de lá me tacharam como ‘forasteiro’, mas eu consegui provar para os que acreditaram e também para os que me criticaram que eu era capaz de governar. Prova disso foi as minhas três administrações de lá. Para mim seria um orgulho ser prefeito de Artur Nogueira.

VOCÊ FOI O PRIMEIRO PRESIDENTE DO CONSAÚDE, PLANO QUE ATENDE ATUALMENTE A POPULAÇÃO DE ARTUR NOGUEIRA. A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DE HOLAMBRA DEIXOU O CONSÓRCIO PARA ADERIR A OUTRO PLANO. O QUE VOCÊ ACHOU DESSA SITUAÇÃO? Eu acho que Artur Nogueira está no caminho certo. O Consaúde ainda é novo, mas já avançou bastante. Holambra saiu do Consaúde e foi para outro gastando o dobro. Se você for a Holambra ouvir o pessoal de lá vai encontrar casos de pessoas que ficaram dias no Pronto-Socorro esperando atendimento, sem ter encaminhamento a nenhum lugar. A falta de médicos é uma das reclamações que mais ouço. Acho que tudo isso foi uma pirraça pessoal.

VOCÊ TRABALHOU PARA O CRESCIMENTO ORDENADO DA CIDADE DE HOLAMBRA. NO ENTANTO, É DE CONHECIMENTO QUE UM DE SEUS IRMÃOS, REALIZOU UM LOTEAMENTO CLANDESTINO EM ARTUR NOGUEIRA. O QUE VOCÊ ACHA DISSO? Independentemente de quem seja o loteador eu sempre vou aprovar aquilo que estiver dentro da lei. Em 2000, fiz um loteamento totalmente legalizado em Artur Nogueira, o Jardim Leonor. Eu sou completamente contra os loteamentos clandestinos, independentemente de quem seja o responsável. Uma mão é uma família e mesmo assim nenhum dedo é igual ao outro. Eu só aprovaria um loteamento, seja lá de quem fosse, se ele estivesse dentro da legislação.

COMO VOCÊ AVALIA A ADMINISTRAÇÃO CAPELINI? Eu acho que o prefeito Marcelo está indo bem. Ele é uma pessoa séria. Artur Nogueira avançou, mas tem que avançar mais.

POR QUE VOCÊ NUNCA SE CANDIDATOU AO EXECUTIVO DE ARTUR NOGUEIRA? O meu nome sempre foi citado como candidato nas eleições municipais daqui, fato que sempre me deixou muito feliz. Mas eu não podia ser candidato nessas eleições porque eu tinha um mandato, um compromisso com Holambra. Se eu fosse candidato aqui em Artur Nogueira teria que renunciar a prefeitura da cidade das flores seis meses antes das eleições, e francamente, não achei justo.

ANTES DE COMENTAR, CLIQUE AQUI E LEIA AS REGRAS DOS COMENTÁRIOS.

Em discurso, durante o lançamento do PSD, em Artur Nogueira

Capato com o deputado federal Guilherme Campos e o vereador Zé Creme

Capato com a esposa Naide e com os filhos Fernando e Camila

Clique aqui e veja as fotos do Lançamento do PSD em Artur Nogueira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.