30/04/2011

Capelini, de frente com a população

Prefeito de Artur Nogueira, Marcelo Capelini, responde perguntas polêmicas enviadas exclusivamente pelos leitores

Alex Bússulo

Uma das coisas que eu mais gosto no jornalismo atual é a sua dinâmica. Já foi a época em que o jornalista escrevia algo em sua salinha e fazia seus leitores engolir o texto, sem direito a nenhuma resposta. Antigamente, os profissionais da comunicação escreviam reportagens, críticas, e publicavam nos impressos. Os meros leitores apenas liam, nada a mais. Atualmente, tudo mudou. O que é ótimo, visto do lado democrático. Tudo o que nós, jornalistas, escrevemos nos é devolvido na mesma hora. O leitor participa ativamente do processo construtivo da notícia. Prova disso é a entrevista desta semana. Sugerida pelos leitores do portal NOGUEIRENSE.COM.BR, o prefeito de Artur Nogueira, Marcelo Capelini, responde às perguntas exclusivamente elaboradas pelos moradores da cidade ‘Berço da Amizade’. Durante uma semana, o portal recebeu as perguntas, que você acompanha a partir de agora.

PREFEITO, DURANTE SUA CAMPANHA ELEITORAL NO ANO DE 2008, UMA DAS PROPOSTAS ERA DE TERMINAR A ESCOLA MODELO ATÉ O FINAL DE 2009, UMA VEZ QUE TINHA ‘ARRUMADO A CASA’ NO PRIMEIRO MANDATO. TODAVIA, ESTAMOS EM 2011 E A ESCOLA CONTINUA EM OBRAS. POR QUAL RAZÃO ISSO NÃO SE CONCRETIZOU? [EVERTON SANTOS ROSSI] Caro Everton, isto porque existiram modificações no projeto que implicaram em mudanças na proposta de licitação da segunda etapa desta grande obra, o que gerou atrasos. Inclusive, decidimos desapropriar uma área anexa na parte dos fundos para interligação com as vias públicas de trás da escola, tornando a utilização mais apropriada. Obviamente que ninguém gosta de atrasos, mas as dificuldades que apareceram foram superadas e esta importante obra para Artur Nogueira está sendo concluída, com recursos próprios, e é motivo de orgulho para a nossa cidade, sem considerar que a mesma ajudou a agregar importante valor para o bairro todo, impulsionando, inclusive, outros importantes investimentos privados naquela região. Com relação a arrumar a casa, você sabe que isto realmente foi preciso, mas volto a lembrar, como sempre, que a liquidação da absurda dívida pública herdada ainda está em andamento e continuará até o final do mandato, porque o estrago feito anteriormente foi gigantesco, qualquer um sabe! Mas, aproveito a oportunidade para dizer que este problema também está sendo resolvido e a cidade está em vias de desenvolvimento, agora de forma mais ordenada e consistente.

SOU FILHA DE UM MORADOR DO RESIDENCIAL MARTINELLI, QUE ENFRENTA UM SÉRIO PROBLEMA DE ASFALTO E ESGOTO. EM UMA DETERMINADA OCASIÃO O PREFEITO AFIRMOU QUE IRIA ASFALTAR AS RUAS DO BAIRRO E ATÉ AGORA NADA. QUANDO IRÃO ASFALTAR AS RUAS DESTE BAIRRO E REGULARIZAR A QUESTÃO DO ESGOTO? [FABIANA BOLONHANE CAPITANIO MACEROU] Olá Fabiana. Estamos trabalhando para pavimentar muitos bairros e não apenas o Residencial Martinelli. Sempre disse que a prioridade era por antiguidade dos bairros e o Martinelli não estava no topo da lista. O bairro Martinelli tem esgoto por fossas, coisa que o Governo Municipal não autoriza mais nos dias de hoje e determinei a alteração para rede coletora destinada à futura ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Como conseguimos nos habilitar para o PAC II, do Governo Federal, estamos prestes a assinar o convênio que autorizará a licitação para contratação das obras das duas ETE’s, que totalizam mais de R$ 11 milhões. Inclusive já foi concluída a obra de remessa da antiga estação (assoreada) para a futura, no bairro São Bento. Isto acontecerá e poderemos resolver o problema da coleta do esgoto do seu bairro, por conta da interligação do esgoto do bairro ao emissário da futura ETE São Bento, e isto tem que preceder a pavimentação das ruas. Também estamos prestes a assinar o convênio para pavimentação de muitos bairros, no PAC II, que autorizará a licitação para contratação de obras de pavimentação em mais de R$ 12 milhões. Posso garantir a você e à população nogueirense que o “estoque” de ruas não pavimentadas tem diminuído ano a ano em nossa administração, totalmente ao inverso do que acontecia antes da gente, quando aumentava a cada ano o número de ruas não asfaltadas. Infelizmente, o Martinelli ainda não está neste pacote de pavimentação, como disse, por conta do problema do esgoto. Mas a fila está andando e a vez deste bairro vai chegar, ainda sem data prevista. Estamos trabalhando para que entre na próxima etapa do PAC II, ou, assim que resolvido o problema da coleta do esgoto, autorizar a abertura de Plano Comunitário no bairro.

PREFEITO, EM PRIMEIRO LUGAR GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LO PELA EXCELENTE ADMINISTRAÇÃO A FRENTE DA CIDADE. NESTES ÚLTIMOS SETE ANOS DE ADMINISTRAÇÃO, QUAL FOI A SUA MAIOR REALIZAÇÃO, ALGO QUE O DEIXOU REPLETO DE FELICIDADE, COM O SENSO DE DEVER CUMPRIDO? [CLEVERSON PEREIRA DO VALLE] Obrigado Cleverson. Preparei o espírito para sentir-me feliz com as pequenas conquistas do dia-a-dia. Assim fica mais fácil para superar o desânimo pelo número sem fim de problemas que surgem também diariamente. Não estou trabalhando para uma conquista pontual e sim uma mudança de comportamento do município como um todo, diante da correção das suas diretrizes de crescimento e desenvolvimento sustentável. Mas tenho orgulho de poder deitar, toda noite, com a sensação que dei o melhor de mim para a minha cidade e que ela já começou a colher frutos que ajudei a plantar.

EM RELAÇÃO ÀS OBRAS QUE ESTÃO EM ANDAMENTO NO PRONTO-SOCORRO MUNICIPAL DE ARTUR NOGUEIRA, QUAL É O FUNDAMENTO DE TANTAS OBRAS, “SALAS DE CONSULTAS, LEITOS”, SE NÃO TEMOS PROFISSIONAIS PARA NOS ATENDER? [FELIPE BARBOSA] Certamente nem eu nem o próximo prefeito vai poder reclamar da falta de espaço para os profissionais não é mesmo Felipe? Não podemos adotar a linha de que se não tem porque não tem e se tem porque tem demais. Fique tranquilo que não vai sobrar espaço sem utilização, aliás, o projeto de adequação e reforma é bem modesto, dentro das possibilidades do município, mas vai ajudar a melhorar o atendimento aos usuários.

SOU FUNCIONÁRIA DA PREFEITURA E ESTUDANTE DO UNASP. TENHO O CONHECIMENTO DE QUE AS PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL QUE ESTUDAM NA MESMA UNIVERSIDADE POSSUEM ÔNIBUS GRATUITO. SÃO DOIS ÔNIBUS CONDUZIDOS POR FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA QUE SE DIRIGEM À FACULDADE POR DOIS DIAS NA SEMANA. JÁ NOTEI QUE ESSES ÔNIBUS NÃO VÃO LOTADOS, EXISTINDO LUGARES VAGOS. NÓS, FUNCIONÁRIOS E ESTUDANTES, NÃO TEMOS O MESMO DIREITO DAS PROFESSORAS EM UTILIZAR TAL TRANSPORTE GRATUITO DEVENDO FAZER USO DE VANS CARÍSSIMAS OU ENTÃO DO CIRCULAR. POR QUÊ? [REGINA DOS REIS RODRIGUES] Olá Regina! Parabéns pelo seu esforço e continue acreditando que isso é um ótimo investimento em você, no seu futuro. Infelizmente, como você mesma disse, são professoras da rede pública municipal. Criamos um programa para a rede municipal, em que os professores estão sendo capacitados em educação especial, sendo os custos com a universidade, transporte e materiais suportados pelo município, mas não tem como ser para todos. Não se trata de um programa aberto e sim específico da educação, com recursos de fundos específicos. Infelizmente a legislação é rígida e estamos incentivando para que mais professores aproveitem a oportunidade para otimização dos custos.

O QUE A PREFEITURA TEM FEITO PARA GERAR MAIS EMPREGOS NA CIDADE? HÁ A POSSIBILIDADE DE SE ABRIR ALGUM CONCURSO PÚBLICO? [FERNANDA PRADO] Bem Fernanda, qualquer levantamento dos dados demonstrará que nunca se fez tanto concurso público em Artur Nogueira, mas isso não tem nada a ver com geração de mais empregos na cidade. A geração de empregos não pode ter relação com o número de vagas abertas pela prefeitura e sim com o desenvolvimento da cidade. Os concursos públicos devem ser consequência do crescimento do município. Quanto ao que a prefeitura tem feito, isso vem ocorrendo desde 2005, quando iniciamos uma política de valorização do funcionalismo, permitindo que os servidores pudessem planejar suas compras e seus pagamentos. Tenho dados de que muitas lojinhas, varejões, mercearias, etc., contrataram gente para atender melhor os funcionários públicos que passaram a pagar em dia. Pagar os fornecedores em dia também ajudou a melhorar o processo de geração de trabalho e renda. Aumentamos também as frentes de capacitação e geração de renda. Pagando as contas também em dia, tornamos a cidade adimplente e trouxemos mais recursos dos governos Federal e Estadual e realizamos muito mais obras, muito mais investimentos, o que também ajudou a gerar mais trabalho na cidade. Estamos conseguindo trazer mais empresas também, enfim Fernanda, nosso governo tem trabalhado muito para gerar mais emprego, mais trabalho. Aliás, os dados atuais são de que está faltando gente qualificada no mercado. Importante estar “antenada” às exigências do mercado de trabalho e se preparar, porque o Brasil está crescendo muito e Artur Nogueira está fazendo sua parte e vai crescer junto. Enfim, muita gente acha que geração de trabalho só acontece com a vinda de empresas, mas isso não é bem assim. No entanto, empresas estão vindo e estamos trabalhando para que outras cheguem em breve. E posso contar… Já estão chegando!

POR QUE A CASA QUE ERA UTILIZADA PELO MÉDICO DR.DÉCIO AINDA NÃO FOI OCUPADA POR ALGUM SETOR DA PREFEITURA? REALMENTE SERÁ MONTADA A DELEGACIA NO LOCAL? [IGOR FRIZOLI] Olá Igor. O prédio da antiga clínica não era uma casa. Estamos avançando nas negociações e nossa pretensão é sim transferir temporariamente a Delegacia para lá. Juntamente vamos doar à Secretaria Estadual de Segurança Pública duas áreas para tentarmos conveniar a construção do novo prédio da Delegacia e também da Polícia Militar. Estamos trabalhando nisso e é nesta direção que as coisas precisam continuar acontecendo.

NOSSOS ESTUDANTES QUE PRECISAM IR A OUTRAS CIDADES ESTUDAR ENFRENTAM GRANDES PROBLEMAS EM TERMOS DE TRANSPORTE. SÃO BURACOS NA ESTRADA, PEDÁGIOS E POR CONSEQUÊNCIA O VALOR ABSURDO QUE É COBRADO POR DONOS DE VANS. TUDO ISSO É UM DESESTIMULO PARA O ESTUDANTE NOGUEIRENSE. MUITAS CIDADES DISPONIBILIZAM CONDUÇÃO GRATUITA. GOSTARIA DE SABER O QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA RESOLVER ESSA SITUAÇÃO? [GABRIEL MOURA] Oi Gabriel. Compreendo bem o que está dizendo, pois antes de tornar-me vereador e depois prefeito, fui estudar fora durante muitos anos e hoje vejo como foi importante enfrentar esta “barra pesada”. Com isso aprimorei meus conhecimentos e agora consigo ajudar mais a sociedade em que vivo. A prefeitura está trabalhando para aumentar sua arrecadação, uma vez que somos a cidade mais pobre da região. Algumas cidades conseguem realmente oferecer este benefício, mas ainda não é o caso de Artur Nogueira, que precisa primeiro gerar mais produtividade e consequentemente aumentar a arrecadação para oferecer mais benefícios. Administro a falta de dinheiro e a não a sobra dele. Isso vai mudar no futuro porque tomamos medidas de correção de rumo quanto ao desenvolvimento da cidade, que estava se transformando em cidade dormitório, picada por chácaras que viravam lotes clandestinos sem perspectiva de trabalho para quem chegava, muitas vezes dentro de um esquema de quadrilha organizada para parcelamento de solo. O Cleverson perguntou lá em cima o que mais me orgulha. Uma das coisas é ter mudado essa pouca vergonha e com isso ajudado a melhorar os dias de hoje e mais ainda os de amanhã. Mas condução gratuita vai demorar um pouco ainda, infelizmente. Não chegou a hora disso acontecer, mas também não está tão longe. Estamos conversando muito com o Unasp para ampliar as parcerias e os cursos com Artur Nogueira, a fim de facilitar o estudo do jovem nogueirense sem precisar se deslocar para tão longe, já que a universidade está com o pé dentro de nossa cidade.

HAJA VISTO A PROJEÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS EM NOSSA CIDADE, VISANDO A NECESSIDADE DE ESTRUTURAÇÃO ORGÂNICA NO MUNICÍPIO, QUAIS SÃO AS TRATATIVAS PARA RESOLVER PROBLEMAS COMO: PAVIMENTAÇÃO (CONSERVANI) E DEMAIS BAIRROS EM EXPANSÃO, A ENGENHARIA DO TRÂNSITO NO CENTRO DE NOSSA CIDADE (SINALEIROS ORGANIZADORES), ESCOLAS TÉCNICAS, ETC? [ÂNGELA M G LUZ] Então Ângela, esta sua reflexão nos remeteria a uma conhecida tese filosófica. Quem veio primeiro? O ovo ou a galinha? Prefiro acreditar que foi a galinha e dela os ovos. Assim estamos trabalhando muito para a vinda de novas empresas e com elas certamente ocorrerá o aumento da arrecadação, o que permitirá a melhoria das estruturas urbanas. Quanto aos novos bairros em expansão, não se fala mais em parcelamento sem ‘toda infraestrutura’ necessária. Esse negócio de parcelar terra, vender lote e deixar a infraestrutura para o futuro acabou. O Conservani está com boa parte pavimentada e a parte restante está incluída na primeira etapa do convênio do PAC II que assinaremos até maio com a CEF. A partir daí, a primeira medição dos serviços realizados deve ocorrer até 11 meses após (inclusive o processo licitatório e autorização para início das obras), conforme determinação do Ministério das Cidades. O asfaltamento de alguns bairros, num total de R$ 12 milhões, dentre os quais o referido, já está previsto mesmo antes da melhoria da arrecadação com as novas empresas, com as quais, num futuro não tão distante, será mais fácil destinar recursos para pavimentações que não poderão ser absorvidas pelo PAC por conta de tratar-se de locais ainda não registrados.

DIAS DESSES FUI ASSISTIR UM DESFILE NO TEATRO MUNICIPAL E QUASE ME MACHUQUEI COM UMA POLTRONA QUE ESTAVA QUEBRADA. NOTEI QUE HAVIA VÁRIAS NA MESMA SITUAÇÃO, ALÉM DE OUTROS PROBLEMAS COMO MANCHAS NAS PAREDES, CAIXAS DE SOM QUEBRADAS. NÃO ESTARIA NA HORA DE REFORMAR ESTE QUE É UM ESPAÇO TÃO IMPORTANTE PARA A CIDADE? [KARINA LIMA] Está sim Karina. Terminamos o projeto de reforma para a licitação e contratação deste importante investimento, como você mesma disse, mas não conseguimos autorizar o andamento disso no ano passado, por falta de dinheiro. Estamos convictos de que conseguiremos liberar os recursos para breve. Cabe esclarecer que os recursos para cultura são poucos, infelizmente. Desnecessário voltar a esclarecer que a melhoria de outros setores de desenvolvimento vão possibilitar a injeção de novos recursos para o Fundo Municipal de Cultura.

JÁ OUVI MUITO FALAR DO PAC 2, MAS AFINAL DE CONTAS QUANDO ESSAS OBRAS VÃO COMEÇAR? [RICARDO MIRANDA] Olá Ricardo! Tenha Fé! Uns tem fé demais, outros fé de menos. Tomamos as medidas para primeiro podermos nos habilitar no processo de obtenção destes recursos, observe-se, junto a este programa que é de País e não local. Mas como já disse acima, temos informações do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, que os convênios serão assinados até maio próximo e em seguida será iniciado o processo de licitação para contratação das obras que devem ser iniciadas, com primeira medição, dentro de onze meses após. Vai acontecer.

A ESCOLA DA PONTE DE TÁBUA FOI REFORMADA RECENTEMENTE. FIQUEI SABENDO QUE ELA ATENDERÁ CRIANÇAS EM TEMPO INTEGRAL. QUANDO ISSO VAI ACONTECER? [Rita Godoy] É um projeto da Rede Municipal de Educação. Tenho que esclarecer que existem metas de governo e metas departamentais. Esta é uma meta departamental, por ser de pequeno porte, uma vez que lá não existe estrutura para um serviço amplo e sim mais restrito. Mas todo serviço é sempre bem vindo e estamos apoiando a iniciativa que depende de alguns investimentos de adequação da estrutura física. Já foi autorizada. Estamos apoiando para que aconteça o quanto antes.

GOSTARIA DE SABER POR QUE O SENHOR ESTÁ DISPENSANDO OS FUNCIONÁRIOS DO SETOR DE SAÚDE (CONSAÚDE), ISSO EM VÁRIAS ESPECIALIDADES, JÁ QUE É FATO QUE NOSSA CIDADE DEIXA MUITO A DESEJAR PARA COM OS CUIDADOS DA SAÚDE DO POVO NOGUEIRENSE. [REINALDO PAVÃO] Essa informação não procede, Reinaldo. O que ocorre é o seguinte. Nós somos o Consaúde e o Consaúde somos nós. É um consórcio do qual o município ajudou a constituir, em 2006, e dele faz parte. A estrutura de pessoal é que obedece a sistemas admissionais diferentes. Autorizei a disponibilização temporária de alguns servidores que estavam selecionados pelo Consaúde, até determinar agora o chamamento daqueles que passaram no concurso público do próprio município. Assim, não existe nenhuma demissão e sim devolução ao Consaúde, que possui regime de trabalho diferenciado do município. Qualquer funcionário do Consaúde poderia ter prestado o concurso público no município e ser efetivado ao quadro municipal, que é o que está acontecendo. Portanto, não existe nenhuma diminuição de servidores e sim sua substituição por efetivação, dentro do que determina a legislação. Todos sabemos que os serviços de saúde tem que continuar melhorando. E estão.

POR QUE NÃO SE FAZ UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE EM NOSSA CIDADE? POR QUE ESTÁ SENDO FEITA A ESCOLA MODELO SE NÃO É PARA ESSE FIM? JÁ TEMOS ESCOLAS EM QUASE TODOS OS BAIRROS, SÓ FALTA UMA PROFISSIONALIZANTE. [MAH] Olá Mah. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. A Escola Modelo é da rede municipal de educação e o ensino profissionalizante é financiado principalmente pelo terceiro setor, como o SEBRAE, SESI, etc.. Hoje o Governo Federal e Estadual, juntamente com este terceiro setor, estão diminuindo a falta destas escolas em municípios com mais de 200 mil habitantes (temos 44 mil) ou com grande apelo da atividade industrial. Portanto, a vinda de indústrias ajudará no processo de obtenção de uma escola profissionalizante. Se algum santo prometer milagre diferente, desconfie, ok? A Escola Modelo terá estrutura para o ensino municipal que ocorre durante o dia. Certamente poderemos autorizar o uso para parcerias com instituições profissionalizantes a fim de viabilizar o uso desta importante estrutura que é a Escola Modelo para outras finalidades de interesse social, desde que em horário noturno, sem prejuízo do ensino fundamental. Capicha?

EXISTE ALGUM PROGRAMA PARA RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS RURAIS DO MUNICÍPIO? MORO NA PARADA E PARA CHEGAR EM MEU SÍTIO ENFRENTO PROBLEMAS COM BURACOS, A SITUAÇÃO PIORA QUANDO CHOVE. [MATHEUS COSTA] Oi Matheus. Agora em abril já começou com mais eficiência a recuperação das estradas rurais. Este ano vamos tentar iniciar uma parceria com todos os proprietários para diminuir o volume de água nas estradas, que vem aumentando com o também aumento das chuvas. A piora das estradas rurais decorre do aumento do volume de água a cada ano, por conta destes fenômenos do aquecimento, com mais volume de água em menos tempo de chuva. Isso é terrível para as estradas, que se transformaram em calhas naturais, uma vez que todos querem jogar a água para fora do seu imóvel. A prefeitura também está tentando melhorar sua frota de máquinas e para isso estamos quase liberando um financiamento do BNDES para aquisição de um conjunto de novos equipamentos que vai nos ajudar neste processo e diminuir o número de problemas para o próximo ano, durante as chuvas, que, segundo a previsão, virão cada vez em maiores volumes.

POR QUE O BALNEÁRIO ESTÁ NAQUELA SITUAÇÃO? CHEIO DE MATO E COM ESTRUTURAS QUEBRADAS, DANDO O AR DE ABANDONADO? ÀS VEZES PASSO PELO LOCAL E VEJO CRIANÇAS NADANDO SEM NENHUMA SEGURANÇA. POR QUE A PREFEITURA NÃO REVITALIZA O PONTO? [ARNALDO SILVA] Simples Arnaldo. Falta de dinheiro. Mas estamos trabalhando para direcionar recursos para isso também. Tanto quanto você quero ver aquele espaço todo revitalizado. Sempre disse que teríamos que “tratar primeiro do tumor e depois cuidar da plástica”. Já estamos melhorando alguns visuais e logo Artur Nogueira chega ao Balneário.

GOSTARIA DE SABER POR QUE TEM APARELHOS DE GINÁSTICA NOVO GUARDADO ATRÁS DO PRONTO-SOCORRO E NÃO SÃO INSTALADOS NO BAIRRO DO BLUMENAU? JÁ FIZEMOS PEDIDO HÁ MAIS DE CINCO MESES E NOS RESPONDERAM QUE ESTAVAM ANALISANDO. [AUGUSTO] Olá Augusto. É que estes equipamentos novos estavam destinados ao Jd. Sacilotto II, onde está sendo construída a nova unidade de saúde daquele bairro. Se não me engano os mesmos foram, inclusive, recentemente instalados. Quanto ao Jd. Blumenau, o problema tem sido a falta de área institucional e estamos concluindo o processo de destinação de área, mesmo que seja necessária a desapropriação de alguns terrenos vazios. O Governo Municipal decidiu priorizar a instalação destes equipamentos ao lado das unidades de saúde, para os programas de saúde da família com exercícios físicos e por este motivo o Blumenau terá que aguardar um pouco a chegada dessa academia de ginástica. Aproveito a oportunidade para pedir que os usuários ajudem a denunciar atos de vandalismo contra estes equipamentos, cuja utilização pelo público não gera as danificações que vem ocorrendo de forma criminosa.

GOSTARIA DE SABER SE O PREFEITO TEM ALGUM PLANO, AINDA QUE JUNTO AO GOVERNO ESTADUAL, EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO DE ARTUR NOGUEIRA, UMA VEZ QUE ESTAMOS RECEBENDO VÁRIAS EMPRESAS NA CIDADE, E ELAS REQUEREM MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA. [EDIVINO DE JESUS SILVA] Olá Edivino. Acabei comentando este assunto acima. Favor observar a pergunta e resposta para a Mah. Obrigado.

TENHO UMA CASA CONSTRUÍDA EM MEIO LOTE NO BAIRRO RESIDENCIAL NOSSO CHÃO E GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUMA POSSIBILIDADE DO DESMEMBRAMENTO DESTE TERRENO? E QUANDO VAI SAIR A ESCRITURA DESSES TERRENOS POR AQUI? PORQUE NÃO ACHO CORRETO PAGAR O IPTU SEM TER UMA ESCRITURA. [LUIS PAIXÃO] Então Luis, o correto seria você não ter comprado um imóvel dividido de boca, por contrato de gaveta, quando a Lei proíbe justamente a divisão. O IPTU é sobre o imóvel todo, independentemente de estar dividido ou não. Difícil quando as pessoas querem que o prefeito cumpra a Lei ao tempo que muitas não se esforçam para cumpri-la. Estamos estudando um projeto de Lei para que seja votado na Câmara Municipal e permita a regularização disto, mas estamos trabalhando no marco divisório para saber qual caso será permitido e qual caso não será. Quando você for procurado sobre a possibilidade de regularização, não deixe de ir até a Prefeitura para ver se é o seu caso, mas isso vai demorar ainda alguns meses. Aguarde que você certamente receberá informação para isso. Fica o alerta para que ninguém compre imóvel pela metade, pois não pode ser dividido. A divisão desordenada acaba com as estruturas de energia, água e esgoto efetuados para o bairro. Isso prejudica a todos.

SENHOR PREFEITO, TENHO UMA CASA NO JARDIM CAROLINA, LINDA MESMO, COM SETE COMODOS, SÓ TEM UM PROBLEMA: A POEIRA EM DIAS DE SOL E A LAMA EM DIAS DE CHUVA, O SENHOR NÃO GOSTARIA DE TROCAR A SUA LÁ DO RESEK COM A MINHA? [SENHOR X] Olá Senhor X. O senhor deve estar falando de outro então. Moro no Jardim Ricardo Duzzi e não no Jd. Rezek. No entanto, se quiser trocar com minha casa no Jd. Ricardo Duzzi, podemos conversar a respeito, dependendo de quanto você vai retornar, claro! Provavelmente vou ganhar dinheiro na sua falta de habilidade em negócios duas vezes. Uma na venda da minha casa para você e outra na venda desta sua casa para terceiros, porque em breve vai chegar o asfalto no Jd. Carolina e esse “seu meu futuro imóvel” vai ser bem valorizado. Tenho interesse nisso sim. Aliás, com essa questão da ordenação do desenvolvimento, mais da metade do valor do que vale sua casa você deve a mim, que atuei decisivamente na revalorização imobiliária de Artur Nogueira (mesmo sem asfalto) e por isso mesmo tenho certeza que você fará um desconto especial em reconhecimento a isso, quando formos negociar, não fará?

PREFEITO, TODOS NÓS, SERVIDORES DA PREFEITURA, SABEMOS QUE O NOSSO SALÁRIO ESTÁ UM POUCO DEFASADO, CORRETO? GOSTARIA DE SABER QUANDO É QUE TEREMOS UM SALÁRIO UM POUCO MELHOR? E QUANDO ISSO IRÁ ACONTECER? OU SÓ VAI FICAR PARA O ANO QUE VEM, NO QUAL O SENHOR IRÁ TENTAR ELEGER O SEU SUCESSOR? [LUIZ FERNANDO BEZERRA DE MENEZES] Tudo bem Luiz Fernando? Errado. Os salários estão melhores que antigamente, aliás, melhor do que muitas cidades vizinhas, mesmo sendo uma cidade mais pobre. Estamos recuperando ano a ano as referências salariais do quadro municipal. Mas se depender de funcionários ruins como você a coisa vai demorar mais. Você já foi disponibilizado por vários setores por prestação desqualificada. Tive uma conversa dia desses, no Sindicato, pedindo ajuda para que o sistema se auto depure, de forma mais intensificada, com o apoio dos servidores de bem, que trabalham de verdade e poderiam ganhar mais, já que trabalham mais. Mas para isso precisam testemunhar nos processos de sindicância e avaliação a fim de que o Prefeito possa exonerar com menos entraves funcionários que ganham demais pelo pouco que produzem, como no seu caso. Se você quiser ajudar neste processo, pode fazer um favor para o município e pedir exoneração.

EXISTE A POSSIBILIDADE DE A PREFEITURA TRAZER CURSOS PROFISSIONALIZANTES PARA OS JOVENS NOGUEIRENSES? [MARILEI BARBOSA] Oi Marilei. Estamos trabalhando nisso. Depende de diversos fatores, como já comentei acima em relação à pergunta da Mah e do Edivino. Mas estamos persistindo e insistindo. Uma hora Artur Nogueira conseguirá sua escola, dentro da logística de profissionalização do terceiro setor. Pode ter certeza que estamos fazendo nossa parte.

GOSTARIA DE SABER POR QUE O SENHOR PREFEITO AINDA NÃO TOMOU PROVIDENCIAS QUANTO AOS ANIMAIS ABANDONADOS QUE ESTÃO NAS RUAS, PASSANDO FOME E SEDE, O QUE ME CONSTA QUANDO O SENHOR VAGNER DA TEKA ERA VEREDOR O MESMO LHE ENVIOU UM PEDIDO, QUE NÃO FOI ACEITO, SENDO QUE TUDO IRIA SER DOAÇÕES. SENHOR PREFEITO TENHA UM POUCO DE CORAÇÃO. [ALE] Então Alê. Como diz o ditado popular. Tem boi na linha nessa sua reflexão. Alguém te vendeu gato por lebre. Se eu não gostasse de animais eu não cuidaria do meu. Neste momento a Prefeitura, que tem poucos recursos, prefere gastar em outras coisas mais importantes. Não que os animais não o sejam, mas se cada um cuidasse do seu como tem que ser cuidado, esse problema seria bem menor. Se existir alguma entidade querendo organizar isso, por doações, pode fazê-lo e nem depende de autorização do Prefeito. Podemos, inclusive, discutir algum tipo de apoio para isso, mas procura gente séria. E pra gostar de animais antes tem que gostar de ser humano. Se quiser tomar a frente desta discussão, me procure no gabinete com esta pauta. Atenderei.

GOSTARIA DE SABER QUANDO A REGIÃO DO EGIDIO TAGLIARI SERÁ ASFALTADA? [SANDRA] Oi Sandra. Esta região está inclusa na primeira etapa do PAC II e ocorrerá conforme já comentado acima.

POR QUE TODAS AS CIDADES VIZINHAS, CIDADES GRANDES E PEQUENAS, OS CÃES DE RAÇA FEROZ SÓ CAMINHAM COM OS DONOS COM FOCINHEIRA E ENFORCADOR E SOMENTE EM NOSSA CIDADE ANDAM “SEM”, OU SEJA, SERÁ QUE EU TEREI QUE ANDAR DE ARMADURA PARA ME PROTEGER DOS CÃES NA MAIORIA DAS VEZES “TREINADO PARA MATAR”? E AS VIATURAS PASSAM AO LADO E NAO FAZEM NADA! A LEI PARA ESTE TIPO DE ABUSO JÁ EXISTE A MAIS DE DEZ ANOS EM NOSSA CIDADE! LEI COMPLEMENTAR NUMERO 251 DE 2001. PERGUNTA: POR QUE A LEI NUNCA FOI E NEM ESTA SENDO CUMPRIDA? OBRIGADO. [GILSON] Então Gilson, concordo com sua reivindicação. Tivemos que cuidar de outros problemas antes de exigir ações de fiscalização neste sentido. Recentemente melhoramos as estruturas do Departamento de Fiscalização que agora está sediado ali na Rua Angela Piceferrari (perto da escola do Amaro) e em breve elas surtirão efeitos neste sentido. Também não podemos exagerar achando que isso só acontece em Artur Nogueira porque não é verdade, mas o fato é que está sendo preciso multar as pessoas que não respeitam a Lei. Mas isso não vai melhorar só com mudança da postura fiscal das estruturas municipais. Será preciso da ajuda da população neste processo, mesmo por conta da denúncia e autuação. Espero poder contar com sua colaboração neste sentido, para as ações que se iniciarão em pouco tempo. Eu que agradeço a sua manifestação e concordo plenamente que é preciso mais atenção do Poder Público para fazer valer esta Lei.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.