13/03/2019

Entenda os motivos pelos quais o ar condicionado pode ocasionar incêndio

A manutenção nos aparelhos eletroeletrônicos é necessária mensalmente dependendo do tipo de aparelho

Informe publicitário

Nesse clima quente, com os termômetros passando dos 30°C,  um ambiente fresquinho com o ar condicionado no mínimo é um alívio. No quarto, escritório, sala de estar, a melhor alternativa para suportar o clima tropical é o ambiente climatizado. Porém, para não perder a eficiência e não comprometer a segurança do local e estabilidade do aparelho, é necessário adotar medidas cautelosas antes mesmo do seu uso.

 

O ar condicionado requer condições específicas para sua utilização como qualquer outro equipamento eletroeletrônico. Primeiramente, é necessário avaliar as condições do local onde será instalado verificando voltagem e capacidade de resfriamento do aparelho. Após confirmar essas informações, você pode adquirir o produto que se adeque a estrutura do local desejado.

Após a compra do aparelho é preciso contratar o responsável pela instalação. É muito importante respeitar as instruções fornecidas pelo fabricante e permitir que apenas profissionais instalem o aparelho. Ressaltando que o ar não deve ser colocado pelo proprietário do aparelho. Essa etapa sendo mal  pode desencadear acidentes, prejuízos materiais e ainda pode custar a vida de pessoas caso ocorra o incêndio.

 

Deve-se observar que em ocasiões onde o aparelho é ligado diretamente na tomada, não pode utilizar Benjamin, também conhecido como T. Isso evita o superaquecimento dos mesmos, curtos circuitos e ao sistema elétrico do local, além de diminuir riscos de incêndio.

As causas de incêndios são inúmeras, abaixo seguem as principais:

  • Subdimensionar o disjuntor e sua fiação
  • Não utilização de disjuntores na instalação do ar condicionado
  • Fios desencapados e isolamento inadequado
  • Local com má fiação elétrica
  • Má instalação
  • Falta de manutenção

Se aparecerem os seguintes sinais, deve-se desligar o aparelho imediatamente e solicitar o auxílio de profissionais para aplicar os procedimentos corretivos necessários:

  • Superaquecimento do plugue ou cabos;
  • Alteração na coloração de plugues;
  • Cheiro de queimado no ambiente, vindo diretamente do ar condicionado;
  • Equipamento parando de funcionar do nada e com frequência;
  • Sons estranhos vindo do aparelho durante seu funcionamento;
  • Cabos corroídos, frouxos ou lesionados.

É indispensável a manutenção periódica e de forma rigorosa dos aparelhos. A falta de limpeza e da manutenção correta e constante, além de diminuir a renovação do ar, provoca acúmulo de sujeira. A limpeza completa do ar-condicionado deve ser feita em média de 30 em 30 dias, sendo que esse tempo pode variar dependo da máquina. A Frio Lar é uma empresa referência em atendimento de urgência para consertos e reparos de ar condicionados. Os técnicos são treinados para oferecer os melhores serviços de manutenção de ar condicionado com foco na qualidade total. Esse serviço é voltado para clientes residenciais ou empresas.

Além de  suporte a manutenção em ar condicionado também realiza a venda dos aparelhos, facilitando assim para o cliente o melhor equipamento para a sua necessidade. A Friolar fica localizada na Rua São vicente de Paula 726, Vila São Cristóvão – Limeira/SP. Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7 às 18 horas. Telefone: (19) 9 7165-9752. A empresa também está presente no Facebook Instagram.

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.