17/01/2012

Ensaios da Vaca começam e prometem animar nogueirenses

Bateria se concentra ao lado do antigo prédio da Biblioteca

Alex Bússulo

Os ensaios do bloco mais tradicional do Carnaval nogueirense já começaram e vão até o dia 14 de fevereiro, sempre as terças e quintas-feiras, às 19h30, ao lado do antigo prédio da Biblioteca Municipal, localizado na Avenida Dr. Fernando Arens, em Artur Nogueira.

O encontro é aberto ao público e também para quem quiser aprender a tocar e integrar à bateria. “Todos estão convidados a prestigiar e a participar da tradição da Vaca”, afirma um dos organizadores do bloco, David Martins.

Os instrumentos disponíveis são tamborim, surdo, caixinha, surdão e chocalho. São aceitos foliões acima de 12 anos, acompanhados pelos pais. Os interessados podem comparecer nos dias de ensaios. Não há custos para participação.

Assim como no ano passado, além da folia dos adultos, o Carnaval também terá um dia especial para as crianças. Na sexta-feira, 17 de fevereiro, a bateria traz ‘Os Filhos da Vaca’, que pretende reunir mais de cem pequenos foliões na avenida.

Trazida pelos espanhóis em 1930, a Vaca se popularizou na cidade, trazendo turistas de toda parte do país. Confeccionada com pano e cipó, ela sai na principal Avenida de Artur Nogueira chifrando todos que cruzam seu caminho. A brincadeira une homens que se vestem de mulher e vice versa. Atualmente a comissão organizadora é formada por ‘Lelo’, ‘Duda’, ‘David’, ‘Cridinho’, ‘Ditão’ e ‘Romildo’.

“A Vaca já pode ser considerada como um verdadeiro patrimônio cultural e turístico de Artur Nogueira”, afirma o chefe da Divisão Municipal de Cultura, Marcos Roberto Campos.

A organização espera receber aproximadamente 50 mil pessoas nos dias da Vaca. A bateria sairá no domingo (19) e na terça-feira (21 de fevereiro).


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.