09/05/2014

Empresa nogueirense se destaca ao adquirir licença única da Nike para a Copa

Empresário comemora sucesso da Torcida Baby, que é a única empresa licenciada no Brasil pela Nike para confeccionar roupas e acessórios para bebês com a marca da CBF

Torcida baby

Para o orgulho de Artur Nogueira, a Torcida Baby é a única empresa licenciada no Brasil pela Nike para a confecção de roupas e acessórios para bebês de até 24 meses, com cores e o escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Confeccionando sapatos e roupas infantis com emblemas de times de futebol, a empresa nogueirense conquistou o mercado nacional, chegando a exportar para outros países. Atualmente, a Torcida Baby possui a licença de mais de 50 clubes.

Adolfo

Mas engana-se quem acha que todo esse sucesso aconteceu do dia para a noite. O criador e empresário José Adolfo Queiroz suou bastante a camisa para chegar até aqui. “Comecei a fabricar roupas para senhoras “fortinhas”, manequim acima do 52, mas descobri que era muito pano para roupa para uma pessoa só. Pensei em roupas que usassem pouco pano e poderia cobrar bem, dentre todas as possibilidades resolvi fabricar sapatinhos para bebês”, relembra o empresário.

Adolfo conta ainda que os sapatinhos eram confeccionados com tecido e espuma de primeira, mas que mesmo sendo bem feitos e bonitos não vendiam como o esperado. “Quando fui vender descobri que muitos já fabricavam sapatinhos lindos e bem feitos. Eu tinha que encontrar uma ideia que desse um diferencial ao produto. Ficava lembrando do “slogan” da Globo: “invente, tente, faça diferente”, mas não conseguia achar como seria este diferencial. Mas tinha muita fé que a ideia iria surgir no momento certo”, conta.

Até que a ideia certa surgiu. “A minha esposa comprou no Bazar Neli uma pulseirinha de tecido do São Paulo Futebol Clube e, chegando em casa, ela me disse: “Por que você não coloca estes emblemas nos sapatinhos?” Então, fiz alguns sapatinhos do Corinthians, do Palmeiras e do São Paulo. A ideia deu certo e, depois de algum tempo, a produção começou a crescer”, relembra.

Um erro lá atrás quase pôs fim ao sonho de Adolfo que, sem saber da necessidade, fabricava os produtos dos times, sem as licenças das marcas. “Nossos produtos estavam vendendo muito bem, principalmente para lojistas do Rio de Janeiro. Como estávamos em maio de 1998, com a aproximação da Copa do Mundo, o que mais vendia era o verde-amarelo com o símbolo da CBF. Um diretor da CBF viu os produtos e mandou apreendê-los aqui em Artur Nogueira. Não sabíamos que teríamos que ter as licenças dos clubes e da CBF. Os produtos foram apreendidos. No caso do Brasil tiramos o logo da CBF e colocamos Brasil. Depois da Copa negociamos com os clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro. Depois disso, os negócios foram muito melhores. Hoje temos a licença de mais de 50 clubes e, na maioria, são eles que nos procuram. Nosso forte é tamanho para bebês, mas de alguns clubes temos a licença para fabricamos até o número 12. Atualmente fabricamos mais de 120 modelos, de mais de 50 clubes. Isto dá no total de 50 mil peças por mês”, afirma o empresário.

IMG_9830

Adolfo se orgulha ao dizer que a empresa dele é a única no Brasil a ter a licença da Nike para a confecção para os bebês. “Vejo isto como uma vitória, pois em 1998, nossa fábrica foi praticamente fechada por fabricarmos CBF sem licença e, agora, com a copa de 2014, a Nike queria um fabricante que tivesse um nome, bons produtos e boa distribuição e acabou chegando até nós. Acho que isto vem coroar todo o esforço de nossa equipe que sempre faz o melhor que pode. Funcionamos em um prédio próprio, com 1.200 m2. Visando a copa de 2014, estamos construindo outro prédio de 1.000 m2. Tenho certeza que ainda cresceremos muito”, comemora Adolfo.

Adolfo

Torcida baby

 

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.