Empresa anuncia fábrica de aviões em Artur Nogueira
Cerca de 10% da frota nacional é fabricada pela Flyer.
Da redação
Artur Nogueira receberá a empresa aeronáutica Flyer, que trabalha na fabricação de aviões desde 1983. O anúncio do novo empreendimento foi feito na manhã desta quarta-feira (29), no gabinete do prefeito Celso Capato (PSD), às 11h30. O presidente e o gerente geral da empresa, além do empresário José Antônio Bragalia, também participaram da apresentação do projeto. A fábrica será anexa ao “Aero Park Brasil”, aeródromo que será construído no município e que tem previsão de entrega para 2018.
Com os documentos assinados por Capato e pela presidência da empresa, a Flyer se comprometeu em concluir a fábrica no período máximo de 24 meses após a entrega das obras do aeródromo. O processo agora segue para aprovação na Câmara Municipal, etapa que, segundo o prefeito, não deve demorar mais do que cinco meses. Atualmente em Americana, a indústria deve se transferir completamente para Artur Nogueira assim que as obras terminarem.
Idealizado pelos empresários José Antônio Bragalia e José Adolfo Queiroz, o aeródromo denominado “Aero Park Brasil” deverá ter suas obras iniciadas ainda este ano por uma construtora de Cajuru-SP, com previsão de término para 2018. O projeto é semelhante a um condomínio, onde os moradores terão hangares junto das residências. Na ocasião desta manhã, no gabinete do prefeito, foram assinados os documentos que transferem uma área de 20 mil m² para a Flyer, que assinou o contrato no qual se compromete a entregar a indústria 24 meses após o aeródromo ser concluído. Ou seja, se o cronograma seguir como planejado, Artur Nogueira deverá ter uma fábrica de aviões até 2020.
O Aero Park Brasil possuirá uma pista de 1200 metros, o que é suficiente para comportar aviões de pequeno e médio porte, como os fabricados pela Flyer. A pista atenderá tanto a fábrica, para os determinados testes e procedimentos relacionados a construção dos aviões, como também aos moradores do condomínio.
De acordo com Capato, o projeto já está em fase de conclusão, faltando apenas a aprovação da Câmara Municipal. “Será um ganho muito grande para Artur Nogueira. Para pousar um avião em Viracopos, por exemplo, o custo é muito alto. Com uma pista de pouso aqui no município, vamos atrair muitas empresas e alavancar o desenvolvimento local. Estamos ao lado de Holambra, uma cidade turística, que com certeza ajudará a movimentar este empreendimento, tudo isso sem gastar nenhum dinheiro da Prefeitura”, afirmou o prefeito.
“A Flyer é uma empresa que vêm funcionando há muito tempo, uma empresa concreta. Não é nada novo ou desconhecido. Possui profissionais competentes que realizam este trabalho há muito tempo. Garanto que vou trabalhar muito para que este projeto avance cada vez mais rápido”, completou o prefeito.
Nelson Gonçalves, presidente da Flyer, também mostrou confiança no projeto e afirmou que a empresa busca crescer com a vinda para Artur Nogueira. “Nosso objetivo é expandir. Sabemos que o mercado de agronegócios está em constante crescimento e pretendemos investir nesta área com a vinda para cá. Artur Nogueira também vai crescer muito com uma fábrica de aviões instalada aqui”, afirmou o presidente.
Luiz Cláudio Gonçalves, gerente geral da Flyer, destacou os pontos positivos da vinda da empresa para o município. “Entendo que nossos serviços de manutenção, por exemplo, são atrativos para os clientes que frequentam nossa empresa, que também podem aproveitar para conhecer a cidade”, aponta o gerente. Em fala otimista, Luiz Claudio afirma ainda que em breve as aeronaves da empresa devem ser exportadas também. “A gente espera poder em breve colocar na cauda das nossas aeronaves, que já no ano que vem começam a ser exportadas para os Estados Unidos, Austrália e Canadá, a marca made in Artur Nogueira”, concluiu o gerente.
Senai
Edson de Rezende, diretor regional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp) e membro do Conselho Superior do Senai também estava presente no gabinete do prefeito. Rezende anunciou que será trazida para Artur Nogueira a unidade móvel de uma escola do Senai que disponibilizará cursos para capacitação de futuros profissionais da empresa no município. “Queremos trazer a unidade de aviões do Senai a fim de preparar a mão de obra para quando a Flyer chegar em Artur Nogueira”, garantiu o diretor.
Flyer
Fundada em 1983 por Luiz Cláudio Gonçalves em São Paulo Capital, a Flyer transferiu suas instalações em 1987 para Americana, chegando a utilizar os testes de voo em Sumaré durante 15 anos. Cerca de 10% da frota de aviões do Brasil foi produzida pela indústria, que realiza, além da fabricação, a oficina de manutenção e instrução de reforma das aeronaves. Com a conclusão das obras, todas as atividades da montadora deverão ser transferidas para Artur Nogueira.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.