27/11/2023

Em fase de construção, piscinão do São Vicente já mostra eficácia durante fortes chuvas, diz prefeitura

Bairro registrou ?74.7 mm nesta quinta e, anos atrás, seria suficiente para inundar casas; iniciativa da Prefeitura de Artur Nogueira promete acabar com enchentes

Da redação

Sob o teste das últimas chuvas intensas, o piscinão do São Vicente – em fase de construção – já provou sua eficácia. Na última quinta-feira (23), enquanto o bairro registrou 74.7 mm de chuva, o reservatório ajudou no rápido escoamento da água, impedindo que casas fossem alagadas.

Com investimento de R$ 1.328.725,50, a obra é uma iniciativa da Prefeitura para enfrentar os desafios das enchentes que há anos atingem a região durante temporais e chuvas intensas.

O prefeito Lucas Sia (PSD) celebra os primeiros resultados. “Nos comprometemos com esses moradores de que resolveríamos o problema. E o excelente desempenho do piscinão nos mostra que o sofrimento deles está com os dias contados. O que eles não viram em três décadas, estão vendo em menos de três anos”, disse.

A área onde o reservatório está sendo construído corresponde ao tamanho de sete piscinas semiolímpicas, o que demonstra a importância e capacidade do piscinão. Além disso, ele será quinze vezes maior do que o já existente, representando um grande avanço na infraestrutura de drenagem da região.

Fernando Arrivabene, secretário de Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Sustentável e Habitação, ressaltou que, apesar das chuvas atrapalharem o andamento da obra, ela já demonstra eficácia.

“Mesmo com as condições adversas, o piscinão já está operando. O índice pluviométrico foi alto, mas o piscinão respondeu rapidamente. Em minutos, metade da água já tinha ido embora. Isso é eficiência na prática”, frisou.

Arrivabene também ressaltou que o volume de água registrado nesta quinta-feira (23) se assemelhou ao incidente de 30/12/22 que, à época, causou um terrível alagamento no bairro. “Desta vez, foram cerca de 30 minutos de chuva, e o volume maciço de água, concentrado de uma vez, poderia ter causado outro alagamento sério. A resposta rápida do piscinão fez toda a diferença”, elucidou.

SEM INVASÃO NAS CASAS

O coordenador de Defesa Civil do município, Cícero Gomes, está sempre alerta para atender a população em caso de fortes chuvas e temporais. Ele lembra que, antes da construção do piscinão, o volume registrado nesta quinta-feira já seria o suficiente para alagar diversas casas.

“Não tivemos nenhuma casa inundada. Até o escoamento foi muito mais rápido. Ontem, teríamos mais de 1 metro de água dentro das casas se não fosse o piscinão”, comparou.

Além dos 74.7 mm registrados no São Vicente, a Defesa Civil informou que choveu 81.6 mm no Vista Alegre, 74.7 mm no Jardim Carolina e 66.8 mm no Blumenau.

…………………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.