29/01/2017

Elaine Vicensotti comenta desafios da Educação em Artur Nogueira

Secretária de Educação conta como valorizará professores e promete auxílio transporte aos universitários

Da redação

Elaine Vicensotti Boer assumiu em janeiro a Secretaria de Educação de Artur Nogueira. Ela substituiu o professor João Gazolli, que comandou a pasta de fevereiro de 2015 a dezembro de 2016. Graduada em Letras e Pedagogia, Elaine é especialista em gestão escolar e possui MBA em gestão educacional, além de outras pós-graduações.

Com experiência em salas de aula municipais e estaduais, ela já foi coordenadora e diretora de diferentes instituições educacionais. Nesta entrevista ao Portal Nogueirense, a secretária explica quais serão as prioridades de seu trabalho nos próximos quatro anos e como pretende combater a evasão escolar, que tem aumentado no município.

Além disso, Elaine conta como planeja valorizar os professores da cidade e afirma: “nossa proposta é conceder auxílio de transporte escolar para os alunos universitários que estudam fora de Artur Nogueira.”

elainevicensotti (4)-1485545659

Como você enxerga o atual cenário da Educação em Artur Nogueira? A Educação do nosso município vem crescendo muito durante esses anos, podemos dizer, crescendo em quantidade e em qualidade. Nossa rede possui um corpo docente muito comprometido com o trabalho que é realizado diariamente com os nossos alunos. A maioria das nossas escolas possui uma estrutura física que colabora no processo ensino aprendizagem, porém, encontramos desafios quanto à conservação dos prédios, na parte elétrica, por exemplo.

Quais serão suas prioridades à frente da pasta nos próximos quatro anos? No período de transição, entreguei para os professores e funcionários das unidades escolares um questionário para que eles pudessem esclarecer o cenário escolar e seus anseios perante a nova gestão. Levantei um quadro com as necessidades de cada escola, para analisar o perfil de cada unidade. Sei das dificuldades enfrentadas nas creches e a quantidade de crianças que aguardam atendimento. O governo do Ivan Vicensotti quer dar condições básicas para que nossas funcionárias possam realizar um trabalho de sucesso. Vamos trabalhar incansavelmente e de maneira justa para que todos os alunos, professores e funcionários se sintam satisfeitos por estarem fazendo parte do crescimento educacional do nosso município.

elainevicensotti (2)-1485545654

A prefeitura anunciou que o município possui uma dívida de R$ 62 milhões, e a ordem do prefeito Ivan Vicensotti é economizar. Como planeja lidar com uma eventual contenção de gastos na educação? Realmente, nós, secretários, recebemos esta orientação. Acredito que todos nós sabemos da atual situação orçamentária e devemos colaborar para que Artur Nogueira continue se desenvolvendo. No setor da Educação, temos que trabalhar com muita responsabilidade, pois nossos alunos não poderão perder em qualidade. A Secretaria, com a colaboração dos gestores escolares, desenvolverá um trabalho de conscientização com todos os envolvidos no setor. Sabemos que há como economizar sem ter que prejudicar o processo educacional.


“Vamos trabalhar incansavelmente e de maneira justa”


Como você reagiu ao ser convidada por seu irmão para assumir a Secretaria de Educação? Quem me conhece sabe do meu amor e compromisso com a Educação. Quando o prefeito Ivan fez o convite para eu assumir a Educação, senti o peso da responsabilidade que estava em minhas mãos e, ao mesmo tempo, a vontade de poder contribuir com o crescimento educacional dos nossos munícipes. Quero colaborar ao máximo para que a minha passagem por esta Secretaria fique gravada de maneira positiva na vida de cada cidadão.

A taxa de abandono escolar em Artur Nogueira teve alta em 2016 pela primeira vez em quatro anos. O que pretende fazer para diminuir o índice de evasão? É muito triste quando nos deparamos com esses índices. Enquanto os alunos são menores, ou seja, estão na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, é mais fácil manter a assiduidade. Quando apresentam excesso de faltas, o diretor da unidade já procura os pais ou responsáveis para resolver o problema, e, na maioria dos casos, se obtém êxito. Porém, o índice teve este aumento no último ano do Ensino Fundamental II (9º ano) e no último ano do Ensino Médio (3º ano), justamente entre os anos em que os alunos precisam colaborar com a renda familiar, ou perdem o estímulo para o estudo. Sabemos que a situação financeira do país está complicada, no entanto, a Educação é a única garantia que esses jovens têm para melhorar a renda familiar. Acredito que a Secretaria deverá, juntamente com o prefeito, investir em cursos para os jovens se qualificarem para os segmentos que o nosso município possui. Assim, o jovem sentirá a real necessidade de se fazer presente na escola e aproveitar ao máximo os conteúdos que são ensinados.

elainevicensotti (1)-1485545651

Como você avalia os números de Artur Nogueira no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)? Como eu disse anteriormente, nossa Educação cresceu em qualidade. É muito gratificante nosso município ter atingido a média de 6.5 no Ideb. A Educação é como uma semente colocada no solo: para ela ter um bom desenvolvimento e produzir frutos, é necessária cultivá-la muito bem e, após alguns anos, é possível colher ótimos frutos. Esta média é o fruto do trabalho continuo realizado desde a municipalização do ensino em Artur Nogueira. Este envolvimento dos profissionais, com o objetivo comum de fazer com que nossas crianças tenham um ótimo aprendizado, faz com que nossos índices subam.


“Educação é a única garantia que esses jovens têm para melhorar a renda familiar”


O que é necessário para esses números continuarem a subir? Para que a Educação continue dando bons frutos, é necessário continuar trabalhando com muito afinco para o aprendizado dos nossos alunos. Nosso corpo docente é muito preocupado com o desenvolvimento escolar de cada aluno, e isso faz a diferença. Além disso, os nossos gestores e todos os funcionários das unidades escolares sabem da importância do trabalho da equipe escolar para que nossos objetivos sejam alcançados.

O que você planeja fazer para conceder transporte gratuito aos alunos que estudam fora de Artur Nogueira? Nossa proposta é conceder auxílio de transporte escolar para os alunos universitários que estudam fora de Artur Nogueira. Em análise, verificamos que existe uma lei que dispõe sobre o custeio de transporte escolar (Lei Nº 2.414 de 1997), nesta lei há todo um procedimento a ser seguido para depois o aluno receber a concessão. Nestes primeiros meses, estaremos organizando todos estes procedimentos para, de fato, oferecer esse auxílio aos nossos alunos.

elainevicensotti (6)-1485545664

Você pretende fazer alguma alteração no Plano Municipal de Educação, como, por exemplo, incluir a questão de gênero? Em 2015, ao elaborar o Plano Municipal de Educação, a questão de gênero foi discutida e poderá ser retomada de acordo com o parecer do Conselho Municipal de Educação.

Que medidas você planeja adotar para valorizar melhor os professores da rede municipal? De acordo com as leituras dos questionários que os profissionais responderam durante a transição de governo, pude observar que o pedido feito é que a Secretaria de Educação esteja mais próxima possível das unidades escolares. Dessa forma, conheceremos de perto as necessidades e o trabalho dos nossos docentes. A Secretaria entende que o nosso professor precisa ser valorizado no âmbito profissional (capacitações) e no âmbito pessoal (ser humano). Queremos resgatar o valor que o professor tem perante a sociedade.


“Queremos resgatar o valor que o professor tem perante a sociedade”


……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.