18/05/2022

Educação de Artur Nogueira vai inaugurar espaço para crianças autistas e necessidades especiais

Município é um dos primeiros da região a contar com um centro exclusivo e altamente equipado para estudantes com necessidades educacionais especiais

Da redação

Sempre investindo em inclusão, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Educação, irá inaugurar uma nova sede para o Centro de Referência em Atendimento Educacional Especial (Craee), além de implantar o Centro de Referência em Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Cratea). O objetivo é contribuir para o melhor desenvolvimento psicossocial e promover a autonomia dos alunos que possuem deficiências – da educação infantil ao ensino fundamental.

A cerimônia de inauguração acontece nesta quinta-feira (19), com a presença de autoridades locais. Com isso, Artur Nogueira se tornará uma das primeiras cidades da região a contar com um espaço exclusivo e altamente equipado para estudantes com necessidades educacionais especiais. Todos os serviços oferecidos serão 100% gratuitos.

O prefeito Lucas Sia frisa que os centros de referência não se tratam apenas de uma garantia ao direito fundamental à educação, mas corresponde à uma melhor qualidade de vida à criança e à sua família.

“Queremos promover saúde, desenvolvimento e dignidade aos estudantes atendidos no Craee e Cratea. A inclusão escolar é uma forma de eliminação de preconceitos, aproximando realidades diferentes e fazendo com que todos os envolvidos aprendam a conviver com as diferenças”, ressaltou.

O acompanhamento em ambos os centros deverá ser complementar ao ensino regular, sendo realizado, portanto, em turno inverso ao da escolarização. Os atendimentos são para alunos devidamente matriculados na rede regular de ensino pública municipal.

O novo espaço está localizado na Chácara Santa Isabel, na Rodovia SP-107, no Bairro São Bento, próximo à Delegacia de Polícia. O prédio foi alugado pela Secretaria de Educação, e conta com amplo espaço e boa localização para facilitar o acesso das famílias.

CRATEA

A secretária de Educação, Débora Sacilotto, explica que a ideia de implantar o Cratea no município surgiu em decorrência das particularidades do autismo, visto que a inclusão escolar deve respeitar alguns critérios, principalmente o da individualidade. “Cada aluno com autismo é uma nova vida, com limitações e habilidades únicas que devem ser exploradas pelo sistema educacional, ou seja, não existe uma regra para ser seguida”, explicou a chefe da pasta.

Com o Cratea, a Prefeitura irá proporcionar qualidade de educação e de vida aos estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio do desenvolvimento de processo de ensino-aprendizagem com suporte terapêutico, promovendo a inclusão em um processo estruturado e organizado, onde o estudante possa sentir-se seguro e com vínculos pré-estabelecidos.

CRAEE

Já o Craee foi criado em abril do ano de 2007, a partir da necessidade da formalização dos atendimentos aos alunos com necessidades educacionais especiais. Lá são desempenhas atividades de atendimento aos alunos, acompanhamento escolar; orientação familiar; orientação e apoio aos educadores da rede; e encaminhamentos aos setores responsáveis.

Até então, o Craee estava localizado nas dependências da EMEF “Francisco Cardona” e na EMEF “Prefeito Ederaldo Rossetti”. Sua implantação se deu pela grande demanda de casos na Rede Municipal de Educação, abrangendo a Educação Infantil e Ensino Fundamental  (1º ao 5º ano), relacionados às várias deficiências (auditiva, intelectual, visual e motora), transtorno global do desenvolvimento, síndromes, altas habilidades e pelas dificuldades e distúrbios de aprendizagem, além de estimular e ampliar a prática efetiva da inclusão social.

O Craee conta atualmente com profissionais especializados na área de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física Especial e Pedagogia especializada em Educação Especial – denominados Rede de Apoio -, que atuam nas Unidades Escolares do 1º ao 5º ano, e na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (de 4 meses a 5 anos e 11 meses).

Com a nova sede do Craee e Cratea, foi possível expandir as atividades oferecidas aos alunos atendidos. A Secretaria de Educação, através de edital de chamamento público, contratou oficinas para trabalhar judô, música, dança e emoções, proporcionando, desta forma, o desenvolvimento das habilidades e talentos dos alunos.

……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.