05/06/2012

E se pegar fogo em Artur Nogueira?

Município possui caminhão pipa em péssimas condições

Quézia Amorim / Fotos: Myllena de Luca

Em setembro do ano passado ocorreu um incêndio em um ferro velho localizado na Avenida XV de Novembro. Além do fogo, surgiu também uma polêmica: O município de Artur Nogueira está preparado para conter incêndio de grande proporção?

Na época, o fogo chegou a danificar mais de 30 carros sucateados. Para apagar as chamas, foram solicitados os serviços do caminhão pipa da Prefeitura, além do Corpo de Bombeiros de Paulínia, que chegou ao local após 45 minutos.

O veículo da Prefeitura usado para conter as chamas estava em péssimas condições: volante amarrado com cordões de tecido, mangueiras furadas e peças quebradas. Durante o trabalho, o caminhão pipa ainda apresentou um problema em uma de suas correias, o que ocasionou a paralisação das atividades por alguns minutos.

O caminhão

Oito meses após o incêndio, o Portal Nogueirense verificou a situação do caminhão utilizado durante a ação e constatou que o estado do mesmo não mudou.

O veículo foi adquirido pela Prefeitura em 1995, há 17 anos. Em períodos de estiagem são realizados aproximadamente oito atendimentos por dia relacionados a focos de queimadas ou incêndio no município e, nos demais períodos, esse número cai para três atendimentos por semana. Além desses serviços, o veículo é utilizado para realizar a limpeza de vias não asfaltadas e regar jardins públicos.

Recursos oferecidos pelo município

Artur Nogueira possui 20 brigadistas formados por cursos de capacitação em empresas licitadas. Dependendo da ocorrência, a presença desses brigadistas é solicitada.

Caso ocorra incêndio de maior proporção, o município é obrigado a acionar o Corpo de Bombeiros de Paulínia, que além da própria cidade, atende também Artur Nogueira, Cosmópolis e Engenheiro Coelho.

A Prefeitura estuda um projeto que propõe, para 2013, a formação de uma equipe de bombeiros civis municipais, que trabalhariam 24 horas por dia na cidade. Também existe outro projeto para a compra de um caminhão pipa que possa atender com mais recursos alguma ocorrência no município, mas espera-se a verba emprestada do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Tudo sem data definida.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.