17/05/2019

Dom Orlando Brandes assume administração das igrejas de Artur Nogueira

Religioso foi apresentado na manhã desta sexta-feira (17) como administrador apostólico da Diocese de Limeira (SP)

Da redação

Na manhã desta sexta-feira (17), na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira (SP), Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP), foi apresentado à imprensa como administrador apostólico da Diocese de Limeira (SP). O anúncio do administrador apostólico foi feito pelo Vaticano também nesta manhã, após o Papa Francisco aceitar o pedido de renúncia de Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo diocesano de Limeira (SP), até então, responsável por igrejas católicas de Artur Nogueira.

Na apresentação, Dom Orlando estava acompanhado do vigário-geral da Diocese de Limeira (SP), padre Júlio Barbado e, do cura e pároco da Catedral Nossa Senhora das Dores, padre Benedito Tadeu Rosa. Inicialmente, padre Júlio leu uma mensagem de Dom Vilson direcionada à comunidade católica da Diocese de Limeira (SP).

Em sua mensagem, Dom Vilson destacou que levará consigo os ensinamentos e amizades que fez na Diocese, ao longo dos quase 12 anos de episcopado, e que está à disposição da igreja. “Levo no meu coração este aprendizado, na confiança e certeza de que a obra é de Deus, e me coloco à disposição da Santa Mãe Igreja para servi-la, não importando o lugar e o ministério a mim confiado por Deus daqui para frente”, disse.

Logo após, Dom Orlando fez uma breve explanação e respondeu perguntas da imprensa durante uma entrevista coletiva. Dom Orlando disse que ficará nessa missão confiada a ele por tempo indeterminado, “administrando a diocese e dando continuidade a vida pastoral, buscando soluções da organização da igreja e ficando no aguardo da nomeação de um novo bispo”.

O administrador apostólico destacou a importância da “unidade para a caminhada evangelizadora da Igreja Particular de Limeira (SP)”, e que espera o crescimento da Diocese a cada dia na presença de Deus. Agora, a partir de sua renúncia, Dom Vilson fica como bispo emérito pelo Diocese de Limeira (SP). Deve morar, temporariamente, em sua cidade natal, Guaíra (SP) e, posteriormente, definir sua residência.

Como bispo emérito, Dom Vilson não perde a ordem e pode celebrar missas, crismas, entre outras, caso seja convidado por alguma diocese. A nomeação de um novo bispo diocesano para a Diocese de Limeira não tem prazo estabelecido.

Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo responsável por igrejas de Artur Nogueira, renunciou ao cargo e o Vaticano aceitou o pedido do religioso feito ao governo pastoral da Diocese de Limeira (SP). Segundo o Ministério Público (MP), Dom Vilson estava sendo investigado por acusações referentes ao acobertamento de denúncias de abuso sexual contra um padre que ministrava uma das igrejas da qual o religioso dirigia, além de extorsão, perseguição e enriquecimento ilícito.

Leia mais

Bispo responsável por igrejas de Artur Nogueira renuncia cargo

Dossiê é enviado ao Vaticano, expondo bispo responsável por igrejas de Artur Nogueira

Ministério Público investiga bispo responsável por igrejas de Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.