28/03/2024

Do tatame para a vida

A jornada de Tiago Vigna com a Academia Gracie Barra e o impacto transformador do jiu jitsu na cidade de Artur Nogueira

O jiu jitsu faz parte da vida de Tiago Vigna desde a sua adolescência. Quando ele tinha 16 anos de idade, o tatame foi uma ferramenta essencial para melhorar sua vida e construir seu caráter. Por mais que seu desenvolvimento no esporte fosse muito bom, ele nunca imaginou que chegaria a ser professor, esse nem era o seu objetivo, inclusive.

Por 26 anos Tiago treinou jiu jitsu, e todos eles foram dentro da Academia Gracie Barra, e por todo esse tempo ela foi seu refúgio. O caminho da sua vida o levou para outros lados. Ele se formou em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Santa Catarina e veio para a cidade de Artur Nogueira para trabalhar nessa área. Mas sua paixão pelo jiu jitsu foi tão grande que ele abandonou o ramo de agronomia e se entregou de corpo e alma ao esporte.

A academia Gracie Barra é uma comunidade mundial de instrutores, estudantes e atletas do jiu jitsu. A organização é tão grande que está presente em mais de 700 escolas e 6 continentes diferentes. Aqui na cidade de Artur nogueira, ela está presente a cerca de 7 anos, e foi sonhada e incorporada por Tiago.

Para a academia, o jiu jitsu é muito mais que um esporte, é um estilo de vida. O objetivo é ensinar seus alunos sobre caráter, respeito, integridade, trabalho em equipe e que a vitória de um é a vitória de todos.

A um tempo atrás, o jiu jitsu era um esporte para poucos, por ser considerado apenas uma luta. Mas hoje, a Gracie Barra tem como seu lema o jiu jitsu para todos. A abertura é muito maior, e desde as crianças até os idosos podem treinar.

A turma infantil atende crianças a partir de 4 anos de idade. Para essa turma, além do professor, 3 instrutores estão sempre presentes para auxiliar todos os alunos. O grande diferencial é que a equipe atende também crianças com autismo e TDAH, e por conta do jiu jitsu, essas crianças apresentaram grandes evoluções.

As turmas para adolescentes, adultos e master também geram resultados positivos para a saúde dos alunos. Muitos alunos que sofrem com estresse, ansiedade e até depressão, tiveram melhorias significativas em seus quadros. Além, é claro, da enorme melhora nas condições físicas.

A Gracie Barra está sempre participando de competições. Eles possuem uma equipe muito forte e qualificada que trás medalhas todos os anos. Mas muito além das competições, os alunos aprendem a se defender, ter qualidade de vida, saúde, filosofia e vínculo social.

Mas o trabalho não acontece somente dentro da academia. O Tiago está trabalhando em seu sonho de fazer um projeto social no jiu jitsu para crianças e adolescentes carentes. Sem contar que ele já foi responsável por dar aulas de defesa pessoal para professores de diversas escolas, quando várias delas estavam recebendo ameaças de possíveis ataques. Diante disso, ele alega que o mundo hoje é muito violento, e o jiu jitsu pode ser a oportunidade de muitos de se defender.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.