02/03/2021

DMPL: entenda o que é e qual a sua importância para as empresas

Por isso, neste artigo vamos te explicar melhor a DMPL e como ela funciona. Acompanhe!

Informe publicitário

Manter as contas da sua empresa em dia é um dos passos para garantir o sucesso do seu empreendimento. Sendo assim, são utilizadas as demonstrações contábeis para que os fatos da organização possam ser divulgados. Para isso, você pode utilizar a DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido), que tem como objetivo gerenciar os recursos do seu patrimônio líquido, como o próprio nome já diz. 

Mas se você acha que apenas as empresas de grande porte precisam controlar seu patrimônio líquido, saiba que isso também deve ser feito pelos pequenos e médios empreendimentos, o que auxilia no seu desenvolvimento e fortalecimento junto ao mercado. Desta forma, fazer a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido auxilia na tomada de decisões mais assertivas. Por isso, neste artigo vamos te explicar melhor a DMPL e como ela funciona. Acompanhe!

O que é DMPL

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido se trata de um tipo de relatório contábil, no qual constam informações sobre o patrimônio corporativo. Esta demonstração substituiu a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA). Essas informações também estão relacionadas a outros documentos da empresa e funciona como um complemento do Balanço Patrimonial que também é essencial para manter o controle de custos e acompanhar seu patrimônio.

No entanto, não confunda os dois termos, visto que o Balanço Patrimonial é responsável por demonstrar como está o patrimônio da empresa em um determinado período. Por sua vez, a DMPL demonstra de forma completa como as decisões que interferem no patrimônio, pois, apresenta dados relacionados às reservas de capital, de lucros, de reavaliação, capital social e lucros ou prejuízos acumulados.

Vale ressaltar que fazer a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido não é obrigatório, no entanto, as empresas  de capital aberto precisam apresentá-la, segundo determina a instrução n. 59/1986.

Isso porque as empresas podem acompanhar as variações no patrimônio líquido e também proporcionar segurança aos investidores da Bolsa de Valores, por exemplo. Para que você entenda melhor, veja as funções da DMPL: 

  • Acompanhamento do desenvolvimento e evolução do patrimônio;
  • Monitoração da influência do patrimônio no mercado;
  • Ajuda a determinar quais serão as estratégias adotadas para o crescimento da empresa no mercado.

Mutações nas contas patrimoniais

As contas patrimoniais constam todas as informações do empreendimento e se referem aos ativos, passivos e o patrimônio líquido. Elas também são úteis para o empreendedor, que deve saber como funcionam a fim de acompanhar o desenvolvimento de sua companhia. 

Falamos acima que a DMPL garante uma visão sobre como os recursos são geridos e mostra com detalhes as variações de cada período analisado. Sendo assim, é importante acompanhar as entradas e saídas de recursos, os lucros que são distribuídos e as reservas, podendo haver variações que podem alterar o patrimônio líquido. 

Dentre as situações que podem motivar a alteração do patrimônio líquido está o acréscimo ou a redução do lucro ou do prejuízo; as doações resultantes de investimentos recebidos, além de prêmio em debêntures, integralização de capital, valor de bônus que pode ser resultante da alienação de partes beneficiárias; dentre outros elementos. Então, veja aqueles que não fazem alteração no patrimônio líquido: utilização do lucro e das reservas para aumentar o capital; assim como as transferências das reservas patrimoniais para a conta de lucros e/ou prejuízos acumulados, etc.

Balanço Patrimonial 

Por falar em relatório, temos ainda o Balanço Patrimonial que ressaltamos acima. Ele também demonstra a situação financeira da sua empresa, considerando os ativos e passivos de um determinado período.

É considerado um demonstrativo financeiro muito importante para o empreendimento, pois, são listados todos os recursos, direitos e investimentos da empresa. Desta forma, é possível verificar se o empreendimento está gerando lucros ou tendo prejuízos, para saber qual é o melhor momento para se fazer investimentos ou a necessidade de controlar os gastos. Por isso, tenha sempre as suas contas patrimoniais em dia para que possa elaborar o seu Balanço Patrimonial e demais relatórios da sua empresa, a cada exercício social. 

[ Fonte: jornalcontabil.com.br por Samara Arruda ]

Arrivabene Contabilidade te orienta em todos os procedimentos fiscais e contábeis necessários, para que você não tenha problemas! A empresa está disponível para te ajudar no que for necessário! Ligue para (19) 3827-8080 e converse com a equipe do escritório. Acesse o site, ou envie um e-mail para arrivabene@arrivabene.com.br. A empresa está localizada na Rua 10 de Abril, 526, Centro de Artur Nogueira/SP.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.