27/05/2019

Diretório do PSDB pede expulsão de Ivan Vicensotti

Entenda a decisão

Da redação

Na tarde desta segunda-feira (27), representantes do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Artur Nogueira se pronunciaram à imprensa local a respeito da decisão de expulsar Ivan Vicensotti (PSB) do partido tucano. Estiveram presentes na ocasião do pronunciamento a atual presidente do Diretório Municipal do PSDB, Gabriela Montoya Fernandes, além do vereador Adalberto di Lábio (PSDB), que se mostraram convictos à medida.

Ação teria sido motivada pelo apoio de Vicensotti a um concorrente do partido em 2018 e, também, à filiação dele a outro grupo político. Ivan Vicensotti (PSB), por outro lado, diz não se surpreender com a decisão, uma vez que afirma não ter tido o apoio de grande parte do núcleo municipal durante o tempo em que esteve ligado ao partido.

Durante o pronunciamento, Gabriela Montoya leu o documento em que constava o parecer do Diretório Municipal do PSDB em relação ao caso. O comunicado deixava em evidência a decisão de encaminhamento ao Conselho de Ética da postura de Ivan Vicensotti (PSB) ao ter apoiado um candidato concorrente ao partido durante as Eleições de 2018.

“O diretório municipal do [PSDB], em Artur Nogueira, não compactua com a postura de Ivan Vicensotti (PSB) ao assumir apoio explícito ao candidato Márcio França Gomes nas Eleições de 2018, contra a candidatura do governador eleito pelo PSDB, João Doria Junior (PSDB). A referida postura infringe ao Artigo 15, incisos I, III, V e VI do Estatuto do PSDB. Assim, seguindo a orientação do parecer jurídico da Executiva Estadual, o caso será encaminhado ao Conselho de Ética para serem tomadas as medidas cabíveis”, pontua o documento.

Na ocasião do pronunciamento também foi exposto um posicionamento da Executiva Estadual do PSDB, com sede em São Paulo, em que consta um pedido de expulsão de Vicensotti (PSB) em relação ao partido tucano. Conforme especifica, o documento “trata-se do pedido de expulsão do filiado encaminhado pelo Diretório Municipal de Artur Nogueira. Por apoio explícito ao candidato Márcio França nas Eleições de 2018, contra a candidatura do governador eleito pelo PSDB, João Doria Junior. Pleiteia-se a expulsão do filiado Ivan Vicensotti. Inegável a quebra de disciplina e ética partidária pelo afiliado Ivan Vicensotti, conforme se verifica dos documentos que acompanham a denúncia apresentada”, pontua.

O vereador de Artur Nogueira, Adalberto di Lábio, comunicou que é à favor da expulsão de Vicensotti (PSB) do PSDB, por ele ter promovido apoio a um concorrente do partido em período de eleições. O parlamentar também quis deixar claro que o governo de Vicensotti (PSB) já não tem nenhuma ligação com o direcionamento do PSDB na cidade.

“Como representante legítimo do PSDB nesta cidade e, como vereador eleito, faço das palavras do Diretório Municipal as minhas, e não compactuou com a atitude de Ivan Vicensotti em abandonar o partido que o acolheu e o fortaleceu. Como é sabido de todos em Artur Nogueira, o PSDB investiu na campanha do Executivo municipal, com Vicensotti, buscando elegê-lo como prefeito da cidade. Tenho certeza que o partido trabalhou muito para isso, assim como para a vaga na Câmara Municipal. Uma vez eleito, Vicensotti cometeu um erro, que eu considero como de infidelidade partidária, abandonando o PSDB quando o partido contava com a ajuda dele para a eleição do governador João Doria Junior e dos deputados do PSDB, Cauê Macris e Vanderlei Macris, quando então ele se desvinculou do PSDB, anunciando assim sua afiliação ao PSB, apoiando outro candidato ao governo (Márcio França)”, relatou.

Di Lábio ainda explicou que o nome de Vicensotti deverá ser removido da listagem de filiados do PSDB, uma vez que ele já se filiou a outro partido, o Partido Socialista Brasileiro (PSB). “Pedro Tobias, presidente da Comissão Executiva do PSDB, em São Paulo, já encaminhou o procedimento para a apuração desse ato de infidelidade partidária. Cabe ao Diretório Municipal do partido agora tomar essa ação, pedindo a retirada da listagem dos membros, parceiros e amigos do PSDB, o nome do prefeito Ivan Vicensotti, assim, pedindo que ele seja expulso do partido. O PSDB deixa claro que o governo municipal, na pessoa de Vicensotti, tomou outros rumos e feriu a imagem do PSDB na cidade. Gostaria de deixar claro que esse governo não representa mais a sigla PSDB, isso me decepcionou”, acrescenta.

Tomada assim a decisão pela Executiva Estadual e pelo Diretório Municipal do partido quanto à filiação de Vicensotti, chefe do Executivo de Artur Nogueira, ele deverá receber ainda essa semana uma solicitação de resposta quanto ao caso, mediante um processo administrativo. Não há em vista previsão de multas quanto a ação de Ivan (PSB), apenas ao desfiliamento.

Ivan Vicensotti

Quanto à decisão dos setores do PSDB, Ivan Vicensotti (PSB) se pronunciou ao Portal Nogueirense. Segue abaixo a nota do atual prefeito nogueirense na íntegra:

“Não é nenhuma surpresa esse tipo de atitude do Diretório Municipal do PSDB de Artur Nogueira. É de conhecimento de todos que, grande parte dos membros da Executiva Municipal não apoiaram minha candidatura e nunca se comprometeram em desenvolver um projeto para Artur Nogueira.

Vejo o ato praticado como mais uma atitude motivada por circunstâncias pessoais da presidente do PSDB (Gabriela Montoya), que foi exonerada do SAEAN a partir da constatação de irregularidades praticadas durante o período que ocupou o cargo no jurídico da autarquia, que já estão sendo apuradas pelo Tribunal de Contas. Também não me surpreendo com a atuação do vereador do PSDB (Adalberto di Lábio), desde o inicio de nosso mandato se mostrou indiferente em seus atos e condutas com todas as propostas defendidas a favor da população mais carente.

Contudo, entendo que seja um ato isolado do Diretório Municipal do PSDB, pois não representa a grandeza que o partido tem a nível regional, estadual e federal. E para evitar maiores desdobramentos, encaminharei amanhã meu pedido de desfiliação do PSDB.

Artur Nogueira é mais que qualquer grupo político, Artur Nogueira é mais que qualquer atitude descomprometida com o interesse do seu povo que levanta cedo pra trabalhar e trabalha duro por seu futuro, Artur Nogueira merece muito mais que esse tipo de ação politiqueira”, esclarece.

Leia mais

Ivan confirma filiação ao PSB

…………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.