09/08/2017

Dicas para quem vai passar por perícia médica no INSS

Saiba o que fazer para conseguir benefício por incapacidade

Por: Bruno Miranda

Para conseguir algum benefício por incapacidade como o auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez ou o auxilio-acidente, é necessário que o segurado se submeta a uma perícia médica junto ao INSS, essa perícia é fundamental para a concessão dos benefícios. Sendo assim, é muito importante que o segurado saiba quais documentos levar e como se preparar para a perícia médica. Dessa forma, para ajudar aqueles que vão passar por alguma perícia no INSS, listaremos abaixo algumas dicas para facilitar a realização da perícia.

Ao marcar sua perícia, prefira fazer pela internet ao invés de fazer pelo telefone, pois assim você terá um comprovante da data para qual foi marcada sua perícia, e caso ela seja desmarcada sem que você receba uma comunicação ou o sistema apresente algum erro ao chegar na agência você  terá como provar o seu agendamento.

inss-1502289841

No dia do exame pericial, leve consigo além do comprovante de agendamento da perícia, o comprovante de suas contribuições – a carteira de trabalho ou a guia de recolhimento – e os seus documentos médicos – o relatório médico atualizado que contenha a doença e a CID, principalmente, se possível, as datas de início da doença e da incapacidade, e se a incapacidade é parcial, total, temporária ou definitiva. Mas atenção também devem ser levados outros relatórios, exames, laudos, receituários e prontuários médicos.

Durante a realização do exame pericial, negue-se a mostrar as partes do corpo que não são relacionadas a sua doença ou lesão e exija um documento que comprove o seu comparecimento no dia da perícia médica, para evitar que caso o médico perito não faça os atendimentos ele não possa alegar que não houve o comparecimento dos segurados.

Ademais, caso o segurado seja mal atendido, a pericia seja realizada em poucos minutos, ou ainda seja realizado qualquer outro procedimento duvidoso, deve ser feita uma reclamação para o chefe da agência caso não resolver, seja feita para a ouvidoria pelo 135.

Quanto ao comunicado de decisão da perícia, embora os funcionários da agência informem que você receberá a decisão em casa, ela ficará disponível, em muitos casos, no dia seguinte a realização da pericia, e você poderá conseguir o resultado do exame pela internet ou indo à agencia do INSS.

Por fim, o advogado especialista na área esclarece que “é interessante que aqueles que vão passar por uma perícia no INSS ou ainda aqueles que já passaram por uma pericia no INSS busquem a ajuda profissional de um especialista em Direito Previdenciário para maiores informações sobre o assunto ou simplesmente para verificar a possibilidade de seu direito.” avalia Dr. Bruno Barros Miranda.


     IMG_0069-1501506662-1502289418

Dr. Bruno Barros Miranda, advogado Especialista em Direito Previdenciário com Pós Graduação e MBA; email: bruno@barrosmiranda.com.br


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.