14/11/2018

Diabetes atinge 899 pessoas em Artur Nogueira

DIA MUNDIAL DA DIABETES: Mudança no estilo de vida do nogueirense é importante para controle da doença

Da redação

Atualmente, a diabetes é uma das doenças mais comum no Brasil. Segundo a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), o número de brasileiros diagnosticados com a patologia cresceu 61,8% nos últimos 10 anos e atinge atualmente quase 13 milhões de brasileiros. Em Artur Nogueira, cerca de 899 diabéticos são atendidos na rede pública.

Para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial da Diabetes em 1991. A data, 14 de novembro, foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, médico canadense que juntamente com Charles Best conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921.

A maioria das pessoas, portadoras da doença, descobrem a enfermidade já durante o estágio avançado, fato que exalta a importância da conscientização de se prevenir a patologia. Assim, são necessários alguns cuidados para que o problema não se manifeste descontroladamente. “Os sintomas podem aparecer apenas em estágios mais avançados como, por exemplo, por meio de complicações. É importante o acompanhamento para melhorar a qualidade de vida desses pacientes.”, diz a enfermeira Ana Carolina Drumont.

Segundo a profissional da saúde, desde o diagnóstico da doença, a mudança no estilo de vida e a disciplina são primordiais. “O estilo de vida é a primeira intervenção somando com a prática de exercícios e alimentação saudável. Também pode ser prescrito um anti-hiperglicemiante oral, como a Metformina, e em casos mais graves a insulina. O tratamento varia de acordo com a gravidade e o tipo do diabetes”, comenta.

A diabetes, portanto, exige cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento, entre elas: medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. Vale ressaltar que é de extrema importância que os diabéticos recebam instruções e serviços fornecidos por profissionais de saúde qualificados.

Postos de Saúde de Artur Nogueira

  • PSF Saciloto – Rua Vitalino Crivelaro Carrari, 548, Jd Saciloto II
  • PSF Conservani – Rua Boa Vista, 1256, Conservani
  • PSF Lago – Rua Luis Rossetti, s/n, Itamaraty
  • PSF São Vicente- Rua Julio Caetano 1073/1189, Jd São Vicente
  • PSF Bom Jardim- Rua Antônio Peloia, 103
  • PSF Blumenau – Avenida São Paulo, s/n, Blumenau
  • PSF Coração Criança- Rua Rico Guidolin, s/n, Coração Criança

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.