29/10/2020

Dia Mundial da Visão alerta para o cuidado com os olhos na infância

O oftalmologista Dr. Matheus Vieira, comenta sobre as principais dúvidas dos pais em relação à saúde ocular dos pequenos

Informe publicitário

O Dia Mundial da Visão é celebrado na segunda quinta-feira do mês de outubro, este ano, no dia 8. Próximo à data, também há o Dia das Crianças (12), que é um dos principais grupos de atenção quando o assunto é saúde ocular. O oftalmologista Dr. Matheus Vieira, comenta sobre as principais dúvidas, assim como a importância da prevenção.

Crianças com dificuldades visuais podem ter prejuízo do rendimento escolar e muitas vezes queixas de cefaleia, dispersão e personalidade introvertida, no caso dos míopes. Já os hipermetropes podem apresentar pouca disposição para a leitura, se não tratados. Tudo isso mostra que o cuidado com a saúde ocular vai além da visão, mas influencia o comportamento das crianças. 


De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), mais da metade das causas da cegueira infantil no Brasil poderiam ser evitadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra dados que o número de crianças cegas no mundo chega a cerca de 1.4 milhão.

Dicas para o dia a dia

A criança está suscetível a acidentes domésticos, seja com objetos perfurocortantes ou queimaduras por produtos químicos, devendo os pais tomarem as precauções para que esses acidentes sejam evitados. Cuidados redobrados também são essenciais na prática de esporte e atividades ao ar livre.

  • Em ambiente com crianças, não deixe fácil acesso a objetos pontiagudos e produtos químicos de limpeza;
  • Fique atento para sinais (olhos vermelhos) e sintomas (dor ocular, dor de cabeça, coceira, lacrimejamento) que podem estar relacionados a dificuldade visual;
  • Não permitir que a criança coce os olhos (risco maior de desenvolver ceratocone);
  • Mantenha as consultas de rotina com o oftalmologista em dia.

Tem mais de um ano que seu filho não vai à um oftalmologista? Então ligue hoje mesmo para (19) 3877-5313 e marque a sua consulta com o renomado Dr. Matheus Vieira. Se preferir, clique aqui e agende sua consulta.

Em 2020, além de fazer consultas em modalidade particular, o oftalmologista também está atendendo uma ampla gama de convênios, dentre eles Santa Casa de Limeira – Frei Galvão Saúde, Beneficência Portuguesa, PlanSaúde e Medical. O consultório do Dr. Matheus Vieira está sediado na Clínica Cáritas, localizada na Avenida XV de novembro, 892, em Artur Nogueira/SP.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.