25/05/2020

Dia do Trabalhador Rural: é possível manter a produção sem medo do coronavírus?

Com a chegada do Covid-19 ao Brasil e a paralisação de diversos setores, o trabalho no campo segue a todo vapor

Informe publicitário

Hoje, 25 de maio, é celebrado o Dia do Trabalhador Rural no Brasil. A data, instituída em 1964, como homenagem ao deputado federal Fernando Ferrari (1921-1963) – político que se engajou na luta dos trabalhadores rurais pela garantia de direitos – homenageia a todos os que trabalham em zonas rurais, como agricultores e cuidadores de animais.

No Brasil, as atividades desenvolvidas no campo, como agricultura, extrativismo e pecuária, são algumas das maiores fontes de riqueza do país. Cerca de 41% da área total do território nacional está ocupada por estabelecimentos agropecuários, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o número de empregados no setor do agronegócio era de aproximadamente 18,41 milhões de pessoas até em 2018.

Com a chegada do coronavírus (Covid-19) ao Brasil e a paralisação de diversos setores, o trabalho no campo segue a todo vapor, afinal, esta atividade é fundamental para que hajam alimentos de qualidade para o consumo da população. Contudo, o produtor rural também corre riscos durante a pandemia. Por essa razão, é fundamental tomar alguns cuidados, recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde:

  • Higienizar as mãos frequentemente, utilizando álcool gel 70% ou água e sabão;
  • Cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou o cotovelo ao tossir e espirrar;
  • Evitar aglomeração de pessoas e ambientes fechados. Sempre manter um distanciamento de aproximadamente 1,5 m;
  • Usar máscaras de proteção facial.

Ao seguir estas recomendações, os trabalhadores rurais se encontrarão mais seguros em meio a pandemia do Covid-19.

Grupo Bom Retiro, que possui uma ampla área de cultivo em Artur Nogueira e região, estende sua gratidão a todos os profissionais do campo que tem se dedicado para garantir o abastecimento agropecuário no Brasil.  O Grupo, que sempre busca respeitar e valorizar o trabalhador rural, é uma empresa familiar composta de produtores de cana-de-açúcar e prestadores de serviços agrícolas.

A empresa é a fornecedora da Usina Açucareira Ester S.A. desde 1958, com uma área aproximada de cultivo de 4.500 hectares entre terras próprias e arrendamentos. O grupo atua nos municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Limeira, Conchal, Mogi-Mirim e Engenheiro Coelho. A fazenda do Grupo Bom Retiro está localizada na Rodovia SP 107, km 40, em Artur Nogueira. O telefone para contato é (19) 9 9848-4784. Conheça mais sobre a empresa acessando o site e curtindo a página no Facebook.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.