20/08/2018

Descubra o que é e para que serve a capela-ardente

Serra Funerária de Artur Nogueira explica porque ela tem esse nome e outras curiosidades sobre o assunto

Informe publicitário

A maioria de nós está acostumado a repetir as tradições sem se perguntar  por que elas foram criadas e o que elas significam. Quando se trata do tema morte, ainda mais. Você sabia, por exemplo, que a sala de velório, ou o recinto onde se faz um velório até a hora do funeral se chama Capela Ardente?  Os planos da Funerária Serra dão direito a esse espaço. Entenda porque ele tem esse nome e seu significado nesta situação fúnebre.

Imagem ilustrativa

De acordo com o livro “Dicionário Cultural do Cristianismo”, de Marie-Therese Quinson, o termo Capela Ardente também pode ser substituído por Catafalco. O segundo, por conseguinte, é o nome dado ao estrado alto sobre o qual se coloca o ataúde ou a representação de um falecido a quem se deseja prestar honras. A palavra Capela também é substituído por câmara, que  é a designação antiga de quarto, compartimento.

No passado, não era obrigatório um espaço na cidade para velar os mortos. Por isso, quando  uma pessoa morria, era depositada em um quarto, geralmente forrado de preto, iluminado por velas ou tochas. Era um quarto (câmara) onde ardiam velas ou tochas (ardente). Portanto, hoje usa-se «estar em câmara-ardente» para referir a situação de uma pessoa estar na urna (caixão) em uma capela ou local de respeito, ladeada de círios, velada pelos seus familiares e amigos antes de ser inumada. Essa é a famosa sala de velório. Há ainda, a expressão “queima capela” ou “capela ardente”, que designa um local montado após a morte de um personagem popular do mundo da cultura, política ou outro para a veneração dos seus admiradores e fiéis. Ela é organizada antes do funeral, descansando no final deste órgão. 

Os planos funerários do Grupo Serra garantem uma câmara ardente (sala de velório) para que os familiares do falecido velem o ente querido com paz e tranquilidade neste momento delicado. O serviço permite aos seus associados, planejarem antecipadamente os arranjos e custeios do funeral, evitando desequilíbrios financeiros da família, sem que precisem recorrer a parentes e amigos. Conheça os detalhes dos serviços oferecidos pelo Grupo Serra por meio do site da empresa e sua página no Facebook. Em Artur Nogueira, a Funerária Serra fica na Rua Antônio Mateus, 1022, Centro de Artur Nogueira/SP. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (19) 3775-9752.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.