28/09/2020

Denúncia aponta canil clandestino em Artur Nogueira

Local supostamente utilizado para criação e reprodução de cães foi notificado por órgãos de fiscalização do município

Da redação

Moradores de um condomínio situado no bairro Lolli, em Artur Nogueira, reclamam da instalação de um canil clandestino no local. Os latidos dos animais têm gerado incômodo aos vizinhos, que já efetuaram denúncias ao setor de Fiscalização de Posturas e à Vigilância Sanitária do município. O espaço, supostamente utilizado para a criação e reprodução de cães sem alvará, foi notificado pelos órgãos de fiscalização da cidade.

De acordo com um dos denunciantes, o problema citado ocorre desde julho do ano passado (2019) e já despertou muitas reclamações por parte de vizinhos da propriedade que reportaram o caso à Vigilância Sanitária da cidade. Em maio deste ano (2020), uma nova denúncia sobre o canil foi feita. Aproximadamente 60 cães são criados no espaço.

No início desse mês (setembro) outra denúncia levou a Vigilância Sanitário e o órgão de Fiscalização de Postura ao local, aos quais notificaram o proprietário do canil que recebeu um prazo de até 15 dias para apresentar as documentações necessárias para o funcionamento do espaço, que também necessita de aval do Centro de Zoonoses da cidade.

“Nos chama atenção montar um canil sem alvará de funcionamento e sem fiscalização e conhecimento da Zoonose, mesmo sabendo das normas do condomínio que não permitem nenhum tipo de comércio, muito menos criação de amimas para comercialização”, afirmou o denunciante, que terá o nome preservado nessa matéria.

O caso também já ocasionou na execução de um abaixo assinado promovido por vários moradores do condomínio pedindo providências à Prefeitura, sendo inclusive protocolado junto aos órgãos responsáveis. “Mesmo assim o canil continua [funcionando] e o barulho continua a incomodar os moradores”, acrescentou o morador do referido condomínio.

Posicionamento do denunciado

O Portal Nogueirense entrou em contato com o proprietário do referido canil para que ele pudesse responder à reclamação dos denunciantes, porém, até o fechamento desta matéria no final da tarde de sexta-feira (25), não houve nenhuma resposta da parte.

Prefeitura

A respeito da denúncia, a Prefeitura de Artur Nogueira, através da Vigilância Sanitária e do departamento de Fiscalização de Posturas informou que “foi até ao canil no dia 16 de setembro, constatando que ali existem 62 animais, entre filhotes, matrizes e reprodutores. Foram passadas as orientações básicas para o proprietário, como a necessidade de se ter um técnico responsável pelo local e a apresentação de carteira de vacinação. A Postura fez um auto de infração por perturbação de sossego alheio e sobre a falta de alvará para canil. Foi dado um prazo de 15 dias para as adequações [do local]”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.