07/06/2018

Dentista de Artur Nogueira explica o que são lentes de contato dentais e como usá-las

Marcelo Pierre é graduado em odontologia pela Unicamp; pós graduado em Implantodontia, Próteses sobre Implantes e especializado em Implantodontia

Informe publicitário

Muitos já ouviram falar de lentes de contato dentais e o efeito que elas têm para tornar o sorriso mais bonito. Elas são facetas ou lâminas em cerâmica com espessura de até 0,3 mm, cimentadas com cimento resinoso que se adere química e fisicamente ao esmalte dental. Entretanto, você sabe que cuidados precisam ser tomados ao utilizar essas lentes? O Cirurgião Dentista Marcelo Pierre traz esclarecimentos sobre o tema.

“As lentes de contato dentais podem ser usadas por qualquer pessoa, desde que ela tenha certeza que não haverá modificação na posição dos dentes devido ao crescimento da face”, afirma Marcelo Pierre. Em geral essa mudança se encerra aos 18 anos em mulheres e aos 21 em homens.

Na hora de optar pelo melhor procedimento para deixar o sorriso mais bonito, muitos também confundem as lentes com facetas de porcelana. “As lentes tem espessura de até 0,3 mm e as facetas acima de 0,5 mm”, explica o dentista. A diferença entre elas é que, as lentes, por serem mais finas, são recomendadas para pessoas com dentes claros e sem muitas restaurações. Caso o contrário as facetas são a melhor opção.

A durabilidade das lentes de contato dentais pode se estender por 20 anos ou mais. Para isso, os pacientes devem tomar alguns cuidados com os dentes e a gengiva, como a higienização adequada com escovas macias, uso do fio dental e bom senso na mastigação, pois alimentos que oferecem risco em fraturar os dentes podem também fraturar as lentes. Esses cuidados devem ser redobrados principalmente se o paciente tiver colocado as lentes recentemente. Caso seja necessário retirá-las, ocorrerão danos ao esmalte dental, uma vez que elas são cimentadas com cimento resinoso que se adere química e fisicamente ao esmalte dental. Não há contra indicações para quem usa as lentes, porém elas não devem ser colocadas em pessoas com:

  • dentes escuros;
  • dentes com muitas restaurações
  • dentes que ainda estão mudando de lugar;
  • dentes que necessitam de reparos mais invasivos pelos mais diversos motivos.

Entretanto, cada caso deve ser analisado individualmente por um cirurgião dentista para que se possa obter o melhor resultado possível.


Marcelo Pierre é dentista graduado pela Unicamp e possui pós graduação em Implantodontia pela Fundação USP, Pós Graduação em Próteses sobre Implantes na Unicamp e especialização em Implantodontia na Universidade Santo Amaro. Proprietário da clínica Marcelo Pierre Odontologia, o dentista desenvolve parcerias com outros profissionais no ramo, o que possibilita que a clínica oferece diversos serviços para a população. “Meus clientes são meus amigos acima de tudo”, afirma. “É por isso que minha meta é oferecer tudo o que eles precisam, da melhor maneira possível”.

Marcelo Pierre Odontologia está localizado na Rua Ernesto Tagliari, 1268, centro. O número para contato é o (19) 3827-1137. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 9h às 12h, e das 14h às 19h.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.