13/08/2019

Delegacia de Artur Nogueira passa a contar com integração de videoconferência

Medida está integrada às seis cidades atendidas pela Delegacia Seccional de Americana (SP) e busca otimizar o trabalho de atendimentos à ocorrências de flagrante

Da redação

O projeto Videoconferência, desempenhado pela Delegacia Seccional da Polícia Civil de Americana (SP), começou a ser realizado neste mês de agosto e deve beneficiar as seis cidades que integram o raio de atendimento da unidade, entre elas, Artur Nogueira. A ação busca simplificar e otimizar o trabalho de atendimento dos plantões promovidos pelas unidades da Polícia Civil da região.

O sistema de videoconferência começou a ser colocado em prática no dia 5 de agosto. Através da medida, um só delegado poderá fazer o atendimento de prisões em flagrante das delegacias e entrar em contato com os demais agentes e oficiais. A videoconferência deverá ser promovida via Skipe. Essa interação vai beneficiar as Delegacias de Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis (SP), Engenheiro Coelho (SP), Nova Odessa (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP), que englobam o atendimento da Delegacia Seccional de americanense.

Para entender melhor como deverá ocorrer esse trabalho, essa interação funcionará da seguinte forma: a autoridade policial (delegado) fará o atendimento por vídeo na Central de Polícia Judiciária (CPJ), em Americana, durante o período da noite, também em plantões aos finais de semana e feriados. O plantonista que estiver realizando o atendimento das ocorrências de flagrante nas referidas unidades policiais existentes nas seis cidades, poderá solicitar o delegado que estiver À disposição na sala da CPJ.

Tanto os policiais envolvidos no atendimento da ocorrência, quanto o acusado pelo crime, poderão ser ouvidos pelo delegado por meio do sistema de som e imagem via Skipe, pelo computador. Tudo deverá permanecer gravado e poderá ser usado em julgamento ai]os delitos. Com a avaliação do delegado, será então emitida a decisão policial, que determinará o resultado da ocorrência.

O sistema de videoconferência promovido pela Seccional de Americana oferecerá simplificação e agilidade às autoridades policiais, uma vez que o delegado responsável pelo atendimento não precisará se deslocar até a unidade onde ocorre a ação de flagrante. A Seccional conta hoje com 10 delegados, que farão o atendimento em em uma escala de rodízio. O sistema poderá ser aplicado a qualquer tipo de ocorrência, tanto para tráfico de drogas, roubo, violência doméstica, entre outros.

Para o delegado titular da Polícia Civil de Artur Nogueira, Dr. Lúcio Antônio Petrocelli, o sistema de videoconferência  da Seccional de Americana será um benefício para o setor de Segurança e, também, para a população, que contará com um trabalho mais ágil nas delegacias. “Temos uma escassez no quadro de pessoas trabalhando na Polícia Civil, essa realidade acontece em todo o Estado de São Paulo, até mesmo, no Brasil. Frente a isso, temos que utilizar a tecnologia a nosso favor, esse sistema digital (videoconferência) já está em uso em outras cidades e tem sido um sucesso. Essa é uma forma de agilizarmos o nosso trabalho de forma precisa e com credibilidade, pois tudo acontece dentro da CPJ e na presença de delegados”, observa.

O mesmo sistema de videoconferência, que já ocorre em audiências do sistema judiciário, também já é utilizado pela Polícia Civil em outras cidades do Estado, como Mogi Guaçu (SP), Sorocaba (SP), São Sebastião (SP), Caraguatatuba (SP), Ubatuba (SP) e Ilha Bela (SP).

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.