03/07/2024

DE ARTUR NOGUEIRA PARA O MUNDO: Influenciador Leo Bagarolo alcança milhões de seguidores

Conheça a história do influenciador e “pai de pet” que viveu por anos em Artur Nogueira e agora é um fenômeno em todo o Brasil

Natural de Campinas, Leonardo residiu em Artur Nogueira dos 4 aos 18 anos (FOTO: Redes sociais)

Raquel Santana

Passeios de bicicleta entre amigos, idas à Lagoa dos Pássaros e momentos nas salas de aula da antiga escola Montessori marcaram a infância e adolescência de Leonardo Bagarolo dos Santos em Artur Nogueira. Hoje, aos 35 anos, ele carrega na memória a monotonia do interior e os laços familiares que permaneceram na cidade, enquanto vive em São Paulo e é presença constante em milhões de lares de todo o Brasil.

Conhecido também como Leo, ele acumula mais de 4 milhões de seguidores em suas principais redes sociais, graças às suas produções de conteúdo audiovisual para plataformas como Instagram e TikTok.

Leonardo é reconhecido por sua atuação e produção em conteúdos humorísticos, sempre ao lado de sua esposa, Evelin Camargo, que é economista e principal sócia em todo o trabalho artístico do casal. Além disso, Evelin também é atriz e já conquistou quase 600 mil seguidores nas redes sociais. Juntos, eles retratam de maneira dinâmica a vida a dois e os desafios de serem “pais de pet”.

Seus vídeos frequentemente destacam as cadelas Madalena (Mada) e Bica, cujos perfis nas redes sociais acumulam quase 11 milhões de seguidores, além da gata Lola Maria, outra estrela de suas produções, que também possui um perfil exclusivo e já atraiu quase 2 milhões de seguidores.

Contudo, a nova realidade de Leonardo Bagarolo não apagou de sua memória as raízes do interior e os primeiros passos que deu na vida artística, que culminaram em quem ele é hoje.

Vida em Artur Nogueira

Leo nasceu em Campinas, mas viveu em Artur Nogueira dos 4 aos 18 anos, quando deixou a cidade para cursar Cinema. “Estudei a minha vida inteira na escola Montessori, antiga escola Nossa Senhora das Dores; antiga escola e antiga tudo, porque hoje não tem mais escola lá (risos). Fiquei até o meu terceiro colegial”, explica Bagarolo.

Prédio da antiga escola fica localizado entre as ruas Rui Barbosa e Nossa Senhora das Dores (FOTO: Dalila Capelini)

Ele relembra com carinho da conexão rápida que a cidade lhe permitia ter: “É uma cidade pequena, então a proximidade com os amigos era um dos pontos muito positivos. Fazíamos tudo de bicicleta ou a pé. Íamos à casa dos amigos a pé, praticávamos kung fu e natação, íamos à Lagoa, entre outros lugares. Era tudo muito próximo e isso era muito legal; poder fazer as coisas muito rapidamente e com uma liberdade muito grande.”

Leo relata que a decisão de deixar o município para estudar teve um grande impacto em sua vida. Essa mudança foi necessária devido à falta de cursos de graduação em Cinema na região e ao seu desejo de viver em uma cidade grande. Apesar de ter seguido seus sonhos, ele admite que a transição foi difícil, especialmente por ser filho único e ter que deixar sua família, a maioria residente em Artur Nogueira. “Eu tinha vontade de voltar, de ficar em casa. No início, foi bem conturbado para mim, mas passou, obviamente. Coisas de filho único que era um tanto imaturo para sair de casa”, explica.

Mister Artur Nogueira

Mister Artur Nogueira foi a última incursão de Leo em concursos de beleza (FOTO: Cedida/Paulo Munhoz)

Há pouco mais de 13 anos, Leo foi eleito Mister Artur Nogueira. Com apenas 21 anos, ele alcançou a primeira colocação no concurso, além de ter dividido o troféu de Mister Internet com outro participante. O concurso foi realizado no teatro municipal de Artur Nogueira, no dia 18 de setembro de 2010, e organizado pelo missólogo Paulo Munhoz.

Evento foi realizado no teatro municipal de Artur Nogueira, organizado por Paulo Munhoz (FOTO: Cedida/Paulo Munhoz)

Bagarolo relembra o episódio de sua vida artística como uma experiência válida para a época. Seu envolvimento com as artes cênicas desde a infância e o desejo de seguir uma carreira artística o motivaram a ingressar no concurso. “Eu sempre tentei uma carreira e ser modelo era uma forma também de expressar essa carreira artística. E, quando teve a oportunidade em Artur Nogueira, obviamente eu me inscrevi. Na época, eu já estava cursando faculdade, então eu não morava mais em Artur Nogueira, mas eu era de Artur Nogueira”, explica Leo.

Apesar da participação bem-sucedida, Bagarolo relata que não teve grandes motivações para seguir a carreira de modelo, considerando aquela a sua última incursão no universo de concursos de beleza. “Eu acabei investindo muito mais na carreira de ator, mas foi uma experiência bem bacana”, afirma.

Da arte para o mundo corporativo

Quem acompanha as produções de Leo Bagarolo talvez não imagine que sua vida profissional tomou um rumo distinto após sua formação em Cinema. A falta de oportunidades na área o levou a trabalhar como atendente em um Call Center, seu primeiro emprego. Ele relata: “Mesmo fazendo Cinema, estudando atuação — fiz teatro por muito tempo em Artur Nogueira e também em Campinas — é muito difícil se manter nessa área se você não tem uma estrutura financeira muito boa, principalmente”.

Do cargo de atendente, Leonardo rapidamente se destacou e foi promovido a supervisor de Call Center. Em seguida, trabalhou em uma agência bancária e atuou como trainee em uma empresa multinacional. Hoje, ele carrega na bagagem uma pós-graduação em Administração de Empresas e um MBA em Gestão Empresarial.

“Trilhei uma carreira corporativa de razoável sucesso, sempre em cargos de liderança, acreditando que havia alcançado o sucesso que sempre busquei. O mundo artístico é muito injusto e desorganizado. É muito difícil encontrar os caminhos e as pessoas certas, além de conseguir dinheiro. Eu precisava me sustentar fora de casa de alguma forma”, conta o ator, ao relembrar a vida antes do sucesso nas redes sociais.

De volta à arte

Apesar de seu evidente sucesso no ramo corporativo, Leo nunca deixou de sonhar com a criação de conteúdo audiovisual. Em 2020, no início da pandemia de Covid-19, ele e sua esposa Evelin lançaram o canal das cadelas Mada e Bica, que rapidamente ganhou destaque no TikTok com vídeos curtos e bem-humorados.

O ganho financeiro foi uma consequência inesperada. Embora o projeto não tenha sido planejado, oportunidades começaram a surgir para Leo, Evelin e seus pets. Em pouco tempo, os rendimentos obtidos pela internet começaram a superar os ganhos corporativos. “A questão financeira foi completamente acima do que existia em outros trabalhos que já tive. Não era algo que durava um mês ou dois; todos os meses eram meses legais. Deu para ver que não era algo pontual ou temporário, era algo que ia durar mais tempo”, comenta o ator.

A transição para a nova vida foi natural. A bagagem no mundo artístico o ajudou a se adaptar rapidamente às novas responsabilidades, mesmo sem nenhum planejamento para uma vida digital, vida esta que contou com grande ajuda de Evelin.

A companheira e motivadora, como ele mesmo define, foi fundamental no início, principalmente para ensiná-lo sobre o mundo online. Enquanto ele não tinha interesse por redes sociais, ela estava muito mais envolvida, o que a permitiu mostrar caminhos e indicar em quais redes sociais ele poderia investir e como fazê-lo, especialmente no YouTube. “Eu costumava brincar que ela era o meu setor de qualidade, porque avaliava os conteúdos que fazíamos na época para evitar cancelamento ou discussões polêmicas”, explica Bagarolo.

A introdução da esposa nos vídeos não foi algo simples, especialmente devido à carreira de sucesso que Evelin já havia construído até aquele momento. A visão de sucesso sob a ótica corporativa foi um dos obstáculos para seu envolvimento imediato na produção de conteúdo, apesar do histórico com o mundo artístico que ela possuía. No entanto, Bagarolo afirma que as coisas aconteceram de maneira natural e inevitável.

Atualmente, o casal divide as ambições em conjunto, mas também alimenta sonhos e projetos individuais. Leonardo declara: “A gente pode dizer que nosso casamento é de muito sucesso, tanto profissional quanto pessoal. A gente gosta de buscar o nosso futuro sempre discutindo de forma conjunta e também se ajudando.”

Masterchef

Programa foi ao ar no dia 28 de maio (FOTO: Reprodução/Youtube/Masterchef Brasil)

Leo ganhou destaque recentemente por sua participação especial no episódio de estreia da décima primeira temporada do Masterchef Brasil, que foi ao ar no dia 28 de maio. Durante o programa, ele foi responsável por comentar e avaliar o trabalho de dois participantes em um embate pelo avental que oficializa a entrada na cozinha.

“Participar de um programa de tamanha visibilidade em rede nacional é sempre muito bom. Eu gosto muito do Masterchef. Foi uma experiência muito positiva e um ponto de contato com o público, que adora nos ver em outras situações além dos nossos perfis,” relata Bagarolo.

A participação no Masterchef evidenciou a crescente visibilidade do trabalho de Leo, resultando na total perda do anonimato. Esta palavra já não faz mais parte da rotina de Leo e sua esposa, que são abordados diariamente por admiradores de suas criações.

Ele afirma que, embora essa visibilidade seja gratificante, também exige cuidados com a exposição. “As pessoas descobrem onde moramos, algumas vêm até nossa casa, tocam o interfone ou esperam a gente sair. É raro, mas acontece. Então, precisamos tomar cuidado. Mas, no geral, quase 100% dos casos são de pessoas muito educadas, e nós tentamos ser o mais prestativos possível porque são essas pessoas que nos colocam onde estamos,” explica.

Perda da mãe e o luto

Eliane faleceu em janeiro de 2024 (FOTO: Redes sociais)

No dia 4 de janeiro de 2024, Leo perdeu uma presença constante em seus vídeos e, principalmente, em sua vida. Eliane Maria Bagarolo, sua mãe, faleceu aos 69 anos após quatro anos de luta contra o câncer. Seu velório foi realizado em Artur Nogueira, onde ela residia.

“Minha mãe sempre foi a pessoa que mais torceu por mim a vida inteira. Perdi minha maior torcedora e minha referência de vida. É muito difícil não ter mais essa referência,” comenta Leonardo, filho único de Eliane.

Leo compartilha que está vivendo seu primeiro luto, acessando sentimentos inimagináveis, especialmente por se tratar da pessoa mais próxima dele. “Sinto falta de ela ver tudo o que temos conquistado, o que temos feito, onde podemos chegar e tudo o que ainda temos para construir,” conclui.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.