13/04/2020

Davi questiona Executivo sobre capacidade de atendimento a casos de Covid-19

Requerimento e indicação deverão ser apreciados pelo Poder Executivo

Da redação

Foi apresentado e aprovado por unanimidade na 7ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Artur Nogueira, ocorrida nesta segunda-feira (13), o requerimento Nº 016/2020, do vereador Davi Fernandes (PSDB). O referido requerimento solicita ao Executivo informações sobre a atual situação de leitos e a capacidade para o atendimento de pacientes com coronavírus (Covid-19) em Artur Nogueira, caso ocorra um surto do vírus na cidade.

Durante a sessão, Davi comentou a importância do requerimento e o esclarecimento das questões levantadas por ele sobre a real capacidade do município para o atendimento de casos relacionados ao Covid-19.

“Por virtude dos últimos acontecimentos, não só em nossa cidade onde foi confirmado um caso de coronavírus, como a crescente no número de coronavírus no Estado de São Paulo e em todo o nosso país, e a falta de informação que nós temos acerca de providências que estão sendo tomadas. A única informação que a Secretaria de Saúde tem dado é o número de casos confirmados e suspeitos. Eu fiz esse requerimento solicitando informações sobre a situação atual de leitos e a capacidade da Secretaria Municipal de Saúde para atendimento a casos do novo coronavírus, caso tenhamos em nosso município uma pandemia com grandes números”.

Entre os questionamentos apontados pelo requerimento estão se o município tem UTIs disponíveis para o tratamento de cidadãos em estado graves do coronavírus, quantos aparelhos respiradores Artur Nogueira dispõe, qual a capacidade do sistema de saúde em caso de pandemia municipal, quais providências a Prefeitura tem tomado caso ocorra novos casos de infectados e que necessitem de atendimento de urgência, e também, se o município recebeu alguma verba emergencial do Governo Estadual ou Federal com a finalidade de combate e prevenção ao Covid-19.

O requerimento deverá ser enviado para a apreciação do Executivo, e caso respondido, o posicionamento será emitido ao Legislativo.

Durante a sessão desta segunda-feira (13), também houve a leitura da indicação Nº 061/2020, de Davi Fernandes. A indicação pede a criação de hospital de campanha na cidade para aumentar o número de leitos para atendimento de pacientes do novo coronavírus.

“Solicitei a construção desse hospital de campanha em Artur Nogueira, porque acredito que é melhor prevenir do que remediar. O que aconteceria em Artur Nogueira se tivéssemos a confirmação de um número excessivo de pessoas com a doença? Sabemos que o Hospital Bom Samaritano, que presta serviço para a Prefeitura, tem uma condição mínima de atender urgência e emergência. O hospital de campanha se faz necessário porque acho de extrema importância a Secretaria de Saúde priorizar o atendimento de pessoas com sintoma de coronavírus em um único local”, declarou.

Davi salientou que separar os atendimentos de casos suspeitos de Covid-19 em um único local, como um hospital de campanha, contribuiria para minimizar possíveis novos casos.

“Hoje as pessoas com sintomas de coronavírus são atendidas em qualquer UBS, no hospital ou no Espaço Mãe e Filho. Ou seja, pessoas em qualquer procedimento médico terão contato com pessoas com sintomas do coronavírus. Destinando um espaço para o atendimento desses casos de coronavírus, a possibilidade de minimizar o contato é maior. Essa solicitação é de extrema importância, Artur Nogueira já tem um caso e entrou para a estatística”, disse.

A indicação também deverá ser apreciada pelo Executivo Municipal, que pode ou não se posicionar sobre o assunto.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.