02/04/2020

Davi cobra Ivan por promessa de transporte a universitários de Artur Nogueira

Parlamentar salientou que o transporte foi uma das promessas de campanha do prefeito, mas que a medida não vem sendo cumprida pelo governo municipal

Da redação

O vereador Davi da Rádio (DEM) cobrou o prefeito de Artur Nogueira, Ivan Vicensotti (PSB), e a secretária de Educação da cidade, Elaine Vicensotti Boer, que forneçam ajuda no transporte para alunos que fazem curso técnico ou superior fora do município. O parlamentar salienta que a medida foi uma das promessas do prefeito durante campanha eleitoral.

Em entrevista ao Portal Nogueirense, o vereador disse que durante seu mandato, ele esteve juntamente com o colega Lucas Sia (PSD) na Assembléia Legislativa para buscar recursos com esse propósito. “Nós estivemos com a deputada estadual Rita Passos para buscar esse subsídio, porém emenda parlamentar não cabe para esse proposito e sim para demandas mais concretas”, explicou Davi.

Diante disso, os vereadores fizeram indicações e cobraram o executivo municipal para que ajude os estudantes subsidiando 50% ou até 100% do valor do transporte.

Davi disse que muitos moradores de Artur Nogueira buscam a qualificação fora da cidade. “Nós temos um problema em Artur Nogueira em que o Poder Executivo, não investe em faculdade ou curso técnico, então os moradores que tem a intenção de crescer na vida fazendo uma faculdade, tem que buscar os munícios ao redor para poderem se formar. Porém, em Artur Nogueira que não há nenhum auxilio para esses estudantes”, frisou ele.

Para o vereador, essa situação acaba fazendo com que muitos estudantes acabem desistindo do curso. “Alguns alunos recebem bolsa ou descontos e muitas vezes o transporte, acaba sendo mais caro do que a parcela e isso faz com que muitos desistam”, afirmou.

O edil disse ainda que desde o começo do mandato tem cobrado a prefeito e a secretária de Educação. “Faz parte do plano de governo do prefeito. Para mim é estelionato eleitoral, porque ele prometeu auxilio no transporte aos universitários”, criticou.

Ainda na entrevista, Davi contou que existe uma lei autorizativa sobre o assunto. “Essa lei autoriza que a secretaria de Educação auxilia o universitário de Artur Nogueira a estudar em outros municípios. Se essa a lei fosse impositiva, eu iria no Ministério Público para que ela fosse cumprida, mas como não é, cabe apenas a Educação fazer isso”, frisou.

Por fim, o parlamentar criticou a administração. “Uma administração que não prioriza saúde, educação e cultura é uma administração incoerente[…]. Um país que não investe em educação, ele não cresce e nós temos uma administração pouco preocupada com esse assunto. Eu espero que ainda esse não ele fala alguma coisa por esses estudantes”, concluiu.

Davi também ressaltou que municípios menores que Artur Nogueira, como Engenheiro Coelho, subsidiam o transporte aos estudantes.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.