14/06/2019

Cultura e tradição: conheça a história das Festas Juninas no Brasil

Celebração chegou ao país por meio dos colonizadores portugueses e é comemorada desde o século XVII

Informe publicitário

A alegria dos arraiás já começou a dar sinais! Neste mês de junho as celebrações de festas caipiras ganham força no país. Mas você sabe como nasceu esta tradição no Brasil? Existem duas explicações para justificar a origem do termo “Festa Junina”. Uma delas argumenta que a nomenclatura surgiu devido à grande incidência de festividades religiosas que ocorrem em junho para homenagear os santos católicos São João, São Pedro e Santo Antônio. A segunda hipótese explica que o nome da festa teve origem nos países católicos europeus nas festividades prestadas em cortesia a São João.

Imagem relacionada

Independentemente da origem do nome, sabe-se que esta celebração chegou ao Brasil por meio dos colonizadores portugueses e é comemorada no país desde o século XVII. No período colonial, o país recebeu grande influência de outros países, como França e Espanha. Os franceses, por exemplo, trouxeram um estilo de dança marcado, dando origem as tradicionais quadrilhas brasileiras.

Cada um destes elementos, provenientes de diferentes países, foram incorporados à cultura brasileira (indígena e afro-brasileira), dando origem a Festa Junina que conhecemos hoje.

Resultado de imagem para são joão

Um dos momentos mais esperados do arraiá é a hora da comida. São diversos os quitutes deliciosos e tradicionais servidos nas festas de São João. Como junho é o mês de colheita do milho, a maioria dos alimentos preparados para a comemoração tem este rico alimento como ingrediente principal. Cural, milho verde cozido, pamonha, canjica, bolo de milho, pipoca e cuscuz são alguns exemplos. Além das delícias confeccionadas com milho, existem outros deliciosos pratos tradicionais como arroz doce, cocada, broa, pé de moleque, quentão, vinho quente e doce de abóbora.

Resultado de imagem para comidas festa junina

Outro destaque, muito importante em qualquer Festa Junina, é a decoração temática. Itens como bandeirolas, balões de São João, e a fogueira não podem faltar! E para entrar no clima da festa, tudo fica muito mais divertido quando os convidados se caracterizam. Esta tradição sofreu algumas mudanças com o passar dos anos. No princípio, perucas, saltos e roupas bufantes e volumosas eram as vestimentas típicas das festas de São João em salões nobres franceses. No Brasil, com influência nordestina e afro-brasileira, passou-se a utilizar chapéus, por causa do trabalho no campo, vestidos de chita, além dos remendos nas calças, que eram utilizados para aparentarem ser mais novas já que eram utilizados pelos lavradores em seu trabalho cotidiano.

Resultado de imagem para festa junina caracterizaçã

A tradição das Festas de São João preserva uma parte extremamente importante da cultura nacional. Seja para realizar grandes, médias ou pequenas Festas Juninas, a Felicitá Doces & Festas oferece tudo que você precisa para manter essa tradição viva. No Arraiá da Felicitá você encontra lindos itens de decoração, como TNTs decorados, fantasias criativas, chapéus, além de guloseimas deliciosas para deixar a festa ainda melhor.

Para aqueles que estão planejando grandes comemorações, a Felicità oferece um serviço exclusivo de atacado express, com ótimos preços. Faça hoje mesmo seu orçamento pelo WhatsApp: (19) 98377-0030.

Não perca tempo! Passe hoje mesmo na Felicità e esteja preparado para as festas de São João. Fique ligado no Facebook da loja para saber de todas as novidades. Você também pode adquirir produtos pela loja virtual da Felicità. Para outras informações ligue para (19) 3827-1632 . O estabelecimento está localizado na Avenida XV de Novembro, 1280 B – Jardim Planalto e atende das 8h as 18h30 (de segunda a sábado) e das 9h as 13h (aos domingos e feriados).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.