11/05/2017

Criança com doença rara realiza sonho de ser médico por um dia em Artur Nogueira

João Victor foi diagnosticado com Anemia de Fanconi, não tem dinheiro para pagar os remédios e precisa de um transplante de medula

Da redação

Um grupo de estudantes de Pedagogia no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) realizou uma ação diferente na noite desta quarta-feira (10): realizar o sonho de uma criança. O felizardo foi o pequeno João Victor Lima Siqueira, de apenas 10 anos, diagnosticado com Anemia da Fanconi aos 6, uma doença rara que atinge a medula óssea. A história dele já foi contada pelo Portal Nogueirense.

O grande sonho de João Victor é ser médico. Por isso, as estudantes o levaram até uma clínica em Artur Nogueira, onde foi carinhosamente recebido pelo Dr. Deivide Belluzzo. Enquanto esteve no consultório, o garoto teve a experiência de usar o jaleco, examinar pacientes e receitar medicamentos. Tudo de brincadeira, é claro, mas com um significado enorme para João Victor.

joaovictoranemia (3)-1494465181

“Vocês realizaram meu sonho”, disse ele sorridente às estudantes, à sua mãe e ao doutor, que permitiram a ele ter um gostinho do que é ser médico. “Meu dia foi incrível!”, comemora. Ao sair da clínica, ele foi aplaudido por todos os pacientes e funcionários do local.

Além de aprender a manusear alguns instrumentos médicos, como o estetoscópio, e de se passar por clínico geral por alguns instantes, João Victor ganhou um jaleco com seu nome e uma camiseta do São Paulo, seu time do coração e, também, do Dr. Belluzzo. “Foi muito legal ganhar a camiseta. Eu nunca vou trocar de time”, garante o torcedor.

joaovictoranemia (5)-1494465187

A mãe do garoto, Israelita Lima Brito Siqueira, era só sorrisos. “Achei lindo. Fiquei emocionada. Ele se sentiu realizado hoje”, afirma a dona de casa, que precisa viajar mensalmente ao Centro Infantil Boldrini, em Campinas (SP), para tratar o filho.

Iniciativa

As estudantes do Unasp tiveram a ideia de realizar o sonho do João Victor a partir de uma atividade solicitada pela professora da disciplina Pedagogia Hospitalar. A docente solicitou que a turma se dividisse em grupos e procurasse crianças doentes em estado terminal para realizar algum sonho delas.

A estudante Evelyn Mendes Cerqueira conta que ela e suas colegas ficaram muito comovidas com a situação da família de João Victor. “Eles passam muita dificuldade, tendo que pagar aluguel e remédios que custam R$ 200 reais”, comenta. “Queríamos fazer mais, mas não temos condições. Tentamos doações com alguns políticos, mas não tivemos êxito. Por isso, tentamos por nós mesmos”, complementa.

Evelyn também explica que a ação visa incentivar população a ajudar a família e a doar medula, se possível. Israelita, a mãe de João Victor, faz doces e vende rifas para ajudar na renda da família e tentar adquirir o Oximetolona 50mg, medicamento que seu filho precisa tomar todos os dias. Infelizmente, isso nem sempre é possível, pois o remédio é muito caro, ou seja, além das condições de Israelita.

joaovictoranemia (8)-1494465457

Mesmo com a ajuda de amigos, é difícil conseguir os comprimidos. Por isso, as estudantes se juntaram e venderam na faculdade os doces fabricados pela mãe de João Victor.

E como a comida favorita dele é batata frita – mas ele come pouco por causa das condições da família – o grupo levou o garoto até uma lanchonete da cidade, onde ele comeu o tanto de batata frita que cabia em seu estômago. As estudantes também doaram um fardo de leite, achocolatado em pó, bolachas e uma calça para o pequeno médico.

joaovictoranemia (9)-1494465223

Anemia de Fanconi

A Anemia de Fanconi é uma doença rara que afeta a medula óssea. Esse tipo de anemia impede que a medula produza novas células sanguíneas, o que gera uma série de problemas de saúde, inclusive leucemia. Apesar de ser uma doença no sangue, ela pode afetar muitos outros órgãos e tecidos do corpo.

A expectativa média de vida dos portadores da Anemia de Fanconi é de, no máximo, 30 anos. Geralmente, as mortes são causadas por algum tipo de câncer que a doença propicia. Aproximadamente 10% das pessoas que têm essa Anemia irão desenvolver leucemia.

Para tratar a doença, o paciente precisa de um transplante de medula. A família de João Victor, porém, ainda não encontrou um doador compatível, nem tem condições de arcar com uma cirurgia do tipo.

Pessoas interessadas em ajudar João Victor e família podem entrar em contato pelos telefones (19) 9 9771-2277 e (19) 9 8120-9469.

joaovictoranemia (1)-1494465160 joaovictoranemia (2)-1494465177 joaovictoranemia (7)-1494465196 joaovictoranemia (10)-1494465225 joaovictoranemia (11)-1494465227 joaovictoranemia (4)-1494465183

Leia mais

Menino de Artur Nogueira tem doença rara e precisa de transplante de medula óssea

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.