16/07/2012

“Meu filho nasceu de novo”, afirma mãe de garoto que caiu em buraco

Acidente aconteceu na tarde de domingo em Artur Nogueira

Na última segunda-feira (16), por volta das 11 horas, Gustavo Ferreira dos Santos, o menino de dez anos que foi resgatado de um buraco na noite de domingo (15), chegou em Artur Nogueira. Ele recebeu alta do Hospital das Clínicas da Unicamp e passa bem.

A mãe do garoto, Lucineia Ferreira, informou que a criança não precisará voltar ao médico. “Ele está apenas com uns arranhões. Na hora levei um susto muito grande. Fiquei desesperada e sem poder fazer nada, mas graças a Deus deu tudo certo. Só me acalmei quando consegui estar perto dele. Meu filho nasceu de novo. Só quem é mãe sabe o que eu passei”, desabafa Lucineia.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira, foi constatado que no terreno onde está o buraco que ocorreu o acidente existe uma obra particular que é irregular. A assessoria ainda informou que o Departamento de Fiscalização “abriu procedimento para o embargo imediato da obra”.

O Acidente 

Por volta das 17h15 de domingo (15), o menino caiu em uma broca de alicerce de uma construção localizada em um terreno no Jardim dos Ipês, em Artur Nogueira.

Segundo testemunhas, a criança estava brincando quando acidentalmente caiu no buraco. Às 17h30 os Policiais Militares Marcelo e Oliveira, juntamente com os Guardas Municipais Fantini e Ortiz, chegaram ao local e encontraram o menino preso no meio do buraco, há aproximadamente três metros de profundidade.

As pernas da criança impediram que ela caísse até o fundo do buraco, que atingia cerca de cinco metros de profundidade.

Logo no início, os policiais e os guardas começaram a retirar a terra, aumentando o buraco e permitindo que o menino respirasse melhor.

Com a situação estabilizada e aguardando o resgate, o pai da criança querendo retirar o filho da situação pulou no buraco e acabou soltando mais terra sobre a vítima. “Nesse momento pensei que o menino iria morrer, pois o perdemos de vista debaixo do monte de terra”, afirma o guarda Ortiz.

Com ajuda de pás, os policiais e guardas conseguiram mais uma vez abrir espaço para a respiração da criança. A ambulância chegou ao local com enfermeiros e possibilitou oxigênio para a vítima. Após cerca de 30 minutos, bombeiros de Campinas e de Paulínia chegaram ao local e deram continuidade ao resgate. “A todo tempo procuramos conversar com o menino que, em determinado momento, disse que queria ver a mãe dele pela última vez. Não teve como não se emocionar. Sem dúvidas, esta foi a ação mais gratificante que na qual já participei”, afirma o guarda Fantini.

A Defesa Civil também prestou atendimento. Ao todo, cerca de 25 profissionais de Artur Nogueira e região participaram da ação.

Às 20h45, depois de três horas e meia, a criança foi resgatada e encaminhada para a Unicamp, para fazer alguns exames, mas sem risco de morte. “Obtivemos êxito na operação. Nossa maior preocupação foi para evitar um possível desmoronamento e o total salvamento da criança”, afirma o tenente Vilas Boas.

Cerca de 300 pessoas acompanharam o resgate e aplaudiram quando a criança foi retirada do buraco.

Arte: Renan Bussulo 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.