02/04/2021

Cresce número de indicações da Câmara Municipal enviadas à Prefeitura de Artur Nogueira

Início da atual legislatura faz 13% a mais de indicações que o início da anterior

Da redação 

Com o objetivo de chamar a atenção para um problema da cidade ou sugerindo a criação de algo, o vereador pode mandar uma indicação ao Poder Executivo. Em Artur Nogueira, somente no ano de 2021, foram enviadas 443 indicações para a avaliação da atual gestão municipal.

É comum, no início de um mandato, que o vereador utilize com mais frequência a ferramenta da indicação. No entanto, se comparado ao início do mandato dos vereadores que compuseram o legislativo entre os anos de 2017 e 2020, houve um aumento de 13,8% na produção de indicação. No primeiro trimestre de 2017 foram 389 indicações, contras 443 no mesmo período de 2020.

Embora haja um aumento no número de indicações quando se compara o início das últimas duas legislaturas, ambas não vencem o primeiro trimestre de 2013. Na época, apenas no primeiro trimestre, 509 indicações foram produzidas na Câmara Municipal de Artur Nogueira.

O campeão das indicações

Na atual legislatura, Beto Baiano (Patriota) foi o que mais enviou indicações à Prefeitura, com 91, no total. Depois dele aparece o vereador Miltinho Turmeiro (Solidariedade), com 67.

O que é uma Indicação

Indicação é o instrumento que o vereador utiliza para fazer sugestões ao prefeito sobre medidas de interesse público que não são de competência do Poder Legislativo. Depois de aprovada, a Indicação é encaminhada ao Poder Executivo, mas a sua execução não é uma obrigação legal.

O que acontece com a Indicação que chega na Prefeitura

O Portal Nogueirense perguntou para a atual administração como é o tramite do recebimento das indicações. “Elas” são avaliadas pelo Gabinete, junto a chefe de Gabinete e ao prefeito. A prioridade é baseada por ordem de expedição dos vereadores. Após avaliação do Gabinete, caso a indicação seja relevante e viável, ela será encaminhada para as secretarias que respondem pelo assunto demandado”, informa a Prefeitura.

O Poder Executivo também destaca que vê com bons olhos essa ferramenta utilizada pelos vereadores, já que as indicações evidenciam as necessidades da população. “Como é de conhecimento público, formalizar indicações é um dos papéis e direitos dos edis. A Prefeitura de Artur Nogueira valoriza a importância destes documentos e procura administrar em conjunto com os representantes da Casa de Leis, já que estes também são representantes da população e defendem interesses públicos”, completa.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.