31/03/2016

Cratera em estrada de Artur Nogueira afeta moradores

Moradores relatam descaso e medo de acidentes.

Uma cratera localizada na Estrada Municipal ATN 020, trecho conhecido pelos moradores do local por Estrada dos Pinheiros, tomou conta de praticamente metade da via, que liga o Bairro Jardim Leonor à área rural. Alguns metros antes do local, uma outra cratera, um pouco menor, também causa riscos para quem utiliza a via. Segundo o depoimento de quem mora na região, um buraco se formou no final do ano passado e, em decorrência da erosão causada pelas chuvas deste ano, a terra que formava parte da estrada começou a ceder até se formar uma imensa cratera.

IMG_7076 - CopiaIMG_7114 - Copia

Uma placa de sinalização caída ao lado do local, juntamente com uma espécie de “cerca” que, a princípio, demarcava o perímetro da cratera, tentam timidamente proteger quem passa pela rua. A estrutura, feita de bambu, contem faixas de sinalização e, segundo Orlando Cardoso, de 59 anos, que mora em uma chácara próxima à estrada, foi construída pelos próprios moradores.

IMG_7101 - Copia

Para Cardoso, o maior perigo é para quem passa pela estrada em sentido a região urbana da cidade. “Se o motorista descer aqui e se perder, vai direto para a cratera. Não é sinalizado e à noite não tem como enxergar o buraco”, afirma.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a cratera é de conhecimento da administração e o trecho deve passar por processo de reforma a partir de segunda-feira, conforme consta no cronograma de obras.

A Estrada dos Pinheiros é uma importante ligação entre a região urbana do município e a área rural, que se encontra adiante do Bairro Jardim Leonor, local onde existem muitas chácaras. O asfalto termina quatro quadras após a Escola Municipal Professor Vereador Amaro Rodrigues e, logo depois, passa a apresentar diversos pontos de precariedade. Como se pode notar nas imagens, as laterais da via indicam forte ação das chuvas, deteriorando a rua até chegar no ponto das crateras.

IMG_7124 - CopiaIMG_7106 - Copia

Outra preocupação é o perigo de acidentes envolvendo ônibus escolares, que conduzem as crianças que moram nas áreas rurais a escolas do município. Nilson Marinho, de 44 anos, mora no bairro há três anos, e utiliza todos os dias a via que dá acesso à cidade. Sua maior preocupação, no entanto, é com os filhos que utilizam diariamente o transporte escolar. “O ônibus passa pelo trecho para buscar as crianças que moram nas chácaras. A gente imaginou que com o início das aulas, em fevereiro, a prefeitura iria arrumar, mas até agora não aconteceu”, afirma. “É um absurdo o descaso com essa região. Cada chuva que vem mais forte faz a cratera aumentar”, observa Marinho.

Os filhos de Maren Alessandra, de 33 anos, também utilizam o transporte escolar para ir à escola, porém, a condução que normalmente faria o trajeto a fim de trazer crianças da área rural, utiliza um outro caminho, que passa pela Rodovia dos Agricultores, evitando a cratera. “O ônibus tem que fazer um desvio enorme para evitar o local. Está cada vez pior, toda vez que chove aumenta muito. Foi colocado um cavalete para sinalizar mas agora não tem como ver nada, e os fazendeiros que precisam passar pela estrada não tem o que fazer”, comenta.

IMG_7108 - CopiaIMG_7079 - Copia

A prefeitura, via assessoria de imprensa, informa que as manilhas alojadas no local serão utilizadas na obra de reestruturação do trecho. Segundo declaração da assessoria, “as obras vão ser iniciadas na segunda-feira, e só não começaram ainda devido às frequentes chuvas que impossibilitaram o serviço”.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.