21/06/2022

Corporação Musical, de Artur Nogueira, celebra 98 anos com espetáculo “Pra Ver a Banda Passar”

Concerto gratuito acontece neste domingo (26), na Praça do Coreto

Foto: Prefeitura de Artur Nogueira

Da redação

“Tocando coisas de amor”, a Corporação Musical 24 de Junho convida a todos “Pra Ver a Banda Passar”. O espetáculo, que celebra os 98 anos de história da banda nogueirense, acontece no próximo domingo (26), a partir das 19h, na Praça do Coreto, no Centro. O evento é gratuito e conta com apoio da Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Cultura & Turismo.

A Corporação Musical promoverá desta vez a integração entre diferentes tribos, instrumentos e repertório. Com arranjos de época e regência do Maestro Ricardo Michelino, o repertório reunirá o melhor das Bandas de Coreto, além de músicas populares.

“O espetáculo ‘Pra ver a Banda Passar’ é resultado de extensa atividade desenvolvida pela Corporação Musical 24 de Junho juntamente com o Projeto Retreta. Além do fazer musical, a Corporação promove a inclusão sócio-comunitária. Tal ação tem aferido diferentes resultados, sendo estes todos positivos, o que comprova o intenso e excelente trabalho desempenhado por toda a equipe, alunos e familiares”, frisou Michelino.

A exemplo de espetáculos anteriores que transitaram pelas mais diversas áreas da música, “Pra ver a Banda Passar” objetiva não somente celebrar os 98 anos da Corporação Musical 24 de Junho, como também unir o público presente e conscientiza-lo sobre a importância do patrimônio histórico que representa a Banda Nogueirense.

O prefeito Lucas Sia parabeniza a Corporação e ressalta a importância da instituição para o município nogueirense. “É impossível ouvi-lá tocar e não se emocionar com tamanha perfeição. Estarei mais uma vez prestigiando nossa banda e apoiando essa fantástica iniciativa. Parabenizo a Corporação pelo excelente trabalho que vem desempenhando há 98 anos em nossa cidade”.

A CORPORAÇÃO

Em 1924, um grupo de músicos decidiu se juntar para trazer harmonia à pequena cidade de Artur Nogueira. Naquela época, o município nogueirense ainda não havia sido emancipado. Historiadores relatam que os ensaios ocorriam nos fundos do Bar Floresta e, mais tarde, se estenderam e ganharam os palcos luxuosos de teatros e programas de televisão. E é entre batuques e sinfonias que a Corporação Musical 24 de Junho completa, nesta sexta-feira (24), 98 anos de história.

A Corporação foi fundada por Daniel Cezário de Andrade, seu presidente até o ano de 1935 e que dá nome à sede da Corporação, em 24 de junho de 1924, sendo a mais antiga instituição da cidade de Artur Nogueira.

Sem fins lucrativos e com apoio da Prefeitura Municipal, sua missão é preservar o patrimônio histórico cultural e priorizar a divulgação da música mundial, além de manter a tradição do repertório de ouro das Bandas Musicais do Brasil.

Oportunizando à população a aprendizagem de música, a Corporação desenvolve programas e projetos junto a diversos segmentos da sociedade, de modo a tornar a música um método acessível e abrangente de propagação da cultura, enriquecimento intelectual e formação de ouvintes.

SERVIÇO

Corporação Musical 24 de Junho – “Pra ver a Banda Passar” 
Data: Domingo, 26 de junho
Horário: 19h
Local: Praça do Coreto – Artur Nogueira SP
Evento gratuito

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.