24/06/2011

Corporação Musical 24 de Junho comemora 87 anos

Hoje acontece apresentação do projeto Retreta

Riane Barbosa

A Corporação Musical 24 de Junho, de Artur Nogueira, comemorou 87 anos de existência, na sexta-feira (24). A instituição é um dos patrimônios culturais mais antigos da cidade, que sem fins lucrativos, busca descobrir novos talentos para preservação musical e cultural no município.

Para comemoração de aniversário, a Corporação realiza nesta semana o projeto Viva Banda. Existente há pelo menos cinco anos, o projeto busca popularizar a arte em suas diversas formas de expressão e faz programas destinados a toda população da cidade e região.

A comemoração começou na segunda-feira, 20, com oficinas de percussão, oferecidas pelo grupo musical Batecurssão, de Mogi Guaçu. O projeto seguiu durante a semana, cada dia com uma atividade diferente. A festa segue até domingo, 26.

Fundada em 24 de junho de 1924, a Corporação Musical é conhecida entre os nogueirenses como “A Banda”. A instituição foi fundada por Daniel Cezário de Andrade, criador do projeto e presidente até o ano de 1935.

De sua fundação até 1950, a Corporação ocupava salas e quartos improvisados, pois não possuía sede própria. Porém, neste mesmo ano, a construção da sede foi finalizada. No ano passado, 2010, a sede passou por uma reforma e teve suas aulas transferidas para o Centro Cultural. A inauguração do novo prédio aconteceu no mesmo ano.

Segundo a atual presidente da Corporação, Ieda Ribeiro, o trabalho realizado só é possível graças a união voluntária de diversas pessoas, como diretores, professores, pais e alunos. “O resultado de todo nosso trabalho é progressivo. A melhoria física da Corporação, foi uma grande conquista. Agora ampliamos cursos e oferecendo aulas nas escolas, com isso alcançamos bem mais pessoas e descobrimos novos talentos”, comenta Ieda.

Segundo o professor da Corporação, Benedito Carvalho, o ensino da música para todas as crianças da sociedade é um sonho realizado. “É gratificante ver a cidade tendo contato com a música, que é importante para que haja crescimento intelectual e também serve como ferramenta para solução de vários problemas sociais”, afirma Carvalho.

Atualmente, o trabalho realizado pela Corporação Musical 24 de Junho, também é realizado nas escolas e no Centro Cultural Tom Jobim. A instituição recebe apoio da Prefeitura Municipal, da Divisão Municipal de Cultura, da Secretaria de Educação e de algumas empresas privadas.

Confira as próximas programações de aniversário do projeto Viva Banda:

DOMINGO (26)
Retreta da Banda da Corporação Musical 24 de Junho – 19h30, na Praça do Coreto







Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.