19/02/2013

Corporação abre inscrições para aulas gratuitas de música

Projeto Retreta oferece aulas de musicalização para todas as idades

A Corporação Musical 24 de Junho abriu na última terça-feira (19) as inscrições para as aulas de música do Projeto Retreta. O curso é voltado para todas as idades, de crianças a idosos, desde que o aluno seja alfabetizado.

Os alunos terão aulas teóricas e práticas de musicalização. Será oferecida aprendizagem de instrumentos que compõe uma banda sinfônica, que são sopro e percussão, tais como flauta transversal, clarineta, saxofone, trompete, trombone, tuba, trompa sinfônica, bombardino, além dos instrumentos de percussão sinfônica.

O aluno também aprenderá a tocar instrumentos de cordas, tais como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. “O projeto é muito interessante, pois além de trabalhar a musicalização, também permite inserir os alunos dentro da sociedade de maneira dinâmica e responsável”, afirma o pai de um dos alunos do projeto, Edgar Matheus.

As aulas acontecerão durante os dias de semanas. O curso é totalmente gratuito. “Foi no Retreta que aprendi a gostar mais ainda de música. Os professores são excelentes e tudo é oferecido de graça. Recomendo a todos”, afirma a aluna Camila Roberta Avansini.

O curso tem previsão para começar na primeira semana de março, mas os ensaios já se iniciarão nesta semana.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas das 13h30 às 18h30 na própria sede da Corporação, localizada na Rua Dez de Abril, 760, no centro de Artur Nogueira. Caso o aluno seja menor de idade, ele deve estar acompanhado por responsável, com documentos pessoais e comprovante de residência. O telefone de contato é (19) 3827-2862.

Retreta

O Retreta é um projeto desenvolvido pela da Corporação Musical 24 de Junho, famosa ‘Banda’ de Artur Nogueira, coordenado pelo maestro Ricardo Michelino. Em mais de dois anos de fundação, o Retreta já atendeu mais de 700 alunos. O projeto incentiva o início e a prática da musicalização entre pessoas de todas as idades, tendo como prioridade alunos da Rede Municipal de Ensino. “Sempre quis aprender a ler as notas musicais, mas nunca tive a oportunidade. O Projeto Retreta permitiu a mim realizar esse sonho, por isso sou muito grato”, afirma o aluno Vanderlei Ferreira, de 43 anos de idade.

As oficinas são oferecidas gratuitamente através de parceria com a Prefeitura Municipal de Artur Nogueira. “Minha filha é apaixonada por música e adora frequentar as aulas na Corporação. Fico muito grata a todos os envolvidos neste maravilhoso projeto”, afirma a mãe de uma das alunas, Sonia Regina Trentin Souza.

Outra mãe que também é muito admiradora do projeto e também frequenta as oficinas é Juliana Barbosa de Menezes. Ela conta que o Retreta já faz parte da família dela. “Eu, ao lado dos meus filhos, tenho a oportunidade de aprender e treinar música. Isso, para mim, é motivo de muita satisfação e prazer. Espero que esse projeto nunca termine, pois ele transforma vidas”, afirma Juliana.

Corporação

Fundada em 24 de junho de 1924 por Daniel Cezário de Andrade, que presidiu a ‘Banda’ até 1935, a Corporação não possuía um espaço próprio no início, e as reuniões eram realizadas na Praça do Coreto, no centro da cidade.

Em 1950, a instituição ganhou o próprio espaço, onde foi reformado em 2010 e reinaugurado no mesmo ano. O trabalho realizado na Corporação só é possível com a união de voluntários, entre eles diretores, professores, alunos e pais. Atualmente, as atividades da Corporação são realizadas na própria instituição e conta com a ajuda da Prefeitura Municipal.

Projeto Retreta


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.