15/03/2024

Corpo da ex-vereadora Floripes Aparecida Chiste é velado na Câmara de Artur Nogueira

Ela tinha 85 anos e foi a primeira vereadora mulher de Artur Nogueira

Da redação

O corpo de Floripes Aparecida Chiste, de 85 anos, a primeira vereadora mulher de Artur Nogueira, está sendo velado no Plenário da Câmara de Vereadores, após seu falecimento nesta sexta-feira (15). Até o momento, a causa do falecimento não foi divulgada por meio de laudo.

O velório de Floripes seguirá até às 15h, e em seguida o corpo sairá em cortejo até o cemitério municipal, onde ocorrerá o sepultamento.

 

 

Trajetória

Floripes Chiste, nascida em 1939, deixou um legado indelével em Artur Nogueira, sua terra natal. Em 1988, ela quebrou barreiras ao se tornar a primeira vereadora mulher eleita na cidade, representando o PMDB com 260 votos. Sua jornada política começou de maneira inesperada para alguém com uma origem humilde e uma educação limitada, tendo frequentado a escola por apenas um ano e meio.

Foi casada com Osvaldo Chiste, com quem teve dois filhos. Antes de ingressar na política, ela desempenhou papéis importantes na secretaria da empresa do marido e como costureira.

Sua falta de escolaridade formal não a impediu de buscar conhecimento e se capacitar para ajudar sua comunidade, participando de um curso de enfermagem. A entrada na política foi motivada pela insistência do marido e do partido.

Durante seu mandato como vereadora, Floripes concentrou seus esforços em melhorar a saúde, educação e infraestrutura de Artur Nogueira. Seu trabalho incansável resultou em conquistas significativas, como a ampliação de escolas, a implementação da Guarda Municipal e contribuições fundamentais para a Lei Orgânica do Município.

Após seu período na Câmara Municipal, Floripes voltou a trabalhar com o marido até 2004, continuando a deixar sua marca na comunidade. Em seus últimos anos de vida, ela preferiu por uma vida tranquila no Bairrinho, onde permanece próxima das pessoas que ajudou ao longo de sua trajetória, deixando um legado inspirador para as gerações futuras. Floripes deixa duas filhas (Izabel e Ilze), três netos (Ariela, Marcela e Gustavo) e os genros José e Gilson.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.