03/07/2016

Coordenadora do Minha Casa Minha Vida fala sobre o programa em Artur Nogueira

Marli Milan conta alguns detalhes a respeito do processo e esclarece dúvidas sobre novas residências.

Da redação

Se existe um acontecimento que deixou sua marca nos últimos anos em Artur Nogueira, com certeza foi o programa Minha Casa Minha Vida, que enfim encerrou a primeira fase no município com a entrega das chaves das residências na última sexta-feita (01). O Portal Nogueirense realizou a cobertura completa do evento e de todas as etapas que seguiram até aqui, desde o primeiro cadastramento, realizado em 2013, até a entrega das chaves nos últimos dias.

Mesmo com todas as etapas da primeira fase tendo sido concluídas, diversas dúvidas permanecem nos moradores de Artur Nogueira, tenham sido eles contemplados ou não. Devido a importância do assunto, a entrevista desta semana não poderia ter outro tema. Durante a entrega das chaves das 640 residências, o Portal Nogueirense conversou com Marli Milan, coordenadora do programa Minha Casa Minha Vida no município. Em uma entrevista breve e objetiva, Marli esclarece algumas dúvidas frequentes de quem foi ou não contemplado pelo programa.

3-1467407598

Você já trabalhou em quantos programas do Minha Casa Minha Vida? Já participei do programa Minha Casa Minha Vida em nove municípios contando com Artur Nogueira.

Qual o maior desafio em implantar este programa habitacional nos municípios? Atender as regras do Programa para possibilitar a habitação aos Munícipes que se enquadram na faixa de renda de zero a R$ 1.600.

Analisando o histórico do programa Minha Casa Minha Vida em Artur Nogueira percebemos que, mesmo com todas as análises realizadas, muitos moradores ficaram descontentes com a lista final de beneficiados. O que você diria a estes moradores? Infelizmente a demanda de interessados foi maior que o número de unidades construídas nesta primeira etapa do programa. A Administração Municipal já está se empenhando em viabilizar mais habitação para a população de Artur Nogueira.

Em sua visão, qual foi o ponto que se destacou positivamente no programa em Artur Nogueira? A tipologia do empreendimento: casas térreas em loteamento aberto e todo trabalho prévio de atendimento às famílias inscritas pela Prefeitura Municipal.

E negativamente? A extensão no prazo de entrega do Empreendimento aos beneficiários finais.

1-1467407639

Artur Nogueira possui atualmente cerca de 50 mil habitantes. Qual impacto você prevê para o município com a entrega do empreendimento? A mobilidade/assentamento das 640 famílias no Residencial São João dos Pinheiros, procedentes de diferentes bairros do Município irá gerar movimento nos setores: imobiliário, comercial, educacional, saúde, mobilidade urbana, entre outros.

Qual o déficit habitacional de Artur Nogueira? Seria necessário medir após a entrega do Residencial São João dos Pinheiros considerando todas as faixas de renda. Em 2013 na ocasião do cadastramento habitacional e na faixa de renda de até seis salários mínimos agendaram 5.000 interessados, porém oficialmente se apresentaram para efetuar seu cadastro, próximo de 3.700 famílias.

A partir de quando os moradores poderão fazer alterações nas residências? A partir da entrega de chaves, o Residencial São João dos Pinheiros se consolida como um bairro igual aos demais do Município, sujeito a legislação e postura municipal; portanto o beneficiário deverá procurar a Secretaria Municipal de Planejamento conforme orientações nas reuniões preparatórias que ocorreram no mês de junho.

Existiu algum padrão para a pintura das casas? Os moradores poderão alterar a cor? Não existe padrão. Os moradores poderão alterar caso queiram e até porque a pintura deve ocorrer periodicamente para manter a conservação da casa.

Os contemplados podem alterar os cômodos das casas? Como por exemplo, derrubar ou construir uma parede? Poderá fazê-lo desde que siga a legislação e postura municipal e sempre com acompanhamento de um profissional da área que responda tecnicamente pela obra.

E os famosos puxadinhos? Podem ser construídos nas novas casas? Qualquer modificação e ou construção deverá ser submetida a Secretaria de Planejamento do Município, a legislação e postura municipal, ter o alvará construtivo e responsável técnico da área de construção.

2-1467407674

Os moradores poderão alugar ou vender as casas? Somente após o término do prazo contratual junto ao Agente Financeiro Caixa Econômica Federal.

Existe algum risco de um dos moradores perder o direito de permanecer na residência? Como por exemplo, a realização de algum procedimento na casa que não seja permitido ou até mesmo uma nova denúncia? Sim, desde que haja provas concretas do fato e encaminhadas ao agente Caixa.

Qual o balanço do Minha Casa Minha Vida em Artur Nogueira? O Programa Minha Casa Minha Vida possibilitou a 640 famílias o acesso a habitação e após a mudança no Residencial São João dos Pinheiros a execução do Trabalho Técnico Social junto as famílias pelo prazo de 12 meses aproximadamente com recursos do Ministério das Cidades com ações socioeducativas para estimular a organização comunitária, a conservação patrimonial e o acesso as políticas públicas.

O que você pode nos dizer sobre futuros projetos do Minha Casa Minha Vida em Artur Nogueira? São necessários para atender toda a demanda de famílias inscritas no Cadastro Municipal de Habitação de Artur Nogueira.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.