05/03/2015

Contas de Capelini de 2012 são reprovadas pela Câmara de Vereadores

Parecer aponta falhas na aplicação de recursos do Fundeb, ocultação de dívidas e ainda irregularidades no fundo de previdência municipal

A Câmara Municipal de Vereadores de Artur Nogueira reprovou por 11 votos a um as contas públicas do ex-prefeito Marcelo Capelini referentes ao ano de 2012. O Poder Legislativo seguiu a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que também deu parecer desfavorável às contas de Capelini.

A Comissão de Orçamento, Finanças, Contabilidade, Obras e Serviços Públicos formada pelos vereadores Zé da Elétrica (PRP), Zé Pedro Paes (PSD) e Deí da Escola (PV) foi responsável por avaliar o parecer. Apenas o vereador Nando (PT) votou contra a rejeição das contas de Capelini.

IMG_9340a1

Segundo parecer do TCE, entre os principais motivos para a reprovação das contas do ex-prefeito estão “a falta de aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), uma vez que os investimentos limitaram-se a 97,24% dos valores recebidos”. O Tribunal entende a infração como “falta grave em qualquer julgamento de contas, uma vez que decorrem de mandamento de lei que devem ser efetivamente cumpridos pelo administrador”, esclarece o parecer.

Ainda de acordo com o documento, o recolhimento parcial dos encargos devidos a previdência municipal e ocultação da dívida parcelada junto ao INSS são razões claras para a decisão. Outros pontos destacados no parecer como fatores que levaram a reprovação das contas são as alterações orçamentárias no montante de 56,96% através de decreto; déficit orçamentário de 18,64%; crescimento da dívida de curto e de longo prazo; e ainda o registro incorreto no balanço patrimonial em relação às pendências judiciais.

A redação do Portal Nogueirense tentou contato com Marcelo Capelini mas até o fechamento da reportagem o ex-prefeito não havia se pronunciado a respeito. O vereador Nando também foi procurado mas não respondeu aos telefonemas feitos por nossa produção.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.