27/08/2021

Conta de energia elétrica em Artur Nogueira ficará mais cara a partir desta sexta-feira

Reajuste anunciado pela Elektro foi aprovado pela Aneel; clientes residenciais terão um aumento médio de 11%

Da redação

As contas de energia elétrica dos moradores de Artur Nogueira vão ficar em média 11% mais caras a partir desta sexta-feira (27). Isso porque o reajuste anual da Elektro, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) passa a valer a partir de hoje.

As tarifas da empresa vão aumentar em média 11,49% para os 2,8 milhões de unidades consumidoras atendidas em 223 municípios do estado de São Paulo, incluindo Artur Nogueira e cinco do Mato Grosso do Sul.

O índice médio do reajuste tarifário anunciado pela Aneel foi de 11,49%. Para a baixa tensão, que inclui a maior parte dos clientes residenciais, o efeito médio será de 12,89%. A variação percebida pelos clientes atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, será de 8,84%.

“Contribuíram para um menor impacto do reajuste o uso antecipado dos créditos tributários referentes à exclusão do ICMS da base do PIS/Cofins, aceito pela distribuidora. Além disso, foram antecipados créditos da ultrapassagem de demanda e excedente reativo (UDER) que seriam revertidos aos consumidores somente a partir da próxima revisão tarifaria em 2023. A Neoenergia Elektro aceitou antecipar esses créditos com a finalidade de reduzir em 5,5 pontos percentuais o índice médio de reajuste percebido pelos consumidores considerando este momento de pandemia”, informou a concessionária por meio da Assessoria de Imprensa.

COMPOSIÇÃO TARIFÁRIA – Na composição da tarifa, a parte que compete à distribuidora apresenta o menor impacto. Do valor cobrado na fatura, 38% são destinados para pagar os custos com a compra e transmissão de energia. Os tributos (encargos setoriais e impostos) continuam tendo uma grande participação nos custos da tarifa de energia elétrica, representando 38% do total. A distribuidora fica 24% do valor pago pelos consumidores para cobrir os custos de operação, manutenção, administração do serviço e investimentos. Isso significa que, para uma conta de R$ 100,00, por exemplo, R$ 24,00  são destinados efetivamente à empresa para operar, manter e expandir todo o sistema elétrico nas 228 cidades atendidas pela Neoenergia Elektro.

Confira as principais dicas de economia:

Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência). Eletrodomésticos antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas. Pesquise os modelos e potências para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.

Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora

Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. O monitor pode ser desligado sempre que o usuário se ausentar do ambiente. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.