07/01/2011

Conselho Tutelar elege novos membros

Duas conselheiras e cinco suplentes foram eleitos e integrarão o conselho no próximo dia 12

Riane Barbosa

A eleição aconteceu quinta-feira, 06 de janeiro, no CRAEE (Centro de Referência em Atendimento Educacional Especial) de Artur Nogueira, elegendo sete novos integrantes para o Conselho Tutelar da cidade.

No total, 165 membros de entidades, conselhos, associações, escolas e comunidades votaram e elegeram dois conselheiros e cincos suplentes. Adriana Ap. Bertaglia Boer e Alice Gomes dos Santos foram escolhidas em votação para compor o Conselho junto com as eleitas no ano passado, Celina Ferreira Vallim de Castro, Elaine Dias Ferreira de Castro e Fabiana Ferreira de Carvalho.

Como suplentes foram eleitos Lorran Teresani, Luiz Augusto Rossi, Marcelo Reginaldo de Menezes, Maria Helena Benvenuto e Tamara Regina Garcia. Todos assumem no próximo dia 12.

Estavam presentes autoridades, como a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Adriana Sawinsky, o secretário de educação, Amarildo Boer, a promotora Mariana Fittipaldi, alguns representantes de entidades e três candidatos.

A eleição ocorreu por razão da desistência e incapacitação de alguns conselheiros eleitos em julho do ano passado. A partir de então, foi realizada uma prova seletiva para os novos candidatos, fazendo que treze fossem selecionados para votação.

O conselheiro tutelar recebe, estuda e encaminha casos envolvendo a violação de direitos infanto-juvenis. Os casos chegam por meio de denúncias, queixas, reclamações, reivindicações e solicitações de qualquer cidadão, da família, de profissionais da área e também da própria criança e adolescente. O conselheiro também pode assessorar o poder público na proposta orçamentária para a situação dos direitos infanto-juvenis e contribuir para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e as suas famílias.

Eleita com 72 votos, Alice Gomes dos Santos diz que a sua intenção é trabalhar em conjunto para conseguir a melhoria da educação e o bem-estar da criança e dos jovens. Adriana Ap. Bertaglia, eleita com 122 votos, concorda. “Como sou formada em pedagogia e atuo na área há vários anos, tenho uma noção de projetos que vão auxiliar e melhorar as condições da criança e do adolescente em nossa cidade”, diz Adriana.

Segundo o secretário de educação Amarildo Boer, esse cargo é de extrema responsabilidade para o atendimento de todas as crianças do município. “O Conselho Tutelar e a secretaria de educação andam em parceria para ajudar quem realmente precisa”, afirma Boer.

O conselheiro eleito assume o mandato por três anos. O salário de R$1.044 é pago pelo poder público.


Acima, as atuais conselheiras, Celina Ferreira Vallim de Castro e Elaine Dias Ferreira de Castro, junto com as conselheiras eleitas, Alice Gomes dos Santos e Adriana Ap. Bertaglia Boer. Abaixo, fotos da apuração dos votos, realizada no CRAEE.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.