Conheça a nogueirense que está ganhando o mundo
Skatista Jéssica Florêncio se destaca em campeonatos da América e Europa
Alex Bússulo
Se você fizer um ranking dos países que mais acreditam no potencial do skate pode ter certeza que o Brasil estará entre os primeiros da lista. Atrás apenas dos Estados Unidos, a nação verde e amarela vem mostrando a cada ano que não é apenas de futebol que os brasileiros gostam. Embora o esporte futebolístico ainda seja predominante, o Brasil já é considerado como o segundo maior mercado de skate do mundo.
Essa brincadeira sobre as quatro rodas movimenta todos os anos cerca de R$300 milhões e, segundo o Datafolha, o Brasil tem mais de 1300 pistas de skates espalhadas pelo país.
Outra pesquisa encomendada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), também realizada pelo grupo da Datafolha, mostra que o Brasil já possui o número expressivo de 4 milhões de skatistas. Apenas para se ter uma ideia do tamanho desse número, praticamente toda família brasileira tem pelo menos um skatista, se considerarmos parentes de vários graus.
E se você está pensando que esta modalidade esportiva é uma exclusividade dos homens está muito enganado. As mulheres correspondem a 10% do número total, um número que chega a aproximadamente 400 mil skatistas do sexo feminino.
Em Artur Nogueira a história se comprova. A nogueirense Jéssica Florêncio, de 19 anos, vem ganhando a cada dia destaque não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. No ano passado, a jovem viajou para os Estados Unidos e participou de um dos mais importantes campeonatos da modalidade, o Supergirl Jam, realizado na Califórnia.
Este ano, Jéssica colocou na cabeça que queria ir mais longe. E foi. Sua aventura começou em 13 de junho, dia em que chegou a Los Angeles, Califórnia (EUA), junto com as amigas, também skatistas profissionais, Letícia Bufoni e Eliana Sosco, além da fotógrafa e empresária, Ana Paula Negrão.
Logo na primeira semana, Jéssica participou de um evento comemorativo ao Dia do Skate, em San Diego, realizado na pista da Transword Skateboarding, uma empresa destinada a modalidade.
San Diego (EUA) – Comemoração do Dia do Skate na pista da TransWord Skateboarding
Jéssica descobriu sua paixão pelo skate há seis anos, após ter recebido um convite de um amigo para participar de uma oficina de skate. “Nunca tinha pensado em praticar o esporte, só me aventurava em jogos pelo computador”, confessa a nogueirense.
O primeiro campeonato que a skatista participou foi realizado aqui mesmo em Artur Nogueira, no Calçadão da XV. “Eu era a única mulher, mesmo assim fiquei em 2ª lugar. De lá para cá nunca mais parei, descobri para que vim ao mundo”, afirma.
A jovem descobriu seu talento e correu atrás de seu sonho. Depois de competir no município, Jéssica já seguiu para campeonatos de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, entre outros, sempre conseguindo estar no pódio.
Continuando sua jornada pelo mundo, a nogueirense embarcou no dia 28 de junho para a Europa, para participar dos campeonatos da World Cup Skateboarding, do Circuito Mundial de Skateboarding.
A primeira conquista veio de Roma, na Itália. Depois de participar do G-Shock Roma Word Cup 2011, a nogueirense ficou em 5° Lugar na classificação geral. Mas este foi só o começo. Logo em seguida, Jéssica seguiu para Londres, na Inglaterra, onde participou do Relentless Nass 2011, conquistando o 4º lugar.
Roma (Itália) – G-Shock Roma Word Cup 2011
Londres (Inglaterra) – Relentless Nass 2011
Jéssica fez toda a viagem sem o acompanhamento dos pais. Aliás, os pais da skatista, Juraci e Alessandra, são fundamentais na carreira da nogueirense. “Eles me apóiam muito. A alegria do meu pai é me ver nos campeonatos, não sei o que faria sem eles”, conta emocionada.
Mas a aventura da jovem não para por aí. Depois de participar do campeonato inglês, Jéssica seguiu para Praga, na República Tcheca, onde participou do campeonato Mystic Sk8 Cup 2011, conquistando o terceiro lugar.
Praga (República Tcheca) – Mystic Sk8 Cup 2011
Antes de voltar para a cidade ‘Berço da Amizade’, a nogueirense ainda participou e conquistou o 5º lugar do X-Games 2011, realizado na Califórnia (EUA).
Califórnia (EUA) – X-Games 2011
Califórnia (EUA) – X-Games 2011
Jéssica voltou para o Brasil no mês passado, no dia 7 de setembro, trazendo junto com sua bagagem várias medalhas e a confirmação de um sonho: saber que para vencer na vida tem que correr atrás.
A nogueirense afirma que, embora haja uma melhoria, o Brasil ainda precisa evoluir mais na questão social do esporte. “Infelizmente no Brasil o skatista ainda sofre preconceitos. Você sai na rua com o skate e é comparado com vagabundo e drogado. A discriminação é forte. Ainda mais porque sou mulher, enfrentar isso é mais difícil ainda”, desabafa a esportista.
Jéssica ainda afirma que nos Estados Unidos o incentivo ao skate é muito maior. “Lá não existe essa discriminação. É a mesma coisa do futebol para o Brasil. Lá as crianças ganham skate quando nascem, existe incentivo”, afirma.
Depois que a jovem chegou ao Brasil ela ainda participou de dois importantes campeonatos, conquistando o primeiro lugar em ambos. O primeiro foi o Circuito Maremoto, realizado em Lorena, nos dias 17 e 18 de setembro. E o outro, aconteceu no último domingo, 16 de outubro, na grande São Paulo, no campeonato Sampa Skate.
Agora, a nogueirense se prepara para mais uma aventura fora do país. No próximo mês, Jéssica participará do campeonato Sul-Americano, que acontece em Buenos Aires, na Argentina.
Atualmente, Jéssica Florêncio está em terceiro lugar no Ranking Mundial Street Feminino e promete conquistar muitos outros títulos. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira, Monstra Maçã, Stereo Skateboards, Emily Strange, Rockstar Bearings e Maxxi Energy Drink, certamente ainda ouviremos muito dessa jovem.
Fotos: Ana Paula Negrão
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.