26/08/2020

Conheça 5 cuidados para aumentar a vida útil do seu veículo

Confira algumas recomendações que o Centro Automotivo Estrela preparou para você

Informe publicitário

Cuidar bem do veículo é um dever de todo motorista, pois esse hábito é fundamental para aumentar a vida útil do automóvel. São muitas peças, sistemas e mecanismos que, se não receberem a devida atenção, podem causar uma grande dor de cabeça, além de afetar a segurança de seu carro. Os cuidados costumam ser tão simples que vale a pena investir um tempo para tomá-los. Acompanhe, 5 cuidados importantes para aumentar a vida útil do carro!

1- Faça corretamente as manutenções preventivas

Em uma manutenção preventiva, são verificados os principais mecanismos de um veículo, como o sistema de freios, de transmissão, arrefecimento e itens de segurança.

2- Dê atenção especial ao motor

Você já deve ter ouvido falar que o motor é o coração do carro, e isso é verdade. Dessa forma, é fundamental tomar os cuidados necessários para aumentar a vida útil e garantir seu bom funcionamento. Primeiramente, confira regularmente o nível do óleo. Ele garante a lubrificação adequada para o bom funcionamento do motor e protege seus componentes internos. Faça a troca quando o limite de quilometragem for atingido, geralmente, 5 mil ou 10 mil km, dependendo do óleo utilizado. O filtro de óleo também deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros.

Fique ligado também no sistema de arrefecimento. A água ajuda na refrigeração do motor quando ele atinge altas temperaturas. Portanto, verifique seu nível regularmente e certifique-se de que não há vazamentos. Utilizar aditivo de arrefecimento também é fundamental para aumentar a vida útil do carro.

3- Cuide dos pneus do seu carro

Apesar de ser impossível evitar o desgaste dos pneus, podemos tomar alguns cuidados para que eles durem mais. A calibragem, por exemplo, deve ser feita semanalmente para compensar a perda de pressão dos pneus. Em caso de dúvidas, consulte o manual do seu veículo para conferir a pressão que deve ser ajustada em cada situação. O alinhamento e o balanceamento dos pneus também devem ser verificados e ajustados periodicamente. Além de melhorar a estabilidade do veículo, eles garantem que os pneus não vão se desgastar precocemente.

4- Evite andar com o tanque na reserva

Essa prática, que é comum a muitos motoristas, deve ser evitada. O combustível da reserva é o que fica mais ao fundo do tanque, portanto, possui uma maior quantidade de impurezas. Essas partículas podem causar problemas aos bicos injetores de combustível e prejudicar o funcionamento do motor do seu carro. A bomba de combustível também pode ser prejudicada ao andar com o tanque na reserva. Ela fica dentro do tanque e o próprio combustível é responsável por resfriá-la. O baixo nível de combustível pode causar o seu superaquecimento.

5- Preste atenção aos avisos do painel

Muitos motoristas têm dúvidas sobre o significado dos diversos avisos presentes no painel do veículo. É importante conhecê-los, pois alguns deles informam sobre problemas que devem ser resolvidos o quanto antes para não comprometer o funcionamento do carro. Problemas com a injeção eletrônica, com a bateria e com os freios podem ser informados pelas luzes do painel do seu carro. Nesses casos, você deve procurar um profissional de confiança para ter um diagnóstico mais preciso. Muitas vezes, esses problemas são de simples solução, mas podem se agravar se forem ignorados.

Gostou das dicas? Caso você não sabia delas anteriormente e seu veiculo está com algum problema, entre em contato com o Centro Automotivo Estrela e agende o seu serviço!

Centro Automotivo Estrela está localizado na Rua 10 de Abril, 1032, no Centro de Artur Nogueira/SP. Seu horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h. Entre em contato pelo telefone (19) 3877-3313 e WhatsApp (19) 9 9247-9796. Confira as novidades e serviços também pelo Facebook.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.