10/12/2017

Confira os homenageados do Prêmio Nogueirenses do Ano 2017

Cerimônia premiou pessoas e entidades que fazem a diferença em Artur Nogueira

Da redação 

A 7ª edição do Prêmio Nogueirenses do Ano foi realizada na noite deste sábado (9) e homenageou pessoas, grupos e entidades que se destacaram em 2017. A cerimônia foi realizada no teatro ‘O Fingidor’, da Escola Monteiro Lobato, e teve transmissão ao vivo pela internet. Cerca de 300 convidados estavam presentes.

Principal cerimônia social de Artur Nogueira, o Prêmio Nogueirenses do Ano tem por objetivo enaltecer ações promovidas no município ou representadas em outras regiões, o prêmio tem alcançado êxito em todas as edições. Os homenageados foram definidos através de enquete popular e por uma comissão técnica de jornalistas, a qual usou “destaque” e “relevância” como critérios de avaliação ao longo do ano. Para tanto, a decisão foi feita com base em notícias publicadas no Portal Nogueirense, acessos registrados pelo Google Analytics e, também, mediante sugestão popular.

Para o jornalista Alex Bússulo, diretor do Portal Nogueirense e responsável pela premiação, o evento mostrou o que tem de melhor em Artur Nogueira. “Essa cerimônia ressalta os talentos e competências de nossa cidade. Valoriza e destaca aqueles que fazem a diferença. Tudo isso comprova como vivemos em uma cidade onde as pessoas e os projetos são realmente especiais”, declara.

Bússulo apresentou a cerimônia ao lado de Daniela Fernandes, editora do Portal Nogueirense. O jornalista Leonardo Saimon também fez participações especiais durante o evento. Ao todo, 24 categorias compuseram a premiação.

Confira todos os homenageados do Prêmio Nogueirenses do Ano 2017:

SEGURANÇA – Alexandre Hoio

À frente dos trabalhos da Polícia Militar em Artur Nogueira, Cosmópolis e Engenheiro Coelho, o homenageado desta noite é um homem que defende o combate ao crime com iniciativas educacionais. Ele esteve diretamente ligado à reabertura do Conseg e da implantação do Programa Vizinhança Solidária no município nogueirense. Além disso, inovou em 2017 ao criar um novo e reforçado esquema de segurança durante o Carnaval e a Campanha do Agasalho. Ele acredita que a Segurança é um direito e também um dever de todos.


INSPIRAÇÃO – Andrea Capatto

A pessoa homenageada nesta categoria é conhecida pelo sorriso, pela alegria e pela capacidade de motivar todos os que se aproximam dela. Em 2017, enfrentou os momentos mais difíceis de sua vida. Perdeu a mãe e o pai em um período de apenas 45 dias. Apesar da dor esmagadora que carregava – e ainda carrega – no peito, ela decidiu superar o luto fazendo o bem aos outros. Ela organizou uma inciativa na cidade que angariou fundos para o Hospital do Câncer de Barretos, deu uma palestra num evento sobre o câncer de mama e trabalha continuamente para melhorar a saúde dos nogueirenses.


CULTURA – Edésio Lopes

Ele assumiu a Secretaria de Cultura e tem desempenhado diversas iniciativas pela cidade, entre elas o oferecimento de oficinas gratuitas de balé, teatro, dança livre, capoeira e desenho. Essas oficinas beneficiam mais de 1600 nogueirenses. Ele também organizou o Carnartur, dando uma nova cara a folia de Artur Nogueira, contribuiu com a realização do Artur Nogueira Rodeo Festival e apoia, de uma forma fundamental, o Projeto Retreta da Corporação 24 de Junho.


LIDERANÇA – Ricardo Michelino

Desde 2001, o homenageado vem liderando, sem medir esforços, a importante Corporação 24 de Junho. Reflexo de sua dedicação e trabalho são os reconhecimentos e concertos diferenciados com artistas de renome. Este ano pode-se destacar a apresentação ao lado do saxofonista Derico e do cartunista Ziraldo, em Paulínia. Ele é um líder nato, que utiliza a educação e a cultura como ferramentas de transformação social. Até hoje mais 4 mil pessoas foram impactadas com a sua filosofia musical.


RESPONSABILIDADE SOCIAL – APAE Artur Nogueira

Diretor Geral Dr. Flávio Almeida / Coordenadora Pedagógica Claudia Souza / Assistente Social Andrea Leticia Fernandes

A categoria Responsabilidade Social vai homenagear, nesta noite, uma entidade que luta há 31 anos para melhorar a qualidade de vida de centenas de famílias nogueirenses. Com 170 alunos especiais matriculados e 30 funcionários que amam o que fazem, essa entidade não pode ter o trabalho medido apenas com base em números. A importância dela está muito além do que as planilhas podem contar. Em 2017, ela inovou para driblar as dificuldades financeiras e redobrou os esforços para atender os nogueirenses, realizando diversos eventos e feiras.


MEIO AMBIENTE – CONSAB

Dr. Fernando Fiori de Godoy – presidente do Consócio e prefeito de Holambra

Cinco municípios decidiram unir esforços em prol da causa ambiental: Conchal, Engenheiro Coelho, Cosmópolis, Santo Antônio de Posse e Artur Nogueira. Posteriormente, Mogi Mirim e Holambra se aliaram a causa. Hoje, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental reaproveita resíduos sólidos da construção civil para manutenção de vicinais dos municípios envolvidos e, por isso, gera benefício à população. Além disso, este consórcio é responsável por outros serviços de preservação ambiental que aliam tecnologia à educação ambiental.


VOLUNTARIADO – Carlos Caressato

Presidente da Rede de Proteção Animal e Ambiental (RPPA), o sociólogo, filósofo, pedagogo e especialista em gestão ambiental, há anos, é voluntário da defesa e cuidado dos direitos dos animais. Envolvido por amor e sem fins lucrativos, ele tem feito a diferença no município nogueirense desde 2001. Sua principal luta é contra o abandono e maus tratos de cães e gatos, além de incentivar o castramento e doação dos animais. Ele também defende que a lei seja rigorosamente aplicada àqueles que violam a legislação ambiental. Este nogueirense é um exemplo de voluntariado, que faz a diferença todos os dias.


MÚSICA – Juninho Sarpa

Representado pelo pai João Sarpa

Produtor musical desde a adolescência, ele já gravou e produziu vários cantores da região, toca nas bandas Ápice e Patuáh e, também, participou como arranjador da produção do DVD de Munhoz e Mariano. O menino, que cresceu cantando nas quermesses de Artur Nogueira, agora irá lançar um trabalho com o título “Bem-vindo à nossa família”, com a banda de reggae Patuáh, composta por 8 músicos formados. Ele é reconhecido em todo o estado pelos trabalhos que vem realizando, sendo destaque e referência musical.


REVELAÇÃO – Tayna Rocha

Em setembro, ela foi eleita Miss Teen, após duas semanas, a jovem de 16 anos, conquistou o título de Miss Teen São Paulo Universe 2017. Dona de uma carreira brilhante, segundo profissionais da beleza, ela foi a grande revelação deste ano e promete trazer muitos títulos à cidade. Agora, ela vai participar do Miss Brasil Teen em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Com pouca idade e grandes responsabilidades, ela já se destaca no estado pela beleza, desenvoltura e simpatia.


ATIVISMO – Darthini Lopes

Para o senso comum, o trabalho de uma esteticista costuma ser associado ao supérfluo, à mera vaidade. Para esta nogueirense, no entanto, o trabalho com a estética é uma forma não apenas de melhorar a aparência, mas de reconstruir o espírito de suas clientes. Engajada na luta contra o câncer, essa esteticista de Artur Nogueira oferece serviços gratuitos para vítimas da doença, reconstruindo a mama. Em 2017, ela organizou um evento de conscientização sobre o tema – iniciativa que teve grande repercussão na cidade.


SUPERAÇÃO – Rafael Souza

Todo esporte exige certa medida de superação, pois é um desafio contínuo aos limites do ser humano. No caso desse nogueirense, a dificuldade é ainda maior. Amputado da perna direita, ele é praticante de crossfit, musculação e handebol sobre cadeira de rodas. Além disso, em 2017, conquistou a medalha de ouro da sua categoria num campeonato estadual de crossfit. Um atleta que faz a diferença dentro e fora de Artur Nogueira e emocionou a cidade com sua história.


EMPREENDEDORISMO – Green Camp

Família Benvenuto

A categoria Empreendedorismo premiou um local muito frequentado pelos nogueirenses e visitantes de toda a região, principalmente aqueles que procuram um momento de lazer e tranquilidade. Com seis lagos de pesca voltados ao esporte e lojas com equipamentos próprios, o local em 2017 decidiu inovar com planejamento através de um nova e ampla pousada. O local ainda possui diversas piscinas, toboáguas e brinquedos. São diversos chalés que aumentam ainda mais o interesse dos turistas em Artur Nogueira.


INFANTIL – Stephanie Rodrigues

Essa nogueirense tem apenas 12 anos, mas já coleciona dezenas de prêmios. Corajosa, ela impressiona todo mundo montando em cavalos e correndo em torneios por todo o país. Como resultado de um treino intenso e grande dose de incentivo da família, ela ficou conhecida por ser a campeã da prova dos três tambores nos rodeios de Jaguariúna e Artur Nogueira em 2017.


BELEZA – Natalia Souza

Ela foi eleita Miss Artur Nogueira em 2015 e representou a cidade no Miss São Paulo 2016, ficando entre as 15 mais belas do concurso. Neste ano, essa nogueirense foi eleita rainha do Jaguariúna Rodeo Festival, considerado um dos maiores eventos do gênero do Brasil. Ela foi eleita após receber votos do público pela internet em uma disputa acirrada com outras candidatas.


INTERNET – Raphael Parros

Maior vendedor brasileiro do ano no Mercado Livre. Esse foi o título recebido pelo nogueirense que desde os 17 anos criou uma loja virtual na plataforma. Para começar a empreender, vendeu um produto usado que o pai tinha em sua loja de som e mecânica. Agora, após inúmeras negociações, a RP SOM faturou 7 milhões de reais em 2017.


ESPORTE – Renato Vischi

Representado pela mãe, Mayra Barbosa

Incentivado desde pequeno a praticar futebol, o homenageado desta categoria sempre se destacou nas escolinhas e clubes por onde passou. O início da carreira foi nas escolinhas de Futebol mantidas pela prefeitura de Artur Nogueira. Na sequência, jogou na base do União São João de Araras, Guarani, até se profissionalizar no Fluminense, do Rio de Janeiro. Já com empresário, nosso homenageado foi transferido em 2016 para o time italiano Vicenza Calcio, da série B. Meses depois, o jogador de futebol passou a fazer parte da elite do futebol da Itália, na série A, com a equipe do Spal. Vischi foi representado pela mãe, Mayra Barbosa.


SAÚDE – Pastoral da Criança

Coordenadoras Ivonete de Mattos / Teresinha Sato

Os objetivos desta organização filantrópica são diversos e passam por orientações e acompanhamentos humanitários. Em 2017, este grupo completou 20 anos de trabalho voluntário em Artur Nogueira. Entre os trabalhos desenvolvidos, destaca-se a promoção da Saúde. Atualmente, eles atendem mais de 400 gestantes e crianças de até seis anos, que recebe cuidados de uma equipe capacitada.


AGRONEGÓCIO – Sítio Cajuzeiros

Produtor rural Donizete Aparecido Leme

Um sítio em Artur Nogueira se destaca pela produção de caju e pitaia. A propriedade, localizada no Bairro São Bento, possui mais de 6 mil pés das frutas e consegue produzir por safra mais de 50 mil caixas dos produtos. Toda a safra é disponibilizada para as centrais de abastecimento de Campinas e São Paulo. A qualidade é tamanha que o nosso homenageado já ganhou diversos prêmios em primeira colocação.


CRIATIVIDADE – Edson Croife

Político, locutor de rádio, consultor imobiliário, escritor. São muitas as funções que nosso homenageado desempenhou (e ainda desempenha) ao longo do tempo. E, neste ano, ele usou toda a criatividade e lançou mais um livro. Intitulado “Nossos Micos e Outras Histórias II”, o autor traz ao público histórias divertidas. Esse é o segundo livro sobre “micos” que ele lança em menos de três anos.


EDUCAÇÃO – Colégio José Amaro Rodrigues

Vice-diretora: Graziela Paula Ferreira Mantovani / vice-diretora: Sulaine Marcia Marin, professora: Déa Maria Araújo, Coordenador Pedagógico: Edivaldo Aparecido da Silva

Um país só se desenvolve se investir e acreditar no poder da educação. Aqui em Artur Nogueira uma tradicional escola completou, em 2017, 50 anos de existência. Durante todas essas décadas, este colégio atendeu mais de 50 mil estudantes. Para comemorar as cinco décadas de história, a escola promoveu diversas atividades com os alunos e a comunidade. Também houve um grande estudo sobre a vida do patrono, o senhor José Amaro Rodrigues, que além de ter sido prefeito, valorizou muito a educação nogueirense.


EVENTO – Rancho Fontana

Empresários Rodrigo Fontana / Fabrício Caldana

Este local atrai milhares de pessoas em festas que já ficaram famosas em toda a região. Antigamente era um sítio familiar, agora o ambiente se tornou referência em grandes eventos de Artur Nogueira. Localizado na Estrada São Bento, há seis anos, este espaço mostra sua qualidade na produção de grandes festas, já tendo trazido nomes famosos de artistas e cantores.


INDÚSTRIA – Mairibel

Juraci Marques / Rodrigo Pinheiro / Evandro Andrade

É possível ser grande sem abrir mão dos princípios. É isso que a história dessa empresa nogueirense comprova. A marca criada pelo senhor Antônio Mezei começou pequena, quase de improviso, mas, com simplicidade e esmero, se tornou uma referência em qualidade no país, com mais de 135 produtos no catálogo. Investindo cada vez mais em políticas socioambientais e abrindo mão de fazer testes em animais, a empresa comemorou 20 anos de sucesso em 2017.


LITERATURA – Projeto ‘Como nasce um livro’

Diretora geral do Ensino Fundamental Inês Bombo / Supervisora de Ensino Sonia Maria Pelizari de Almeida

Desenvolvido por estudantes da rede municipal em parceria com a Editora Adonis, o lançamento de um livro chamou a atenção no município nogueirense. “Pequenos escritores hoje, grandes cidadãos amanhã” apresenta em suas 120 páginas o trabalho de alunos do 5º ano de nove escolas de Artur Nogueira. Os nove capítulos, que ganharam nomes de sentimentos e virtudes, dividem os 50 textos que compõem a obra. A produção do livro contou com o envolvimento de 629 alunos, professores, gestores e toda a equipe escolar.


VOTAÇÃO POPULAR – Davi Fernandes

Eleito com 515 votos, esse radialista completou seu primeiro ano de mandato se consolidando como um dos parlamentares mais ativos e contestadores da Câmara Municipal. Nesse período, ele denunciou descartes irregulares de lixo, ajudou a criar a Lei Antivandalismo da cidade, promoveu audiências públicas, trouxe verbas para o município e se manteve engajado nas redes sociais. A votação popular recebeu 2.485 votos. Ele teve a maior votação, com 695 votos (28%).


Assista a cerimônia na íntegra: 

 

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.