Confira a programação da Semana Santa em Artur Nogueira
Missas, batismos, procissões e encenações teatrais devem marcar a programação na cidade
Da redação
Nesta Quinta-feira Santa (18) tem continuidade a realização da programação da Semana Santa 2019 da Igreja Católica, em Artur Nogueira. Missas, batismos, procissões, encenações teatrais, entre outros eventos, estão previstos para ocorrerem na Igreja Matriz e nas comunidades do município. Um dos momentos mais aguardados pela comunidade católica na cidade é a encenação do Teatro da Paixão de Cristo, que sempre mobiliza dezenas de pessoas e atrai um grande público.
A programação da Semana Santa continua a ser promovida com o Tríduo Pascal, a Ceia do Senhor e a Cerimônia do Lava Pés. Confira os horários e locais das cerimônias:
- 9 horas – Missa do Crisma (Santos Óleos) na Catedral de Limeira (SP).
- 20 horas – Matriz Nossa Senhora das Dores
- 20 horas – Comunidade Santa Terezinha (Jd. Blumenau)
- 20 horas – Comunidade São Sebastião (Pq. Itamaraty)
- 20 horas – Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora (Jd. Laranjeiras)
- 20 horas – Comunidade São Vicente (Jd. São Vicente)
Na Sexta-feira Santa (19), ocorre o Dia de Jejum (dos 18 aos 60 anos) e Abstinência de Carne (a partir dos 14 anos). Pela manhã acontecem os momentos vigília que se estendem até ao meio dia. Ainda na Sexta-feira Santa (19), acontece a Celebração da Paixão do Senhor e Liturgia da Adoração da Cruz, simultaneamente:
- 15 horas – Matriz Nossa Senhora das Dores
- 15 horas – Comunidade Santa Terezinha (Jd. Blumenau)
- 15 horas – Comunidade São Sebastião (Pq. Itamaraty)
- 15 horas – Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora (Jd. Laranjeiras)
- 15 horas – Comunidade São Vicente (Jd. São Vicente)
- 19 horas – Teatro da Procissão do Senhor Morto (Matriz Nossa Senhora das Dores)
A encenação do Teatro da Paixão de Cristo, que será realizado na Matriz Nossa Senhora das Dores, a partir das 19 horas, deve atrair um público estimado em 800 espectadores. Anualmente, são aproximadamente 70 pessoas que contribuem com a encenação, desde atuação, figuração, confecção das roupas e produção em geral.
O milagre de Jesus com a multiplicação dos pães, a Santa Ceia com os discípulos, a passagem onde Jesus foi traído por Judas, além da pregação e morte de Cristo na Cruz, são algumas das passagens a serem encenadas durante o evento. A encenação ocorre gratuitamente e aberta ao público.
- Sexta-feira Santa (19) / Horas Santas
Matriz Nossa Senhora das Dores
(quinta-feira, após a Missa: grupos de oração)
- 7 horas – Apostolado da Oração, Movimento da Mãe Rainha e Pastoral Idosa
- 8 horas – Encontro de Casais com Cristo, Liturgia, Dízimos
- 9 horas – Catequese, Coroinhas, Jovens
- 1 horas – Pastoral Familiar, Batismo, Exéquias, Terço dos Homens
- 11 horas – Ministros, Pascom, Oficinas de Oração e Vida, Saúde
Comunidade Santa Terezinha (Jd. Blumenau)
- 8 horas – Pastoral da Criança
- 9 horas – Catequese das Crianças
Comunidade São Vicente (Jd. São Vicente)
- 8 horas – Ministros e Leitores
- 9 horas – Catequese com as Crianças
- 10 horas – Grupo de Oração
Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora (Jd. Laranjeiras)
(quinta-feira, após a Missa, haverá 1ª Hora Santa)
- 8 horas – Meditação da Campanha da Fraternidade
- 9 horas – Teatro de Fantoches (condenação e morte de Jesus) para crianças
- 10 horas – Encenação dos últimos momentos da vida de Jesus para jovens
- 11 horas – Uma hora de silêncio para contemplação das maravilhas do Senhor
Comunidade São Sebastião (Pq. Itamaraty)
- 7 horas – Pastoral do Dízimo e Ministros
- 8 horas – Pastoral da Acolhida e Grupos de Rua
- 9 horas – Leitores
- 10 horas – Catequese Infantil
- 11 horas – Grupos de Jovens (JUSSEC) e Grupo de Oração
No Sábado Santo (20), continua a programação com realização de liturgias na Matriz Nossa Senhora das Dores e em diversas comunidades do município:
Benção do Fogo Novo e Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística
- 20 horas – Matriz Nossa senhora das Dores (Batismo e 1ª Eucaristia de Adultos)
- 20 horas – Comunidade Santa Terezinha (Jd. Blumenau)
- 20 horas – Comunidade São Sebastião (Pq. Itamaraty)
- 20 horas – Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora (Jd. Laranjeiras)
- 20 horas – Comunidade São Vicente (Jd. São Vicente)
No Domingo de Páscoa (21), acontece a Procissão da Ressurreição, saindo de diferentes locais da cidade e em diferentes horários (informar-se em sua comunidade).
- 7 horas – Missa da Páscoa na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores com todas as comunidades. Após a Missa, café pascal comunitário no Salão Paroquial.
A Igreja Católica informa que, na Sexta-feira Santa (19), serão vendidas velas para a Procissão Luminosa ao preço de R$ 1, na Igreja Matriz. No Sábado Santo (20), a Igreja Matriz estará fechada para ser preparada para a Vigília Pascal. Nesta data, não se celebra nenhum sacramento, devido à memória de Cristo no sepulcro. O dia é dedicado a orações e à contemplação da morte de Jesus.
……………………………………
Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.